Autor Tópico: Radio Digital em Portugal e no Mundo  (Lida 57418 vezes)

brodcastfm

• Sr. Member
Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« Responder #195 em: Julho 16, 2024, 11:48:23 pm »
Uma entrevista interessante a Rudolf Gruner sobre a Rádio Observador e o seu futuro:

https://eco.sapo.pt/2024/07/15/radio-observador-chega-a-leiria-queremos-claramente-liderar-dentro-da-informacao-aponta-rudolf-gruner/

Já tinha lido e esqueci-me de partilhar aqio. Depreende-se uma coisa, só estão a apostar no FM porque entendem que para já e por enquanto faz sentido. Talvez isso explica o facto da maioria das rádios que converteram em Observador são alugadas.
Pois talvez o DAB fosse a solução para todos.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #196 em: Julho 17, 2024, 10:33:00 am »
Uma entrevista interessante a Rudolf Gruner sobre a Rádio Observador e o seu futuro:

https://eco.sapo.pt/2024/07/15/radio-observador-chega-a-leiria-queremos-claramente-liderar-dentro-da-informacao-aponta-rudolf-gruner/

Já tinha lido e esqueci-me de partilhar aqio. Depreende-se uma coisa, só estão a apostar no FM porque entendem que para já e por enquanto faz sentido. Talvez isso explica o facto da maioria das rádios que converteram em Observador são alugadas.

Certamente o DAB+ será a solução. Ter, por exemplo, um MUX a difundir várias estações de rádio, com custos partilhados com a torre e elementos difusores e com muito menor potência de emissão do MUX que os normais emissores FM, que recordo apenas difundem uma estação, trará redução acentuada de custos, entre outras inúmeras vantagens.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #197 em: Julho 17, 2024, 10:57:10 am »

Certamente o DAB+ será a solução. Ter, por exemplo, um MUX a difundir várias estações de rádio, com custos partilhados com a torre e elementos difusores e com muito menor potência de emissão do MUX que os normais emissores FM, que recordo apenas difundem uma estação, trará redução acentuada de custos, entre outras inúmeras vantagens.

Se não acontecer como aconteceu com a TDT.

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #198 em: Julho 17, 2024, 11:02:56 am »

Se não acontecer como aconteceu com a TDT.
Lembrei-me logo disso, a maior trapalhada que aconteceu neste país e continuam a insistir em que pagam muito, se não deixam entrar concorrência, como querem baixar custos desculpem o offtopic!

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #199 em: Julho 17, 2024, 12:50:29 pm »
Nunca vai acontecer, ou pelo menos nem tão cedo essa temática do DAB. Com o parque automóvel mais envelhecido da Europa, a haver só mesmo Lisboa e Porto. França e etc fazem isso porque podem, não se vê praticamente um único carro mais antigo nos centros urbanos.

É uma utopia. Mais depressa a rádio online singra. Aliás, mudar FM para DAB é pedir migração para o online da mesma forma que acabar com o analógico deu migração para as operadoras de cabo. E o caminho das operadoras móveis segue na direção de dar cada vez mais GBs, que dão para horas e horas sem fim de rádio. A médio prazo, vai deixar de haver a distinção por GBs e o que vai passar a haver é a distinção por velocidades contratadas, tal como no serviço fixo.

A penetração dos computadores e dos smartphones é amplamente superior à que qualquer rádio com DAB pode ter, isso era uma guerra para ter sido travada há 10 anos. Hoje está perdida (em PT).

Eu próprio estou datado na minha forma de consumo e devia atualizar-me, que ainda me baseio quase a 100% no FM... o AG nisso está mais à frente que eu, por exemplo.

Isto sendo dito, boa visão do Observador e boa justificação para o aluguer. Fez-me sentido.
« Última modificação: Julho 17, 2024, 12:52:00 pm por Memorias da Radio »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #200 em: Julho 17, 2024, 03:54:11 pm »
Nunca vai acontecer, ou pelo menos nem tão cedo essa temática do DAB. Com o parque automóvel mais envelhecido da Europa, a haver só mesmo Lisboa e Porto. França e etc fazem isso porque podem, não se vê praticamente um único carro mais antigo nos centros urbanos.

É uma utopia. Mais depressa a rádio online singra. Aliás, mudar FM para DAB é pedir migração para o online da mesma forma que acabar com o analógico deu migração para as operadoras de cabo. E o caminho das operadoras móveis segue na direção de dar cada vez mais GBs, que dão para horas e horas sem fim de rádio. A médio prazo, vai deixar de haver a distinção por GBs e o que vai passar a haver é a distinção por velocidades contratadas, tal como no serviço fixo.

A penetração dos computadores e dos smartphones é amplamente superior à que qualquer rádio com DAB pode ter, isso era uma guerra para ter sido travada há 10 anos. Hoje está perdida (em PT).

Eu próprio estou datado na minha forma de consumo e devia atualizar-me, que ainda me baseio quase a 100% no FM... o AG nisso está mais à frente que eu, por exemplo.

Isto sendo dito, boa visão do Observador e boa justificação para o aluguer. Fez-me sentido.

Tudo dito. E com o advento do Android Auto, paulatinamente o substituto do FM será o online (por muito que isso poderá acarretar problemas de coberturas).
Aí, o principal desafio das rádios não será só as plataformas de áudio. Será também a possibilidade de escutar uma BBC Radio 1 sem quaisquer custos associados.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

modernices

• Hero Member
« Responder #201 em: Julho 17, 2024, 04:31:04 pm »
ahahahahah, nós é que estamos bem e os outros que estão a migrar para o DAB é que estão mal!
Em relação ao online ser espetacular desafio-o em território nacional a ouvir a Z100 online!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #202 em: Julho 17, 2024, 04:56:24 pm »
ahahahahah, nós é que estamos bem e os outros que estão a migrar para o DAB é que estão mal!
Em relação ao online ser espetacular desafio-o em território nacional a ouvir a Z100 online!

Estamos a divergir da Europa mas este não é um caso em que vá ser possível convergir grande coisa, lamento. São mercados diferentes e lógicas de consumo diferentes.

Projetos como o Observador, a CidadeFM, a SmoothFM, a TSF, todos eles são baseados numa lógica muito simples: emissores de um distrito que se captam em mais que um e as "sobras" que a orografia dá. Isto para esticar e dar nacional. O DAB limita tudo isso de uma maneira que o FM não limita, porque o FM ouve-se com mais ou menos ruído, em estéreo ou em mono, e o DAB... simplesmente não. Abaixo de um X de sinal, mais exigente que o FM regular, é como qualquer tecnologia digital, acabou-se.

E as redes DAB tendem em toda a Europa, já que seguimos por aí, a ser planeadas nacionalmente, em grandes centros orográficos típicos - que cá seriam Monsanto, Monte da Virgem, Lousã, etc - e a difundir a partir dessa lógica. Uma local teria, no máximo, proteção distrital, é o que dá para justificar. Mas e fora do distrito? Monte da Virgem perde Braga, Lousã não é Penacova, etc etc etc.

No Observador perderia potencialmente Braga e Coimbra. Na SmoothFM perderia potencialmente Coimbra e Aveiro. Na CidadeFM perderia potencialmente Leiria, Viana do Castelo, Beja e Portalegre (todos com escuta parcial). E por aí vamos.

Quanto à Z100, considere-o mais que feito e até lhe devolvo o galhardete: experimente utilizar uma VPN com servidor nos Estados Unidos. 8)

Tudo dito. E com o advento do Android Auto, paulatinamente o substituto do FM será o online (por muito que isso poderá acarretar problemas de coberturas).
Aí, o principal desafio das rádios não será só as plataformas de áudio. Será também a possibilidade de escutar uma BBC Radio 1 sem quaisquer custos associados.

Precisamente. E mais a mais com a expansão do inglês. Vai sempre haver uma forte preferência local, mas de resto será um desafio para rádios que não se destaquem, por exemplo.
« Última modificação: Julho 17, 2024, 05:00:01 pm por Memorias da Radio »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #203 em: Julho 17, 2024, 04:57:26 pm »
O online, nunca mas nunca substituirá de verdade as ondas Hertzianas, quer elas sejam analógicas ou digitais.
Pode ser a vontade de muitos, e conheço muitos diretores de rádio a preferirem o online ao DAB+.
Convém frisar que em caso de catástrofe natural ou nuclear, o primeiro a dar caput, é a NET.
Ouvir rádio com deelay?
Epah...
O online é a melhor alternativa, não tenho dúvidas disso.
Mas jamais será a melhor prioridade

ruicleto

• Hero Member
« Responder #204 em: Julho 17, 2024, 06:27:31 pm »
O online, nunca mas nunca substituirá de verdade as ondas Hertzianas, quer elas sejam analógicas ou digitais.
Pode ser a vontade de muitos, e conheço muitos diretores de rádio a preferirem o online ao DAB+.
Convém frisar que em caso de catástrofe natural ou nuclear, o primeiro a dar caput, é a NET.
Ouvir rádio com deelay?
Epah...

Recordo o mapa de implementação do DAB+ no mundo, e particularmente na europa: https://www.worlddab.org/countries
Deixem-me adivinhar que países europeus ainda não implementaram... vale a pena enunciá-los a todos, um por um, e verificar!
Só Portugal é que tem gente esperta ;) e esperar pelos GBs...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #205 em: Julho 17, 2024, 07:02:12 pm »
"Aqui em Portugal isso não resulta" ou "vamos esperar por X ou Y", deixando as coisas por fazer, é um argumento eterno, secular e que diz muito sobre o nosso atraso.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #206 em: Julho 18, 2024, 03:18:24 am »
Ouvir rádio com deelay?
Epah...

Recordo o mapa de implementação do DAB+ no mundo, e particularmente na europa: https://www.worlddab.org/countries
Deixem-me adivinhar que países europeus ainda não implementaram... vale a pena enunciá-los a todos, um por um, e verificar!
Só Portugal é que tem gente esperta ;) e esperar pelos GBs...

Até do ponto de vista político é vergonhoso olhar para este mapa. Claro está que o trauma da TDT não ajudou em nada as coisas a se resolverem, mas enfim. É o que temos. Pela minha parte, continuo a tentar mexer a minha reduzida esfera de influência, mas, lá está, as pessoas, particularmente quem tem poder de mudar isto, continua a achar que "não é prioridade". Por curiosidade, quando foi da passagem da AM para a FM, também fomos este atraso de vida?

Já ouvi quer o Ribeiro quer o Prof. Mendes a falarem que o futuro é o consumo digital. Tem o seu lugar, mas permitam-me discordar. Por a tua empresa nas mãos de outra, é uma espécie de suicídio assistido à tua autonomia, ainda para mais num mercado de telecomunicações que é uma espécie de oligopólio. Hoje em dia, as rádios dependem praticamente de si próprias para emitir, com o DAB + não muda significativamente. No dia em que tiverem de ter como intermediários os operadores de telecomunicações, mais cedo que tarde, estes vão querer abocanhar alguma fatia das receitas. Microeconomia I, de nada...

Por curiosidade, porque a Z100 bloqueia as emissões para fora dos USA? Alguém tem ideia?  Não me parece que essa seja a principal questão do online, embora, particularmente na rádio de palavra, que grande incentivo ou, traduzindo, lucro terá uma estação por ter ouvintes estrangeiros?
Portugal tem o síndrome de velhinho com demência na autoestrada: "olha-me estes tolos, todos em contramão!".

Essa desculpa do parque automóvel, pega q.b.. Mais envelhecido que em Portugal temos a Polónia, a larga distância de todos os outros, mas à nossa frente temos a Alemanha. a Espanha, a França, a Finlândia e a Roménia. Só ter aqui o eixo Franco-Alemão, mata este argumento. A guerra não é perdida se se usar os Fundos de Coesão, sim, a implementação do DAB encaixa que nem uma luva nessa definição, para a reconversão dos transmissores. O meu tem 5 anos, mas já me disseram que basta ir à Peugeot, instalar o software apropriado et voit lá, porque a placa que permite DAB já lá está por trás. Já vi autorrádios com DAB + à venda no Jumbo, daqueles para carros velhos, a uns míseros 50€. Nos novos, já é obrigatório trazer DAB +, Bruxelas já obriga.
A questão da rede, bom, a partir do momento em que se implementar DAB + nos centros emissores de escala nacional, claro que as atuais associações com expressão passarão a nacionais. Não vejo dúvida nisso, só mexer na legislação.

Ouvir rádio com deelay?
Epah...
Um exemplo que te é muito querido, Nélson. Um relato no FM e o mesmo no online. Ou na Box. Fiz essa experiência no Euro. Horr+ivel. São quase 30s de atraso, se for face à TV sem box, o atraso baixa para uns 15 s. Mesmo assim, ver o francês a marcar ouando o golo foi há mais de 1h. Nos passatempos, onde ligue já, como o Que Barulho é Este? isso é muito relevante. Bem como no intervir nos programas via Whatsapp. O DAB é uma necessidade. Ponto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #207 em: Julho 18, 2024, 12:28:07 pm »
Julgo que um operador de rede, como o atual para o sinal TDT (MEO), poderia também difundir o sinal DAB+, o que ajudava a rentabilizar a rede instalada e conseguia implementar a rádio digital em Portugal. Claro que o operador poderia ser outro - a concurso público...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #208 em: Julho 23, 2024, 01:38:46 pm »
Creio que a TDT Espanhola (sem certezas), dá para sincronizar a emissão com o áudio de uma rádio.
Tive a oportunidade de escutar o Alemanha vs Espanha pela RNE e creio que no Tablero Deportivo fizeram menção a isso.

Isso era uma maravilha por cá, pois evitavasse alguns comentários menos, vá, esclarecidos de alguns canais.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #209 em: Julho 23, 2024, 03:29:18 pm »
Creio que a TDT Espanhola (sem certezas), dá para sincronizar a emissão com o áudio de uma rádio.
Tive a oportunidade de escutar o Alemanha vs Espanha pela RNE e creio que no Tablero Deportivo fizeram menção a isso.

Isso era uma maravilha por cá, pois evitavasse alguns comentários menos, vá, esclarecidos de alguns canais.
Dá sim. Nas definições de áudio, como se fossemos ativar a áudio-descrição, tem lá o relato da rádio.
E os jogos que dão nos canais privados (Gol TV ou canais Movistar), dão uma panóplia de opções de rádios para ouvir (Cadena COPE, SER, Onda Cero, Marca e mesmo rádios regionais, como a RAC e a Catalunya Rádio da Catalunha).
Mas convém não esquecer, que estas últimas 4 rádios nacionais que citei, transmitem TODOS os jogos do campeonato espanhol.
Em Portugal isso não seria possível, porque não há nenhuma rádio a transmitir os jogos todos da liga portuguesa, e as que transmitem mais jogos, à exceção da Antena 1, as outras fazem tudo pela televisão (não são tanto o caso da RR, TSF e Observador, mas percebem a quem me refiro), impedindo a sincronização do som do relato com a imagem em tempo real.
Mas enquanto que em Espanha se pensa na qualidade do relato, aqui só se pensa em fazer, nem que seja pela TV.
A Europe 1 de França, que sempre teve tradição em acompanhar os grandes jogos da Liga Francesa, não teve dinheiro para os direitos radiofónicos do europeu.
Fizeram relatos pela TV? Não. Simplesmente não fizeram. Porque a rádio é no local.
Mas enquanto algumas almas não entenderem isto, admirem-se que a rádio em Portugal, esteja no estado que está, a achar-se que tudo pode ser plástico