A partir de quarta-feira, 8 de março, o sistema "RadioDNS" fará parte das emissões da Rádio da Chéquia, sendo possível criar conetividade com a Internet.
Tecnicamente, todas as estações públicas FM e DAB+ estarão ligadas a diversos serviços da Web.
Mais um passo em frente deste país!
Depois dirão que, em Portugal, somos ultrapassados em tecnologia e outros...
Notícia disponível em www.worlddab.org
Entre as vantagens do DAB+, existem duas que se destacam: redução do consumo energético, os emissores DAB+ consomem menos energia que os de FM; possibilidade de partilha de custos na exploração das redes de difusão. Estes dois fatores, por si, deviam fazer ponderar os responsáveis e delinear uma estratégia. O futuro começa hoje, a inércia que se verifica pode implicar que esta seja uma oportunidade perdida. Os problemas que se constatam hoje com o FM, os quais muitos destes o DAB+ dá resposta, tendem prolongar-se indefinidamente.
---/---
O FM é uma tecnologia do passado. Foi desenvolvido na década de 30 do séc XX, verificaram-se avanços e recuos, tendo havido, na década de 70, com o avanço da tecnologia de fabrico de recetores, um aumento exponencial de ouvintes. O som era significativamente superior às tecnologias de receção precedentes, os fabricantes de sistemas HI-FI investiam na qualidade de construção, escolha de componentes internos e especificações técnicas, mas também no design de produto, conferindo uma estética sofisticada e apelativa para os consumidores. Toda a gente queria ter um sistema desses em casa. Eis um exemplo de sintonizar ‘Pionner’ da década de 70:
ou a demonstração de um sistema de finais dos anos 70/ início dos anos 80.
Sistema de som prateado, por componentesO sucesso do FM na década de 70 deve-se à “época de ouro” do Rock e outros géneros, tendo esta tecnologia soado bastante apelativa para acompanhar essas sonoridades, já que a qualidade de som esmagava as tecnologias do passado baseadas na modulação de amplitude. Em 1976, o Rock tinha uma multidão de entusiastas:
BOSTON - More than a feeling (1976) | [*****]
Para muitos países o futuro da rádio já começou com o DAB+. E em Portugal, oportunidade perdida?