Recordando Aretha Franklin:
https://www.rtp.pt/play/p2556/e337590/cafe-plaza
“Café Plazaâ€, pertence à categoria de programas especializados, de conteúdo intemporal, com locução de Germano Campos e no genérico a imponente voz de Maria Flor Pedroso. Dentro do seu género, um excelente programa de rádio que está ao nÃvel do que de melhor se faz noutros paÃses. O horário, sábados e domingos, das 9 à s 10 h, não me parece o mais adequado e, por esse motivo, poderá ser desconhecido de uma parte significativa do público-alvo. Talvez o horário noturno, das 22 à s 23 h, fosse mais adequado.
Este é um exemplo do que deveria ser a regra em, pelo menos, 2 das 3 antenas do serviço público, ou seja contemplarem programas especializados em diferentes géneros (Rock, POP, Country, Folk, Soul, Jazz, instrumentais, etc.) nas grelhas, que permitissem que os ouvintes disfrutassem dos temas musicais completos, do princÃpio até ao fim, enquadrados por um radialista conhecedor de cada género musical, isto consoante a tipologia de cada estação de rádio.
Aretha Franklin era uma força da natureza, há vários temas que mostram isso, e também simbolizou a conquista dos direitos civis, da tolerância, pela via da democracia e da polÃtica ao invés da violência e da segregação racial. Portanto, trataram-se de movimentos que permitiram o avanço civilizacional, este em particular, pela via da expressão cultural.