Autor Tópico: Hiper FM - 104,6 MHz Rio Maior  (Lida 4689 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Hiper FM - 104,6 Mhz Rio Maior
« Responder #15 em: Março 25, 2024, 01:53:30 pm »
As page views do website devem estar a render bem à HIPER. Este fim-de-semana escutei-a por alguns minutos, sendo que durante os mesmos apanhei um bloco publicitário de cerca de 8 minutos. Mas sendo que nas locais isso até é normal, considerei estranho apanhar anúncios locais a restaurantes, lojas de pronto-a-vestir, talhos e escolas de condução com vozes das três rádios da R/Com, e falo de locutores de primeira linha nas respetivas estações. Não escrevo os nomes por óbvias razões, não sei é por fora ou se há parceria com a R/Com para esses trabalhos.

O emissor, fiquei desiludidos, na A1, nem a Fátima chega, morre de imediato, é de ter RDS e RT a perder totalmente o sinal, mesmo dando o desconto de Minde. Não há Rádio Clube da Feira a entrar, nada, é mesmo zero, só voltando a aparecer um sinal fraquíssimo junto a Coimbra Sul, quando a Canção Nova e a Cidade FM estão impecáveis e até a +OESTE é mais forte. Para quem diz que não justifica mudar 92.6 e 104.6 para junto da CIDADEFM e da CAN.NOVA, não me convencem do contrário, o maior potencial é Norte-Sul. Os que estão nessa localização repito o que escrevi, vão do nó da A25 (Aveiro) a Vila Franca de Xira a aparecerem sistematicamente na lista de frequências.
Podem é não ter verba para efetuar o investimento, mas isso é outro problema...
« Última modificação: Março 25, 2024, 02:00:44 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #16 em: Março 31, 2024, 11:27:01 pm »
[...]
O emissor, fiquei desiludidos, na A1, nem a Fátima chega, morre de imediato, é de ter RDS e RT a perder totalmente o sinal, mesmo dando o desconto de Minde. Não há Rádio Clube da Feira a entrar, nada, é mesmo zero, só voltando a aparecer um sinal fraquíssimo junto a Coimbra Sul, quando a Canção Nova e a Cidade FM estão impecáveis e até a +OESTE é mais forte. Para quem diz que não justifica mudar 92.6 e 104.6 para junto da CIDADEFM e da CAN.NOVA, não me convencem do contrário, o maior potencial é Norte-Sul. Os que estão nessa localização repito o que escrevi, vão do nó da A25 (Aveiro) a Vila Franca de Xira a aparecerem sistematicamente na lista de frequências.

Mas isso é o que eu tenho dito sempre, e repetido inúmeras vezes aqui: a questão (ou, diria melhor, O SEGREDO) está, sobretudo, na localização dos emissores da CIDADEFM e da CAN.NOVA no alto da Serra de Aire (o qual possui características muito específicas para proporcionar verdadeiros "milagres" de propagação como os que se verificam e conhecem a partir do alto da Fóia, na Serra de Monchique - Algarve). As antenas situadas na Serra dos Candeeiros, de cota mais baixa e topograficamente irregular que a da Serra de Aire, e as antenas situadas no alto da Maúnça, Batalha, deviam era estar (todas!) situadas no Caramouço - topo da Serra de Aire.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #17 em: Abril 01, 2024, 07:41:13 pm »
[...]

Mas isso é o que eu tenho dito sempre, e repetido inúmeras vezes aqui: a questão (ou, diria melhor, O SEGREDO) está, sobretudo, na localização dos emissores da CIDADEFM e da CAN.NOVA no alto da Serra de Aire (o qual possui características muito específicas para proporcionar verdadeiros "milagres" de propagação como os que se verificam e conhecem a partir do alto da Fóia, na Serra de Monchique - Algarve). As antenas situadas na Serra dos Candeeiros, de cota mais baixa e topograficamente irregular que a da Serra de Aire, e as antenas situadas no alto da Maúnça, Batalha, deviam era estar (todas!) situadas no Caramouço - topo da Serra de Aire.

Muito gosta você de mandar as estações para o Caramouço.  :P

modernices

• Hero Member
« Responder #18 em: Abril 01, 2024, 08:44:13 pm »
É no que dá falar do que não se sabe.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #19 em: Abril 01, 2024, 09:11:42 pm »
É no que dá falar do que não se sabe.

Pois, então, quem sabe tudo, que venha e partilhe toda essa sua magna sabedoria...

modernices

• Hero Member
« Responder #20 em: Abril 01, 2024, 09:39:00 pm »
É uma questão de olhar para a lei.

pdnf

• Hero Member
« Responder #21 em: Abril 01, 2024, 10:55:00 pm »

Aqui o modernices tem razão, e eu dou a mão à palmatória, pois sempre julguei que Rio Maior fazia fronteira a norte com Alcanena, mas não, apenas com Porto de Mós e Santarém. Como tal, efetivamente, não é possível a mudança. A única alteração possível, seria para junto da Dom Fuas, também na Serra de Candeeiros, essa sim, uma alteração que não sei se não poderia acrescentar algo mais, uma vez que me parece, e vou frisar, o parece, quem conhecer melhor a região dirá de sua justiça, que a Dom Fuas tem um alcance ligeiramente superior às duas estações citadas. Não sei se, ainda assim, resolveria em alguma coisa o problema da Radio Pampilhosa entrar forte em cima da Observador.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #22 em: Abril 01, 2024, 11:28:36 pm »

Aqui o modernices tem razão, e eu dou a mão à palmatória, pois sempre julguei que Rio Maior fazia fronteira a norte com Alcanena, mas não, apenas com Porto de Mós e Santarém. Como tal, efetivamente, não é possível a mudança. A única alteração possível, seria para junto da Dom Fuas, também na Serra de Candeeiros, essa sim, uma alteração que não sei se não poderia acrescentar algo mais, uma vez que me parece, e vou frisar, o parece, quem conhecer melhor a região dirá de sua justiça, que a Dom Fuas tem um alcance ligeiramente superior às duas estações citadas. Não sei se, ainda assim, resolveria em alguma coisa o problema da Radio Pampilhosa entrar forte em cima da Observador.
O melhor que a Observador pode fazer é trocar a frequência principal (92,6 MHz) pela frequência de microcobertura (99,5 MHz). O emissor sempre "respiraria" um pouco mais para norte.

A solução melhor é a RCP mudar de frequência para os 103,9 MHz, que estão livres há mais de 15 anos. Com a frequência actual a norte leva com a Antena 2 (92,5 MHz Gaia) e a Sul com a Observador (92,6 MHz Rio Maior). Não percebo porque ainda não o fizeram.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #23 em: Abril 01, 2024, 11:51:14 pm »

O melhor que a Observador pode fazer é trocar a frequência principal (92,6 MHz) pela frequência de microcobertura (99,5 MHz). O emissor sempre "respiraria" um pouco mais para norte.

A solução melhor é a RCP mudar de frequência para os 103,9 MHz, que estão livres há mais de 15 anos. Com a frequência actual a norte leva com a Antena 2 (92,5 MHz Gaia) e a Sul com a Observador (92,6 MHz Rio Maior). Não percebo porque ainda não o fizeram.

Bastante mais na verdade, porque em 99.5 só mesmo a Nova Paivense até onde sei... O único tema que *poderia* existir seria haver alguma interferência dos 99.4 em Lisboa da Antena 1... mas talvez ganhassem mais uns 20-30km para Norte.

joao_s

• Hero Member
Re: Hiper FM - 104,6 MHz Rio Maior
« Responder #24 em: Abril 02, 2024, 12:27:03 am »
Acho que, em termos de cobertura de sinal, trocar a frequência principal, 92.6, com a micro-cobertura, 99.5, vai dar ao mesmo para não dizer que piora. Apenas 0.2 MHz de intervalo entre 99.5 e 99.3 da CidadeFM dá problemas nalguns rádios, em zonas em que os sinais de ambos os emissores se apresentam com o nível máximo. Não esquecer que o obstáculo da serra de Mira D’Aire é o mesmo quer se trate de 92.6 ou 99.5. Tal como uma lâmpada com um obstáculo pela frente, só há uma forma de se obter iluminação o mais uniforme possível no espaço e consiste em colocar a lâmpada em cima do obstáculo, ie, por analogia, colocar o emissor no alto da serra. Com as limitações legais e num emissor alugado, não estou a ver como proceder neste sentido. Se houver uma forma de obter uma propagação simétrica para norte como aquela que se verifica para sul, este será um excelente emissor.

pdnf

• Hero Member
« Responder #25 em: Abril 02, 2024, 06:26:58 pm »
Acho que, em termos de cobertura de sinal, trocar a frequência principal, 92.6, com a micro-cobertura, 99.5, vai dar ao mesmo para não dizer que piora. Apenas 0.2 MHz de intervalo entre 99.5 e 99.3 da CidadeFM dá problemas nalguns rádios, em zonas em que os sinais de ambos os emissores se apresentam com o nível máximo. Não esquecer que o obstáculo da serra de Mira D’Aire é o mesmo quer se trate de 92.6 ou 99.5. Tal como uma lâmpada com um obstáculo pela frente, só há uma forma de se obter iluminação o mais uniforme possível no espaço e consiste em colocar a lâmpada em cima do obstáculo, ie, por analogia, colocar o emissor no alto da serra. Com as limitações legais e num emissor alugado, não estou a ver como proceder neste sentido. Se houver uma forma de obter uma propagação simétrica para norte como aquela que se verifica para sul, este será um excelente emissor.

A distância é de facto curta. Se se nota isso na sandwich da Mega em Aveiro e está ao dobro dos 96.3 e 96.7 do Monte da Virgem. Em linha reta são apenas 28km. Descer para 99.6, tem maior problema ainda com os 99.8 da Comercial.
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #26 em: Abril 02, 2024, 07:37:22 pm »
Como é a serra da "minha casa" tendo em conta que olho para ela todos os dias, venho aqui dar o meu contributo. Já visitei os emissores todos Candeeiros e Aire (aqui documentados em fotos).

Vamos no sentido Norte vs Sul, o primeiro é o da Rádio Dom Fuas, está localizado quase junto ao posto de vigia de Penedos Negros, partilha torre com a PT (torre pequena). A localização tem vista para Porto de Mós, o sinal propaga-se muito melhor para Norte, visto ter total desimpedimento, já para sul não, porque existe muito terreno montanhoso, basta observar o Vale Grande logo ali a 3km, tem uma elevação superior. Igualmente para o Interior, o sinal não chega muito longe, daí os 98,5 que tem a localização perfeita para chegarem mais longe.

3 Km tem o Vale Grande, onde está a CFM. É o ponto mais alto da Serra, o sinal já se propaga muito melhor para Sul, inclusive chega a zonas de Lisboa, Setúbal (Troia). Para Norte, tem um desempenho semelhante ao da Dom Fuas, esta ultima pode chegar mais longe, porque os 95,5 tem a Record do Monte da Virgem. Para o Interior, capta-se bem na Zona de Santarém, mas Tomar, Abrantes etc.. o sinal é fraco a nulo.
Perguntam-me o porque da Dom Fuas não ter lá o emissor?!? Porque o sinal da CFM em Porto de Mós é fraco, logo aquela escolha de localização. Já onde o emissor da Dom Fuas está, existe uma zona da vila que o sinal fica fraco..

10 Km mais a sul, Casal Vale dos Ventos, existe o emissor da Benedita FM, que tem uma torre muito curta, ainda está mais da última vez que lá passei, basicamente mais orientado para a região Oeste. Com aquele emissor, para o Interior é esquecer. Digo que morre nos

5 Km mais para sul, depois chegam a Alcobertas, por cima das grutas, o emissor da Hiper FM e da Rádio Observador, que tem uma torre alta, já para tentar furar o máximo para Norte (Chega as partes Altas de Leiria e "morre" na Boa Vista). É um emissor mais para se propagar para o Oeste, Interior e Sul. Já detalhei a cobertura quase ao pormenor e acho que já a conhecemos.

A serra é extensa em comprimento, como relatei aqui, mesmo os emissores perto uns dos outros, o comportamento é bastante diferente em todos eles. Não existe 1 emissor que tenha sinal limpo de uma ponta a outra da serra.

Existe uma localização incrível que ninguém fala, chama-se Serra de Santo António, aquela micro cobertura da Dom Fuas, tem um alcance muito bom! Já fiz uma simulação de um emissor com 85m e 1kW. Fica com uma cobertura não igual, mas semelhante ao da Cidade FM. Fica a dica  ;)

Não se esqueçam que a Cidade FM tem 2kW, a Hiper FM e o Observador tem 1kW. Dou um exemplo, existe uma zona onde os emissores do Montejunto nacionais, tem falhas, e sabem quem tem sinal limpo com RDS... +Oeste. O emissor com 0,5kW, que foi mexido e já possui RT.
« Última modificação: Abril 02, 2024, 07:41:24 pm por Asantosc12 »

sintonia

• Sr. Member
« Responder #27 em: Abril 04, 2024, 11:23:19 am »
[...] Não esquecer que o obstáculo da serra de Mira D’Aire é o mesmo quer se trate de 92.6 ou 99.5. Tal como uma lâmpada com um obstáculo pela frente, só há uma forma de se obter iluminação o mais uniforme possível no espaço e consiste em colocar a lâmpada em cima do obstáculo, ie, por analogia, colocar o emissor no alto da serra.

Lá está, é o que tenho dito sempre (sobre o caso da Serra de Aire), mas há sempre os que gostam de me tentar contradizer, ou vir chamar-me de ignorante, ou alegar as questões legais, etc. etc. etc.

Enfim... quem emite a partir do alto da Serra de Aire chega longe com facilidade (a Sul, a Norte, a Este e a Oeste), mesmo com baixa potência de transmissão, e quem não o faz está cheio de problemas, cortes, barreiras... Isto, sim, é um facto.

Como é a serra da "minha casa" tendo em conta que olho para ela todos os dias, venho aqui dar o meu contributo. Já visitei os emissores todos Candeeiros e Aire (aqui documentados em fotos).
[...]

A serra é extensa em comprimento, como relatei aqui, mesmo os emissores perto uns dos outros, o comportamento é bastante diferente em todos eles. Não existe 1 emissor que tenha sinal limpo de uma ponta a outra da serra.

Existe uma localização incrível que ninguém fala, chama-se Serra de Santo António, aquela micro cobertura da Dom Fuas, tem um alcance muito bom! Já fiz uma simulação de um emissor com 85m e 1kW. Fica com uma cobertura não igual, mas semelhante ao da Cidade FM. Fica a dica  ;)

"Rádio Dom Fuas - Serviço público de radiodifusão"
Quando ouvi isto, eu nem queria acreditar! Qual RDP, qual quê! ;D ;D ;D

A emissão dos 100.1 FM a partir dos Penedos Negros no Serro Ventoso (Serra dos Candeeiros, concelho de Porto de Mós) e da microcobertura dos 98.5 FM da Serra de Santo António (já no concelho de Alcanena, entalada entre a Serra dos Candeeiros e a Serra de Aire), chegam ambas a Fátima - o que chega a ser surpreendente -, embora, em certos dias, ambos os sinais "morram" completamente pelo caminho... alguém me explica isto?

As emissões das rádios feitas a partir do topo da Serra de Aire, essas, nunca morrem ;)

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #28 em: Abril 04, 2024, 06:42:04 pm »

"Rádio Dom Fuas - Serviço público de radiodifusão"
Quando ouvi isto, eu nem queria acreditar! Qual RDP, qual quê! ;D ;D ;D

A emissão dos 100.1 FM a partir dos Penedos Negros no Serro Ventoso (Serra dos Candeeiros, concelho de Porto de Mós) e da microcobertura dos 98.5 FM da Serra de Santo António (já no concelho de Alcanena, entalada entre a Serra dos Candeeiros e a Serra de Aire), chegam ambas a Fátima - o que chega a ser surpreendente -, embora, em certos dias, ambos os sinais "morram" completamente pelo caminho... alguém me explica isto?

As emissões das rádios feitas a partir do topo da Serra de Aire, essas, nunca morrem ;)

Não sei se já foi ao topo da Serra de Aire, mas consegue ver muito bem Fátima e o Santuário. Logo o sinal é excelente. Se um dia tiver a ideia de ir, a subida é bastante complicada, mas vale a pena pela vista.
Já os 100,1 não sei por caminho é que vai, mas pode ser barreiras naturais, propagação não ser a melhor nesse dia. Muitos fatores, podem ajudar.