Autor Tópico: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique  (Lida 7829 vezes)

Gervasio

• Jr. Member
  • **
Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique
« em: Agosto 19, 2019, 07:50:34 pm »
A Rádio Foia é talvez a melhor rádio de cariz popular do sul do país. Pelo menos considerando a playlist. Para nem falar do emissor, que se ouve de Portimão a Alcácer do Sal.
« Última modificação: Dezembro 21, 2021, 10:57:08 pm por AG »

sintonia

• Sr. Member
Re: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2024, 12:22:24 am »
A Rádio Fóia é talvez a melhor rádio de cariz popular do sul do paí­s. Pelo menos considerando a playlist. Para nem falar do emissor, que se ouve de Portimão a Alcácer do Sal.

Estou totalmente de acordo! Na região Sul de Portugal, a Rádio Fóia é a "rádio rainha" ;D
Só é pena que não tenha licença e meios para emitir numa potência superior de modo a chegar (ainda) mais longe!

No caso do Algarve, eu também colocaria a Rádio Lagoa no ranking das melhores de cariz popular.
Eu diria mesmo que a Rádio Lagoa é uma espécie de "boa irmã" da Rádio Fóia.

SamM

• Hero Member
« Responder #2 em: Abril 04, 2024, 10:45:31 am »
A Rádio Fóia caminha para a sua inutilidade se continuar a contribuir para o fim do único "serviço publico" organizado em prol do futebol algarvio...

https://www.sulinformacao.pt/2024/04/afinal-relatos-do-futebol-distrital-na-foia-deverao-continuar/

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3 em: Abril 04, 2024, 03:36:42 pm »
A Rádio Fóia caminha para a sua inutilidade se continuar a contribuir para o fim do único "serviço publico" organizado em prol do futebol algarvio...

https://www.sulinformacao.pt/2024/04/afinal-relatos-do-futebol-distrital-na-foia-deverao-continuar/
SamM, obrigado pela partilha, pois ainda não tinha lido a notícia, nem me tinha chegado sequer.
Tenho medo para onde possa caminhar esta Fóia.
Nos últimos anos, tem existido cortes inenarráveis em todos os setores da rádio.
Para não falar, que é público, através do portal de transparência da ERC, as dificuldades financeiras que a rádio atravessa.
Espero que exista um consenso entre a direção da rádio e a direção do departamento de desporto.
Faço parte do departamento do desporto, mas quero o bem comum entre todos.
Quero que haja uma solução, e quero fazer parte dela.
Que a Associação de Futebol do Algarve continue a mediar esta situação o tempo que tiver de ser.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #4 em: Abril 05, 2024, 02:39:19 am »

SamM, obrigado pela partilha, pois ainda não tinha lido a notícia, nem me tinha chegado sequer.
Nos últimos anos, tem existido cortes inenarráveis em todos os setores da rádio.
Para não falar, que é público, através do portal de transparência da ERC, as dificuldades financeiras que a rádio atravessa.
Espero que exista um consenso entre a direção da rádio e a direção do departamento de desporto.
Que a Associação de Futebol do Algarve continue a mediar esta situação o tempo que tiver de ser.

Vou analisar esta notícia meramente do ponto de vista do que deve ser a gestão de uma empresa: demonstra amadorismo. Autonomia do departamento, cede a publicidade, depois recebem...enfim, uma confusão. Não se compreende porque não está tudo centralizado na rádio, e isto demonstra o quanto as nossas locais estão em franca crise, também porque lhes falta gestão profissional, muito provavelmente mais do que audiências.
Nélson, se porventura a Lei da Rádio que vier a sair da próxima Assembleia da República vier a permitir um aumento do número de rádios em associação, não tenho grandes dúvidas que a Fóia será das primeiras "a ir ao ar". Quanto melhor é um emissor, mas apetecível ele fica, e mais dinheiro vale.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

SamM

• Hero Member
« Responder #5 em: Abril 05, 2024, 02:44:41 pm »

Vou analisar esta notícia meramente do ponto de vista do que deve ser a gestão de uma empresa: demonstra amadorismo. Autonomia do departamento, cede a publicidade, depois recebem...enfim, uma confusão. Não se compreende porque não está tudo centralizado na rádio, e isto demonstra o quanto as nossas locais estão em franca crise, também porque lhes falta gestão profissional, muito provavelmente mais do que audiências.
Nélson, se porventura a Lei da Rádio que vier a sair da próxima Assembleia da República vier a permitir um aumento do número de rádios em associação, não tenho grandes dúvidas que a Fóia será das primeiras "a ir ao ar". Quanto melhor é um emissor, mas apetecível ele fica, e mais dinheiro vale.

As rádios estão como as empresas... Nascem com um ou vários empreendedores/carolas e depois quando essa geração "desaparece" ficam entregues a pessoas sem o mesmo sentido de sacrificio e responsabilidade para salvaguardar os "servicos minimos" e a visao inicial da organização. Do que percebo como ouvinte, a secção de desporto só existe por mera carolice e se fosse pela direção da rádio nem sequer havia desporto em antena.

Mas como a faturação dos serviços publicitários é feita rádio, a secção de desporto fica refém da gestão que esta faz dos pagamentos recebidos. E verdade seja dita, no Algarve, que eu conheça, só a Alvor Fm faz emissão desportiva regular, sem ser a Fóia.

No que dizes sobre a valiosidade do emissor, só prova que esta rádio está em autogestão e nem sequer se faz promover para angariar novos Clientes, com a amplitude geográfica que tem. Como algarvio, o que menos queria era que fosse entregue a um grupo de Lisboa ou Porto, porque isso não nos tráz qualquer mais valia... Ainda seria pior do que o existente.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #6 em: Abril 05, 2024, 03:15:02 pm »
A Fóia ter o emissor principal na Fóia é um garante de sobrevivência da estação...

Mas, e permitam-me o desabafo neste tópico, por que razão não é permitido, por exemplo, à Barca FM colocar o emissor na Serra Amarela, ou às rádios de Aveiro instalar emissores na Freita ou em encostas oeste do Caramulo? Ou as locais de Coimbra na Lousã? Não é concelho de Aveiro nem de Coimbra, dizem-me, mas a Nova e a Festival também estão fora do concelho do Porto...

pdnf

• Hero Member
« Responder #7 em: Abril 05, 2024, 03:26:39 pm »
A Fóia ter o emissor principal na Fóia é um garante de sobrevivência da estação...

Mas, e permitam-me o desabafo neste tópico, por que razão não é permitido, por exemplo, à Barca FM colocar o emissor na Serra Amarela, ou às rádios de Aveiro instalar emissores na Freita ou em encostas oeste do Caramulo? Ou as locais de Coimbra na Lousã? Não é concelho de Aveiro nem de Coimbra, dizem-me, mas a Nova e a Festival também estão fora do concelho do Porto...

Porque o Monte da Virgem é uma elevação q.b. se compararmos com qualquer uma das outras. A Cidade FM é um bom exemplo, tem o emissor de Vale de Cambra na Freita e faz sofrer e muito a Renascença no Sameiro, que tem 20x mais potência autorizada (potência a mais, quando há um emissor no Muro, mas isso são contas de outro Rosário). A Regional de Arouca que está desimpedida faz o brilharete que faz pela elevação que tem, mas beneficia de estar muito limpa. Ainda assim, há zonas aqui por Gaia onde se nota que a potência reduzida é um entrave a melhor estabilidade do sinal. As de Aveiro já ficam um tanto ou nada distantes da Freita para lá estarem, pelo atual critério.
A Barca, honestamente, pensava que estava junto aos das nacionais. As de Coimbra na Lousã iam matar a Rádio Observador de Vila do Conde, a M80 Porto e até, talvez, a Antena 3 na Gravia.

Dito isto, claro que o critério é estúpido.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #8 em: Abril 05, 2024, 10:18:42 pm »
A Barca está em Castelo de Nóbrega, uns 500 metros abaixo das nacionais. E mesmo assim entra quase limpa no Porto. Digo quase porque temos a Paivense. Sem essa, seria pacífico.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #9 em: Abril 06, 2024, 01:09:18 am »
A Barca está em Castelo de Nóbrega, uns 500 metros abaixo das nacionais. E mesmo assim entra quase limpa no Porto. Digo quase porque temos a Paivense. Sem essa, seria pacífico.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Certíssimo, mesmo com um emissor mediocre, faz estragos na Barca, na zona de Paranhos. Acho até curioso que entre o Hospital e a Areosa, onde não é prrciso subir muitos andares para ver o topo da Serra Amarela em dias limpos, a Paivense esmaga mesmo a Barca, até dentro de edifícios. A ROL do concelho vizinho acaba por ter muito melhor sinal.
Entretanto, lembrei-me que há uma Radio 3 na mesma frequência. Como é uma nacional, talvez por isso a Barca não possa estar no Muro.
Rádio é:

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #10 em: Abril 06, 2024, 09:40:00 pm »

As rádios estão como as empresas... Nascem com um ou vários empreendedores/carolas e depois quando essa geração "desaparece" ficam entregues a pessoas sem o mesmo sentido de sacrificio e responsabilidade para salvaguardar os "servicos minimos" e a visao inicial da organização. Do que percebo como ouvinte, a secção de desporto só existe por mera carolice e se fosse pela direção da rádio nem sequer havia desporto em antena.

Mas como a faturação dos serviços publicitários é feita rádio, a secção de desporto fica refém da gestão que esta faz dos pagamentos recebidos. E verdade seja dita, no Algarve, que eu conheça, só a Alvor Fm faz emissão desportiva regular, sem ser a Fóia.

No que dizes sobre a valiosidade do emissor, só prova que esta rádio está em autogestão e nem sequer se faz promover para angariar novos Clientes, com a amplitude geográfica que tem. Como algarvio, o que menos queria era que fosse entregue a um grupo de Lisboa ou Porto, porque isso não nos tráz qualquer mais valia... Ainda seria pior do que o existente.
Confirmo que só a Alvor e a Fóia é que fazem emissões desportivas regulares na região.
Estou a cozinhar algo para a próxima época, para termos outra rádio a fazer desporto no Algarve, mas ainda não é certo que arranque.
Vamos ver...
Vamos ver...

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #11 em: Julho 04, 2024, 01:27:06 pm »
Chega ao fim mais uma rádio local a Rádio Fóia (Monchique) passa Mega Hits Algarve do grupo Renascença. Já foi feita a alteração da tipologia de generalista a temática musical. A voz mais alta de Sul de Portugal termina assim para mais uma rádio nacional.

Deliberação da ERC: https://www.erc.pt/document.php?id=NzJmZDI0MzQtZGRlZS00YTZmLTk2MzItOGM3ZDlkYmYwZDEw
« Última modificação: Julho 04, 2024, 01:28:59 pm por brodcastfm »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #12 em: Julho 04, 2024, 01:54:13 pm »
Notícia surpreendente.

A acabar uma rádio local com audiência, o que é de lamentar, era preferível para o auditório algarvio ter um outro tipo de projecto radiofónico, mas é o que é.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #13 em: Julho 04, 2024, 01:55:44 pm »
Mais uma que se vai e nem a ampla cobertura geográfica a safou... ou melhor, foi isso que no fundo acabou com ela.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #14 em: Julho 04, 2024, 02:06:30 pm »
Chega ao fim mais uma rádio local a Rádio Fóia (Monchique) passa Mega Hits Algarve do grupo Renascença. Já foi feita a alteração da tipologia de generalista a temática musical. A voz mais alta de Sul de Portugal termina assim para mais uma rádio nacional.

Deliberação da ERC: https://www.erc.pt/document.php?id=NzJmZDI0MzQtZGRlZS00YTZmLTk2MzItOGM3ZDlkYmYwZDEw

Escolha curiosa, não quiseram ir concorrer com a área de cobertura da Cidade e preferiram o Barlavento. Mas é de lamentar mesmo a perda de uma local e em particular, de uma das poucas cooperativas de rádio que ainda resistia. A Rádio Fóia era genuinamente algarvia e agora vai ser substituída por gente em Lisboa. Os horários de emissão dos 3 noticiários obrigatórios são bastante absurdos, mas enfim.

Como é que esta foi e não a TotalFM é algo que nunca perceberei.