Autor Tópico: Rádio Positiva - 95,0 MHz Oeiras  (Lida 7539 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Rádio Positiva - 95,0 MHz Oeiras
« Responder #15 em: Maio 06, 2017, 06:12:27 pm »
A rádio tradicional em FM ou DAB vai morrer? Duvido. Mas, já que se faz a apologia das maravilhas da Rádio via Internet, eu até gostava de passar o dia a ouvir a Smooth FM, mas não posso porque tenho 1 GB de tráfego no telemóvel e, mesmo tendo o pacote da "Smart Net" da Meo que oferece 10 GB no TuneIn (utilizável também no Spotify, Google Music ou Soundcloud), a rádio que se ouve no centro do país nos tão mencionados noventa-e-dois-ponto-oito, não está disponível na aplicação em causa (TuneIn Radio). Ou instalo a app da Smooth e oiço se, por acaso, não tiver já gasto o tráfego mensal todo no Facebook, YouTube e na Dropbox, ou, se estiver em Lisboa, tenho de recorrer à velhinha frequência modulada. Sim, tenho 10 GB para ouvir a Antena 1 ou a BBC Radio 2, via TuneIn. Mas não a Smooth FM. Que discriminação! Creio que a provocação fala por si.

Enviado através de Tapatalk

« Última modificação: Maio 06, 2017, 06:14:35 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

LLapa

• Newbie
  • *
« Responder #16 em: Maio 06, 2017, 06:22:42 pm »
A rádio tradicional em FM ou DAB vai morrer? Duvido. Mas, já que se faz a apologia das maravilhas da Rádio via Internet, eu até gostava de passar o dia a ouvir a Smooth FM, mas não posso porque tenho 1 GB de tráfego no telemóvel e, mesmo tendo o pacote da "Smart Net" da Meo que oferece 10 GB no TuneIn (utilizável também no Spotify, Google Music ou Soundcloud), a rádio que se ouve no centro do país nos tão mencionados noventa-e-dois-ponto-oito, não está disponível na aplicação em causa (TuneIn Radio). Ou instalo a app da Smooth e oiço se, por acaso, não tiver já gasto o tráfego mensal todo no Facebook, YouTube e na Dropbox, ou, se estiver em Lisboa, tenho de recorrer à velhinha frequência modulada. Sim, tenho 10 GB para ouvir a Antena 1 ou a BBC Radio 2, via TuneIn. Mas não a Smooth FM. Que discriminação! Creio que a provocação fala por si.

Ora aí está. Tocou na ferida. O FM ou o DAB são universais. A Internet não. E não basta ter de a pagar, ainda temos de estar sujeitos a discriminações técnicas encapotadas pelos operadores de telecomunicações.

joao_s

• Hero Member
« Responder #17 em: Maio 06, 2017, 06:46:01 pm »

Caro Luís, apresentei o meu ponto de vista, enquanto consumidor de rádio. Poderá o Luís ou algum de nós antever como será o consumo de rádio quando a próxima tecnologia de comunicações móveis de 5.ª geração for uma realidade e os serviços da Internet forem acessíveis nos equipamentos eletrónicos que equipam os automóveis? Acha que os hábitos de escuta de rádio se mantêm os mesmos? A rádio portuguesa, uniforme nas ofertas, pouco eclética e sem dinamizadores à altura, que se prepare para o embate. O melhor cenário será semelhante ao que se passa no presente com a TV por subscrição, se bem que na rádio parece-me que o efeito dispersivo de público será mais vincado, dada a falta de qualidade da rádio que se produz em Portugal e a incapacidade de se criarem produtos (marcas) que fidelizam público, geração após geração. Repare, por exemplo a “BBC Radio 2” existe desde 1967, o formato tem resistido à passagem do tempo (5 décadas), e tem conseguido renovar gerações de radialistas e de público, sem perder a notoriedade. Conhece alguma rádio em Portugal com estas características? Mais, o serviço público inglês  funciona como força motriz que impulsiona todo o setor e a própria formação cultural dos cidadãos, em Portugal o serviço público funciona como a última carruagem, sem tração própria. Como é que o Luís pretende que a rádio tradicional resista sem agentes à altura dos desafios?

guest6

• Visitante
« Responder #18 em: Maio 06, 2017, 07:29:24 pm »

Eu escrevi que o FM vai definhar (um pouco diferente de morrer...) E sim que o DAB é uma tecnologia morta e sem futuro e é claro que é a minha opinião.
Falou-se em ter "X" gigas da dados no telemóvel hoje (1, 10 e até já há com 30...). Lembram-se de há 7/10 anos atrás com ADSL haver limites de trafego e separações entre trafego nacional e internacional? Pois... Tudo evolui, e não falta muito tempo para os dados em telemóvel se tornarem ilimitados. Se tiverem duvidas falemos daqui a uns 2/3 anos... Espero cá estar para nos "confrontarmos"...!!!

joao_s

• Hero Member
« Responder #19 em: Maio 06, 2017, 08:15:27 pm »
O artigo acessível a partir da ligação seguinte foi publicado em 2013 num website australiano dedicado a profissionais de radiodifusão. Sintetiza os argumentos que o Abílio e “pdf” têm explanado em diversas intervenções neste fórum, com os quais concordo, dado que, progressivamente, tenho vindo a adotá-los. Aguardemos pelas inovações que a geração 5G das comunicações móveis reservam no que concerne aos equipamentos desenvolvidos para os automóveis, que permitem aos ouvintes de rádio escutar as estações em linha com os seus interesses, independentemente do país de origem, em vez de estarem limitados a uma oferta muito básica.

Link:
https://www.radioinfo.com.au/news/future-car-radio

O estudo da BBC:
http://swling.com/blog/2016/04/bbc-predicts-internet-only-radio-in-the-future/

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #20 em: Maio 06, 2017, 11:09:39 pm »
Faço minhas as palavras do amigo Luís, o problema da Smooth não estar no Tunein é que a estação de Rádio não difunde a transmissão online através do Shoutcast mas sim um rtmp da MCR que é incompatível com o player Tunein.

joao_s

• Hero Member
« Responder #21 em: Maio 06, 2017, 11:33:52 pm »
Este artigo de um website dedicado a audiófilos dos EUA ilustra o potencial dos serviços de rádio difundidos pela Internet, ou seja, a possibilidade de cada um poder escolher as estações de rádio da sua preferência, sem que esteja limitado à oferta exígua, normalizada e sem arrojo programático das estações de uma área geográfica restrita:
http://audiophilereview.com/analog/do-you-really-need-an-fm-tuner.html

Não deixa de curiosa a coincidência de a imagem que ilustra o artigo mostrar a frequência de 92.80 MHz, que aqui no centro do país significou uma lufada de ar fresco num panorama estagnado em termos de opções de conteúdos radiofónicos. Continua e continuará a ser sintonizada por muitos ouvintes de rádio.

O artigo também menciona a importância e relevância dos serviços públicos de radiodifusão, o que acontece um pouco por toda a parte, com a exceção de Portugal, que é percecionado como irrelevante na maior parte princípios basilares.

O autor faz referência ao sintonizador que é considerado por muitos como um dos melhores rádios alguma vez produzidos. Trata-se do modelo TX-9100, comercializado pelo fabricante nipónico Pioneer, em 1973 (ilustração seguinte). Um rádio totalmente analógico, construído com componentes discretos, portanto sem RDS nem as funcionalidades associadas a essa tecnologia, mas segundo os entendidos com uma qualidade de som e de sintonia absolutamente fora de série.

De 1973 até hoje muito evoluiu. É possível ouvir-se rádio de qualquer país pela “Internet Radio”, com qualidade de som semelhante a CD e em equipamento HI-FI. No futuro próximo esse serviço estará ao alcance de cada vez mais pessoas, quando for massificado nos equipamentos dos automóveis, o que aumenta significativamente as opções de escolha e o pluralismo.

De 1973 até hoje, em 44 anos, a “BBC Radio 2” não mudou o formato. Continua a interessar e a renovar gerações e gerações de ouvintes, aumentando, progressivamente, as audiências década após década. Quem sintonizou as estações públicas britânicas nestes equipamentos dos anos 70 vai continuar a fazê-lo no presente e no futuro, em FM e em outras tecnologias, assim como os filhos, os netos, etc. hábitos que passam de geração em geração. E por cá, o que tem feito a RTP nesse sentido? Nada.

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #22 em: Maio 11, 2017, 06:34:32 pm »
Os 95.0 já não apresentam o RDS "KISS_FM_".

A transição deverá estar para breve.

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #23 em: Maio 13, 2017, 06:58:40 pm »
Os 95.0 já emitem a Rádio Positiva, mas não apresentam RDS.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #24 em: Junho 26, 2017, 01:56:25 am »
RDS: "POSITIVA"

Nunomb

• Newbie
  • *
« Responder #25 em: Maio 09, 2018, 06:36:21 pm »

Estará a Kiss FM Algarve a chegar ao fim?
Emissão a acontecer diferente do habitual e desde ontem o site está assim.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #26 em: Maio 10, 2018, 02:22:10 pm »

Estará a Kiss FM Algarve a chegar ao fim?
Emissão a acontecer diferente do habitual e desde ontem o site está assim.

Julgo que o site não estava muito atualizado e haviam algumas partes (metereologia por exemplo) que já não funcionavam.