Como é a serra da "minha casa" tendo em conta que olho para ela todos os dias, venho aqui dar o meu contributo. Já visitei os emissores todos Candeeiros e Aire (aqui documentados em fotos).
Vamos no sentido Norte vs Sul, o primeiro é o da Rádio Dom Fuas, está localizado quase junto ao posto de vigia de Penedos Negros, partilha torre com a PT (torre pequena). A localização tem vista para Porto de Mós, o sinal propaga-se muito melhor para Norte, visto ter total desimpedimento, já para sul não, porque existe muito terreno montanhoso, basta observar o Vale Grande logo ali a 3km, tem uma elevação superior. Igualmente para o Interior, o sinal não chega muito longe, daí os 98,5 que tem a localização perfeita para chegarem mais longe.
3 Km tem o Vale Grande, onde está a CFM. É o ponto mais alto da Serra, o sinal já se propaga muito melhor para Sul, inclusive chega a zonas de Lisboa, Setúbal (Troia). Para Norte, tem um desempenho semelhante ao da Dom Fuas, esta ultima pode chegar mais longe, porque os 95,5 tem a Record do Monte da Virgem. Para o Interior, capta-se bem na Zona de Santarém, mas Tomar, Abrantes etc.. o sinal é fraco a nulo.
Perguntam-me o porque da Dom Fuas não ter lá o emissor?!? Porque o sinal da CFM em Porto de Mós é fraco, logo aquela escolha de localização. Já onde o emissor da Dom Fuas está, existe uma zona da vila que o sinal fica fraco..
10 Km mais a sul, Casal Vale dos Ventos, existe o emissor da Benedita FM, que tem uma torre muito curta, ainda está mais da última vez que lá passei, basicamente mais orientado para a região Oeste. Com aquele emissor, para o Interior é esquecer. Digo que morre nos
5 Km mais para sul, depois chegam a Alcobertas, por cima das grutas, o emissor da Hiper FM e da Rádio Observador, que tem uma torre alta, já para tentar furar o máximo para Norte (Chega as partes Altas de Leiria e "morre" na Boa Vista). É um emissor mais para se propagar para o Oeste, Interior e Sul. Já detalhei a cobertura quase ao pormenor e acho que já a conhecemos.
A serra é extensa em comprimento, como relatei aqui, mesmo os emissores perto uns dos outros, o comportamento é bastante diferente em todos eles. Não existe 1 emissor que tenha sinal limpo de uma ponta a outra da serra.
Existe uma localização incrível que ninguém fala, chama-se Serra de Santo António, aquela micro cobertura da Dom Fuas, tem um alcance muito bom! Já fiz uma simulação de um emissor com 85m e 1kW. Fica com uma cobertura não igual, mas semelhante ao da Cidade FM. Fica a dica
Não se esqueçam que a Cidade FM tem 2kW, a Hiper FM e o Observador tem 1kW. Dou um exemplo, existe uma zona onde os emissores do Montejunto nacionais, tem falhas, e sabem quem tem sinal limpo com RDS... +Oeste. O emissor com 0,5kW, que foi mexido e já possui RT.