O online, nunca mas nunca substituirá de verdade as ondas Hertzianas, quer elas sejam analógicas ou digitais.
Pode ser a vontade de muitos, e conheço muitos diretores de rádio a preferirem o online ao DAB+.
Convém frisar que em caso de catástrofe natural ou nuclear, o primeiro a dar caput, é a NET.
Ouvir rádio com deelay?
Epah...
O online é a melhor alternativa, não tenho dúvidas disso.
Mas jamais será a melhor prioridade
Recordo o mapa de implementação do DAB+ no mundo, e particularmente na europa: https://www.worlddab.org/countries
Deixem-me adivinhar que países europeus ainda não implementaram... vale a pena enunciá-los a todos, um por um, e verificar!
Só Portugal é que tem gente esperta e esperar pelos GBs...
Até do ponto de vista político é vergonhoso olhar para este mapa. Claro está que o trauma da TDT não ajudou em nada as coisas a se resolverem, mas enfim. É o que temos. Pela minha parte, continuo a tentar mexer a minha reduzida esfera de influência, mas, lá está, as pessoas, particularmente quem tem poder de mudar isto, continua a achar que "não é prioridade". Por curiosidade, quando foi da passagem da AM para a FM, também fomos este atraso de vida?
Já ouvi quer o Ribeiro quer o Prof. Mendes a falarem que o futuro é o consumo digital. Tem o seu lugar, mas permitam-me discordar. Por a tua empresa nas mãos de outra, é uma espécie de suicídio assistido à tua autonomia, ainda para mais num mercado de telecomunicações que é uma espécie de oligopólio. Hoje em dia, as rádios dependem praticamente de si próprias para emitir, com o DAB + não muda significativamente. No dia em que tiverem de ter como intermediários os operadores de telecomunicações, mais cedo que tarde, estes vão querer abocanhar alguma fatia das receitas. Microeconomia I, de nada...
ahahahahah, nós é que estamos bem e os outros que estão a migrar para o DAB é que estão mal!
Em relação ao online ser espetacular desafio-o em território nacional a ouvir a Z100 online!
Por curiosidade, porque a Z100 bloqueia as emissões para fora dos USA? Alguém tem ideia? Não me parece que essa seja a principal questão do online, embora, particularmente na rádio de palavra, que grande incentivo ou, traduzindo, lucro terá uma estação por ter ouvintes estrangeiros?
Portugal tem o síndrome de velhinho com demência na autoestrada: "olha-me estes tolos, todos em contramão!".
Nunca vai acontecer, ou pelo menos nem tão cedo essa temática do DAB. Com o parque automóvel mais envelhecido da Europa, a haver só mesmo Lisboa e Porto. França e etc fazem isso porque podem, não se vê praticamente um único carro mais antigo nos centros urbanos.
Essa desculpa do parque automóvel, pega q.b.. Mais envelhecido que em Portugal temos a Polónia, a larga distância de todos os outros, mas à nossa frente temos a Alemanha. a Espanha, a França, a Finlândia e a Roménia. Só ter aqui o eixo Franco-Alemão, mata este argumento. A guerra não é perdida se se usar os Fundos de Coesão, sim, a implementação do DAB encaixa que nem uma luva nessa definição, para a reconversão dos transmissores. O meu tem 5 anos, mas já me disseram que basta ir à Peugeot, instalar o software apropriado et voit lá, porque a placa que permite DAB já lá está por trás. Já vi autorrádios com DAB + à venda no Jumbo, daqueles para carros velhos, a uns míseros 50€. Nos novos, já é obrigatório trazer DAB +, Bruxelas já obriga.
A questão da rede, bom, a partir do momento em que se implementar DAB + nos centros emissores de escala nacional, claro que as atuais associações com expressão passarão a nacionais. Não vejo dúvida nisso, só mexer na legislação.
O online, nunca mas nunca substituirá de verdade as ondas Hertzianas, quer elas sejam analógicas ou digitais.
Pode ser a vontade de muitos, e conheço muitos diretores de rádio a preferirem o online ao DAB+.
Convém frisar que em caso de catástrofe natural ou nuclear, o primeiro a dar caput, é a NET.
Ouvir rádio com deelay?
Epah...
O online é a melhor alternativa, não tenho dúvidas disso.
Mas jamais será a melhor prioridade
Um exemplo que te é muito querido, Nélson. Um relato no FM e o mesmo no online. Ou na Box. Fiz essa experiência no Euro. Horr+ivel. São quase 30s de atraso, se for face à TV sem box, o atraso baixa para uns 15 s. Mesmo assim, ver o francês a marcar ouando o golo foi há mais de 1h. Nos passatempos, onde ligue já, como o Que Barulho é Este? isso é muito relevante. Bem como no intervir nos programas via Whatsapp. O DAB é uma necessidade. Ponto.