Autor Tópico: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique  (Lida 8210 vezes)

Danl

• Hero Member
Re: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique
« Responder #45 em: Julho 05, 2024, 11:31:46 am »
Só digo: se houver mãozinha da Renascença para afinar aquele emissor na Fóia, a Bauer que se ponha a pau com a Cidade FM Alentejo e, sobretudo, a Vida FM que não facilite. 500 W bem optimizados no alto da Fóia são uma bela "máquina" de "esmagar" estações na mesma frequência e nas frequências adjacentes.

Luís, desculpe o off-topic apenas para me esclarecer uma pequena dúvida. A Cidade FM Alentejo 97.2 emitiu sempre com 500 W? Pergunto-lhe isto, porque há cerca de 20 anos o emissor deixava sinal razoável em Castelo Branco, desaparecendo progressivamente uns quilómetros para norte após a passagem por Alcains. Costumava sintonizá-la quando ia visitar os meus avós que residiam na Beira Baixa. Julgo que a partir de 2010 nem sequer consigo sinal dela em Vila Velha de Ródão. Obrigado desde já.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #46 em: Julho 05, 2024, 11:35:50 am »
Não sei se a Cidade Alentejo vai se aguentar em breve saberemos.... E ao que parece já existe  mexidas na emissão. Penso que a emissão da Fóia está em baixo ou está com uma baixa potência (potência autorizada é 500 Watts). Alguém pode confirmar?
Continua a emitir, mas com uma potência mais reduzida
Sim, confirma-se que está com uma potência muito reduzida. Hoje apanhei mas no ponto alto, conforme desci, desapareceu o sinal da emissão. A Rádio Fóia a dar as últimas

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #47 em: Julho 05, 2024, 11:38:04 am »
A Cidade FM Alentejo pode estar com os dias contatos... Vamos ver!
Diz isso com base em que fundamento?
Não posso adiantar nada, vamos ter mesmo que aguardar.

Seja uma perda por não renovação de alvará, seja uma mudança de projeto (afastada em resposta anterior)... coisa boa não pode ser nunca, era a única rádio mais jovem no Alentejo.

Não sei que diria se este move da R/Com viesse acompanhado do término da CidadeFM.

Seria sempre esmagador.

Só seria esmagador se o alvará da Cidade FM Alentejo não fosse renovado. Porque, em condições normais de propagação, os 97,2 MHz dominam na região de Évora, salvo nalguns pontos onde a ainda Rádio Fóia, se tivesse o emissor devidamente optimizado, far-se-ia ouvir. As duas estações não "jogam" exactamente no mesmo "campeonato", a nível geográfico: Fóia serve bem o litoral alentejano e o Barlavento algarvio, enquanto que os 97,2 MHz fazem-se ouvir bem no interior do Alentejo.
« Última modificação: Julho 05, 2024, 11:39:35 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #48 em: Julho 05, 2024, 12:41:00 pm »
Fiquei agora a saber pela própria, que a locutora Fátima Peres (uma das principais referências atuais da casa), que pertence aos quadros da Rádio Fóia, só ontem ficou a saber da notícia.
Eu nem tenho palavras para qualificar isto.
Que o pessoal do desporto não soubesse, eu ainda compreenderia.
Mas pessoal que está nos quadros, e que precisa de orientar a sua vida?
Muito mal a direção da rádio...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #49 em: Julho 05, 2024, 02:02:18 pm »
Fiquei agora a saber pela própria, que a locutora Fátima Peres (uma das principais referências atuais da casa), que pertence aos quadros da Rádio Fóia, só ontem ficou a saber da notícia.
Eu nem tenho palavras para qualificar isto.
Que o pessoal do desporto não soubesse, eu ainda compreenderia.
Mas pessoal que está nos quadros, e que precisa de orientar a sua vida?
Muito mal a direção da rádio...

Muito mau, mesmo. Uma atitude pouco decente por parte da direcção da rádio. Os trabalhadores da estação deveriam ter sido os primeiros a serem informados.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #50 em: Julho 05, 2024, 04:27:44 pm »
Fiquei a saber agora, que o último programa "Quero Ouvir" (o programa de discos pedidos da Rádio Fóia) vai para o ar no dia 16 de julho (terça-feira).
A transição não deverá demorar (ou seja, estará para breve).
Entretanto falei com um dos técnicos do grupo R/COM, que em breve me dirá quando é a transição.
Escusado será dizer, que irei gravar em FM para publicar aqui (desconfio que o online nessa altura também estará ligado)

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #51 em: Julho 08, 2024, 10:43:04 am »
Nesta excelente peça do "Sul Informação" (como é habito neste jornal online da região), o diretor Paulo Rosa da Rádio Fóia, garantiu que esta é uma transição temporária, apenas para acertar as contas da cooperativa.
Acreditam que pode acontecer algo parecido a Rio Maior, mas em vez de a Mega transitar mais tarde para a Observador, transitar de volta para a Fóia?
https://www.sulinformacao.pt/2024/07/radio-foia-morre-para-dar-lugar-a-mega-hits-algarve/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR2VE2yTmXgeTTXs8b5gh5yqQpW7TMhc2CI5ky1TFf6qgJSPA8_PDeLNMR8_aem_HWwFoVIMF7sxghVYjvrtVA

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #52 em: Julho 08, 2024, 10:52:27 am »
Nesta excelente peça do "Sul Informação" (como é habito neste jornal online da região), o diretor Paulo Rosa da Rádio Fóia, garantiu que esta é uma transição temporária, apenas para acertar as contas da cooperativa.
Acreditam que pode acontecer algo parecido a Rio Maior, mas em vez de a Mega transitar mais tarde para a Observador, transitar de volta para a Fóia?
Não.

A mudar será de uma retransmissão da Mega Hits (é que disso que se trata) para outra rádio, como a Observador.

Atento

• Hero Member
« Responder #53 em: Julho 08, 2024, 11:50:27 am »
Não.

A mudar será de uma retransmissão da Mega Hits (é que disso que se trata) para outra rádio, como a Observador.

A acontecer qual será o tempo perspetivado?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #54 em: Julho 08, 2024, 11:56:51 am »
Para isso coloquem emissão local nesta e nacional em Viseu.
Alias,com os noticiários tem de haver desdobramentos.
Vão ter de colocar local nesta e sempre nacional Viseu.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #55 em: Julho 08, 2024, 12:05:16 pm »
Não.

No mínimo, de acordo com a Lei da Radio, artigo 26, alínea n), a MEGAHITS vai estar dois anos a tocar no Algarve. Mas lendo a entrevista, sinceramente, parece-me conversa para inglês ver. Desde que a R/Com pague bem, e que os associados da cooperativa mantenham a rentabilidade, parece-me que a MEGAHITS tem ali emissor para uns anos, a menos que entretanto, ao final dos dois anos, alguém vá lá e se chegue à frente, mas se o emissor render, não me parece que vamos ter o mesmo problema a acontecer duas vezes. Até porque acredito que poderemos vir a assistir a alterações legislativas que facilitem o processo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #56 em: Julho 08, 2024, 12:12:33 pm »
Não.

No mínimo, de acordo com a Lei da Radio, artigo 26, alínea n), a MEGAHITS vai estar dois anos a tocar no Algarve. Mas lendo a entrevista, sinceramente, parece-me conversa para inglês ver. Desde que a R/Com pague bem, e que os associados da cooperativa mantenham a rentabilidade, parece-me que a MEGAHITS tem ali emissor para uns anos, a menos que entretanto, ao final dos dois anos, alguém vá lá e se chegue à frente, mas se o emissor render, não me parece que vamos ter o mesmo problema a acontecer duas vezes. Até porque acredito que poderemos vir a assistir a alterações legislativas que facilitem o processo.
Certo.

Foi o que aconteceu em Rio Maior, de resto. Esteve pouco mais de dois anos a retransmitir a Mega Hits.

E também acho que haverá mudanças na Lei da Rádio nesse sentido de facilitação.

Atento

• Hero Member
« Responder #57 em: Julho 08, 2024, 12:41:12 pm »
Não.

Certo.

Foi o que aconteceu em Rio Maior, de resto. Esteve pouco mais de dois anos a retransmitir a Mega Hits.

Sim

Vai haver alterações à Lei da Rádio.

Se tudo correr bem, o projeto de modernização do grupo rtp e a Lei da Rádio terão luz verde até final de 2024.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #58 em: Julho 08, 2024, 12:53:27 pm »
Não.

Certo.

Sim

Vai haver alterações à Lei da Rádio.

Se tudo correr bem, o projeto de modernização do grupo rtp e a Lei da Rádio terão luz verde até final de 2024.
Tudo o que não seja o início de rádios regionais/distritais no continente, e a introdução do DAB+ em Portugal, não é prioritário.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #59 em: Julho 08, 2024, 02:41:02 pm »
Não sou ouvinte da Rádio Fóia, ou da Emissora das Beiras (a Monsanto ainda dava para apanhar em dias bons).
O FM não chega até aqui.
Contudo, não estamos a falar de meras jukeboxes. São projectos radiofónicos com gente lá dentro, com uma ampla cobertura e que cumprem, não só em companhia, mas também na informação das gentes que vivem nessas regiões.

É imperativa a revisão de uma lei anacrónica e fomentar estações de cariz regional, em prol do direito à informação nas regiões fora das áreas metropolitanas.
Há que haver um debate sério, até porque há um elefante na sala que é extra-rádio: o país, na minha óptica, deveria já ter caminhado há muito para a regionalização.
Até lá e mesmo não concordando com o caro Zeca 2021, «o resto do país» (expressão que abomino), ficará cada vez mais refém de caciques locais ou da boa vontade das redacções em Lisboa e no Porto para noticiar algo fora do seu eixo.

E na rádio, a RTP tem culpas no cartório sim por não fomentar estações de cariz regional no seu portefólio, algo que é comum noutros países da União Europeia (e que não são assim tão mais ricos que nós).

Por fim, mais outra estação histórica nas mãos, desta vez, de uma descaracterizada e irrelevante para o Algarve Mega Hits.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva