Autor Tópico: Cadena SER sofre ciberataque de "ransomware"!  (Lida 2024 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Cadena SER sofre ciberataque de "ransomware"!
« em: Novembro 09, 2019, 11:22:49 pm »
Quando uma rádio é afectada por um ciberataque e é obrigada a recorrer à improvisação, há coisas que fazem lembrar a rádio dos anos 80 e 90. Foi o que aconteceu há dias na famigerada Cadena SER espanhola.
 https://www.elconfidencial.com/tecnologia/2019-11-09/hackeo-ser-ramsomware-forma-de-trabajar-emision_2317743/

Enviado do meu Hisense T5 Plus através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: Cadena SER sofre ciberataque de "ransomware"!
« Responder #1 em: Novembro 09, 2019, 11:55:49 pm »
Quando uma rádio é afectada por um ciberataque e é obrigada a recorrer à improvisação, há coisas que fazem lembrar a rádio dos anos 80 e 90. Foi o que aconteceu há dias na famigerada Cadena SER espanhola.
 https://www.elconfidencial.com/tecnologia/2019-11-09/hackeo-ser-ramsomware-forma-de-trabajar-emision_2317743/

Estou neste momento a escutar a Cadena Ser e o repórter que está em directo de Sevilha, está a falar através de uma linha RDIS.
Ainda não escutei nenhuma trilha ou jingle e a qualidade de som no estúdio não é a melhor.

Apesar disto ser grave, estou a achar deliciosa a forma como eles estão a dar a volta a este ataque cibernético.

PS: Estão a passar um aviso a dizer que as emissões locais estão com algumas dificuldades graças a esse ataque.
« Última modificação: Novembro 09, 2019, 11:58:53 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2 em: Novembro 10, 2019, 12:03:06 am »

Na Ser Extremadura, o noticiário da 1h00 entrou com o devido sinal horário e jingle de notícias.
Não sei se costumam usar trilhas durante o noticiário, mas, tanto a voz do jornalista, como as peças, estão a sair normalmente.

PS: Após o noticiário, ouve-se um silêncio sepulcral na Ser Extremadura.
Provavelmente o noticiário foi emitido de Madrid, pois a Cadena Ser lá continua a emitir ininterruptamente.
« Última modificação: Novembro 10, 2019, 12:06:53 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3 em: Novembro 10, 2019, 12:40:18 am »
A emissão nas locais/regionais voltou.
Pelo menos, na Ser de Sierra Suroeste (Fregenal de la Sierra) está a dar um programa de história e na Rádio Extremadura está em simultâneo com Madrid.
« Última modificação: Novembro 10, 2019, 12:49:15 am por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

guest219

• Visitante
« Responder #4 em: Novembro 10, 2019, 08:13:34 am »

Comunicado da Cadena SER
https://cadenaser.com/ser/2019/11/04/sociedad/1572862102_968725.html

ouvinte

• Hero Member
« Responder #5 em: Novembro 10, 2019, 10:57:28 am »
O mesmo já aconteceu em Portugal e no decorrer deste ano de 2019.
Há até mesmo uma rádio que perdeu tudo... (o disco que fazia backup estava ligado na mesma rede e, por isso, acabou também ele encriptado)

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #6 em: Novembro 10, 2019, 11:03:36 am »
O mesmo já aconteceu em Portugal e no decorrer deste ano de 2019.
Há até mesmo uma rádio que perdeu tudo... (o disco que fazia backup estava ligado na mesma rede e, por isso, acabou também ele encriptado)

Quais estações/grupos foram afectados?
Se aconteceu, passou bastante despercebido.

Agostinho da Silva

ouvinte

• Hero Member
« Responder #7 em: Novembro 10, 2019, 12:03:17 pm »
Não vou estar aqui a identificar as rádios uma vez que as mesmas nunca admitiram publicamente terem sido alvo desses ataques.

Sei de duas, uma na Madeira (que perdeu tudo ) e outra no Minho.
Esse até foi um dos assuntos abordados numa conferência sobre rádio, no passado fim de semana nos Açores.
Acho que deve estar na net, pelo menos estavam a fazer live para o Facebook