Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 235380 vezes)

guest6

• Visitante
Bareme Rádio
« em: Março 23, 2016, 10:13:01 am »
1ª vaga 2016

« Última modificação: Outubro 28, 2021, 11:27:37 pm por AG »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Bareme Rádio
« Responder #1 em: Março 23, 2016, 02:31:09 pm »
Distância muito grande entre RC, RFM e as outras, dominam mais de 30% do mercado.
Resultado absolutamente risível da RR, que faz pouco mais que a M80 'semi-nacional', que por outro lado esgotou a sua margem de crescimento.
Rádios 'jovens' com resultados fracos, com destaque para a Cidade, que tem mais emissores que a Mega. Não seria de equacionar uma mudança de projecto para estas frequências? Um grupo como a MCR não ter uma rádio mais generalista é uma lacuna.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2 em: Março 24, 2016, 12:40:44 am »
Os números assim o indiciam, caro “AG”, a estabilização da M80 em torno dos 4% de AAV. Não manifesto grande concordância com aquilo que se tem escrito sobre a M80 noutros tópicos. Tudo indica que estratégia subjacente ao produto radiofónico se baseia no entretenimento, suficientemente elástico para ter como alvo vastos segmentos de público e, assim, tornar a estação viável. Os temas de maior qualidade encontram-se dispersos pelas horas de emissão, em vez de se concentrarem em horários específicos de maior audiência, provavelmente para maximizar essa percentagem. Em todo o caso, acho que a diversidade é superior e mais interessante que a da RR, que satura ao fim de pouco tempo de escuta. É na perspetiva da escuta “descontraída” e ao fator surpresa que a M80 marca pontos à RR. Por exemplo, no passado domingo encontrava-me de viagem quando decorria o TOP M80 de 1983. Escutei com grande agrado. Há anos que não ouvia alguns temas, tal como "Corey Hart –Never surrender", que, à época, tinha razoável exposição no antigo TNT do FM Estéreo da Radio Comercial e passava nos programas musicais da TVE de então, nomeadamente o “Tocata”. Um tema que gostava de ouvir quando tinha… 12 |13 anos.

Mas, para aplicar filtros a sério aos temas musicais a MCR já dispõe da rede 4, a mais pequena. Aqui não deve facilitar, sob pena de desacreditar o produto. Não compreendo como as guitarras e instrumentais não têm o destaque que deviam na grelha/playlist da rede 4. Há muito por explorar nesta matéria, evitando-se, inclusive, o ciclo relativamente curto de repetições que se verifica. A probabilidade de um ouvinte que sintoniza a estação espaçada e periodicamente escutar os mesmos temas é relativamente elevada. Recordo que houve um tempo em que “as guitarras falavam”, "once upon a time…"

Uma rádio generalista na rede 3 talvez seja um produto demasiado caro para MCR, com vários concorrentes nesse plano, logo com um longo período de maturação de audiências, ou será que não?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3 em: Março 24, 2016, 06:09:36 pm »
Qual foi a evolução da Antena 3 em relação aos ultimos dados? Subiu um pouco, não foi?
Esta subida da RFM é que é muito perigosa... se a RFM chega à liderança no degredo em que está com kizombadas a metro e humor seco, a Comercial vai ter que ir atrás, e decair muito de qualidade...

Danl

• Hero Member
« Responder #4 em: Março 25, 2016, 11:32:50 am »
Distância muito grande entre RC, RFM e as outras, dominam mais de 30% do mercado.
Resultado absolutamente risível da RR, que faz pouco mais que a M80 'semi-nacional', que por outro lado esgotou a sua margem de crescimento.
Rádios 'jovens' com resultados fracos, com destaque para a Cidade, que tem mais emissores que a Mega. Não seria de equacionar uma mudança de projecto para estas frequências? Um grupo como a MCR não ter uma rádio mais generalista é uma lacuna.

Saudades da RR do tempo do Sala...

Por vezes questiono-me se um programa como o Despertar não teria sucesso ainda nos dias de hoje. No Brasil, por exemplo, há programas a completarem 40 anos de existência.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #5 em: Março 25, 2016, 02:39:42 pm »
Bem,o que foi dito sobre a RFM é verdade,se a Comercial calha a cair para 2º lugar,lá vamos ter que levar com Kizombadas ou não.
E o não,era a diferenciação.
Se repararem a RFM agrada aos ouvintes medianos de rádio,a quem vê canais como TVI ou CMTV.
Por isso,da parte que me toca não interessa se é a nº 1 ou a nº 2,só sei é que entre Comercial e RFM prefiro a 1ª,pois a 2ª vai direitinha a um nicho e a um público na qual não me identifico.
Prova disso,é que por 2 ou vezes a Comercial tocou o El Perdon e as Travesuras e nunca mais se ouviram em rádio.
Agora,se os ouvintes de rádio são medianos e gostam de Kizombadas e esse estilo de música,então fiquem lá com sua rádiosinha.
Quanto à M80,está é mal explorada a playlist.
Para concluir,só pedia uma coisa,que metessem a Vodafone FM a rádio nacional e já,pois essa sim,é a verdadeira herdeira da melhor Antena 3 para mim (entre 2010 e 2012) e isso sim,era rádio que sabia muitissimo bem ouvir.

ps-conheço pessoas na casa dos 40 a ouvir constantemente isto.

guest6

• Visitante
« Responder #6 em: Março 25, 2016, 03:51:58 pm »

Para concluir,só pedia uma coisa,que metessem a Vodafone FM a rádio nacional e já,pois essa sim,é a verdadeira herdeira da melhor Antena 3 para mim (entre 2010 e 2012) e isso sim,era rádio que sabia muitissimo bem ouvir.

Meu caro tenho 46 ( a dias de ter +1 ) e ouço muitas vezes a Vodafone, e acrescento que tenho vários amigos (+ou- da mesma idade...) que a ouve e muito... Há muitas pessoas com + de 50 a ouvir a Antena 3. a Vodafone, a Radar, e todas rádios muitos orientadas para target's bem mais baixos. Também conheço jovens com 20/25 que ouvem a Antena 2.  Nada a este nível é "estanque", mas sim muito variável.

Danl

• Hero Member
« Responder #7 em: Março 25, 2016, 04:09:14 pm »
Bem,o que foi dito sobre a RFM é verdade,se a Comercial calha a cair para 2º lugar,lá vamos ter que levar com Kizombadas ou não.
E o não,era a diferenciação.
Se repararem a RFM agrada aos ouvintes medianos de rádio,a quem vê canais como TVI ou CMTV.
Por isso,da parte que me toca não interessa se é a nº 1 ou a nº 2,só sei é que entre Comercial e RFM prefiro a 1ª,pois a 2ª vai direitinha a um nicho e a um público na qual não me identifico.
Prova disso,é que por 2 ou vezes a Comercial tocou o El Perdon e as Travesuras e nunca mais se ouviram em rádio.
Agora,se os ouvintes de rádio são medianos e gostam de Kizombadas e esse estilo de música,então fiquem lá com sua rádiosinha.
Quanto à M80,está é mal explorada a playlist.

É curioso, há dias pensei isso mesmo. Não com uma rede emissora em FM (por causa da falta de espectro), mas como aplicação grátis para clientes dessa operadora (móvel). Quem fosse cliente 91, poderia ouvir, sem restrições, via telemóvel. No entanto, desconheço se isso será tecnicamente possível...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #8 em: Março 26, 2016, 11:59:45 am »

Meu caro tenho 46 ( a dias de ter +1 ) e ouço muitas vezes a Vodafone, e acrescento que tenho vários amigos (+ou- da mesma idade...) que a ouve e muito... Há muitas pessoas com + de 50 a ouvir a Antena 3. a Vodafone, a Radar, e todas rádios muitos orientadas para target's bem mais baixos. Também conheço jovens com 20/25 que ouvem a Antena 2.  Nada a este nível é "estanque", mas sim muito variável.

De idades referia-me ao facto de haver quarentões a ouvir kizombas e latinadas.
Mas sim,também se aplica no caso da Vodafone,Antena 3 e até na Cidade em que mais trintões ouvem a Cidade,por exemplo.
E o contrário no caso da M80,por exemplo,e TSF.

joao_s

• Hero Member
« Responder #9 em: Março 26, 2016, 01:03:23 pm »
A maturação intelectual/cultural do individuo não está correlacionada com a idade. Está relacionada com a iniciativa/investimento que próprio faz para fortalecer o seu conhecimento. Tem adultos que nunca evoluíram para além de sons “pimba” ou popularuchos e jovens com uma bagagem cultural consistente, exigentes com o que ouvem, por exemplo, música clássica, entre outros géneros. Algo que verifico, das diversas vezes que estive nos estúdios da RTP (rádio e televisão), é o facto da emissão da Antena 2 ser dinamizada por jovens adultos na casa do 20 a 30 anos. Por isso é que tem camadas da população incultas e outras cultas, que investem no seu conhecimento e forma de encarar/interpretar o mundo, extraindo o que de melhor este tem para oferecer.

Estou a preparar uma viagem até Coimbra depois de almoço. Escolhi dois CD’s para a viagem, Dire Straits na ida, Vangelis no regresso, isso não faz de mim um velho em estado senil. Implica uma escolha de algo que a rádio descartável não contempla.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #10 em: Março 27, 2016, 07:21:54 pm »
Se alguém tiver a lista das mais ouvidas em Lisboa e Porto (um top 10 ou 15), eu agradeço.

FG

• Newbie
  • *
« Responder #11 em: Março 27, 2016, 07:22:24 pm »
RFM, Comercial,... São o simples exemplo do típico facilitismo de quem acha que a Casa dos Segredos é o melhor programa de televisão feito no mundo. Duas rádios para omnívoros sem paladar que comem tudo o que lhes põem no prato. Não interessa se é boa ou má,  que venha a música!

joao_s

• Hero Member
« Responder #12 em: Março 27, 2016, 09:33:24 pm »
Um dado que não foi mencionado é que o consumo de rádio tem vindo a diminuir, embora ligeiramente. Na vaga homóloga de 2015 registava-se 58,0 % de AAV verificando-se, na vaga de fevereiro deste ano, o valor de 55,7 %, uma diferença de -2,3 %. Tal pode indiciar que cada vez menos cidadãos se revêm nos formatos atuais. Talvez a tendência se mantenha ou se acentue, tendo em conta que as duas rádios mais ouvidas nivelam cada vez mais por baixo os conteúdos, afastando-se do modo de vida de cada vez mais ouvintes. Por duas rádios perdem todas…, já que se cria a imagem de meio de comunicação dispensável e, nalguns casos, até nocivo à educação dos jovens, não valorizando em nada a sua formação, pelo contrário, distorcendo-a de forma acéfala.

FG

• Newbie
  • *
« Responder #13 em: Março 27, 2016, 11:29:09 pm »

De idades referia-me ao facto de haver quarentões a ouvir kizombas e latinadas.
Mas sim,também se aplica no caso da Vodafone,Antena 3 e até na Cidade em que mais trintões ouvem a Cidade,por exemplo.
E o contrário no caso da M80,por exemplo,e TSF.

Eu ainda não cheguei aos "entas" e oiço Beatles, Beach Boys, Doors, etc. E conheço quem na casa dos vinte e tal anos oiça Frank Sinatra, Tony Bennett,  Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, entre outros artistas do jazz e do soul. A relação entre os gostos musicais e a idade está longe de ser linear.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #14 em: Março 29, 2016, 10:54:47 am »
È curioso que esta treta das sondagens em rádios sempre foi algo mais que discutível. Ainda sou do tempo em que rádios da capital tinham % de audição no Porto quando essa rádio nem sequer tinha retransmissão no Porto.

Hoje em dia, já chegamos ao Ponto de nem sequer existir sondagens regionais. Alguém teve acesso à audiência no Porto? Mas como as rádios no Porto já quase não existem, de facto basta fazer na Capital.