"2024 será el año del lanzamiento de la DAB+ en España". Por ocasião dos cem anos da rádio em Espanha, surge a notícia desenvolvida em (vale a pena ler pois também menciona Portugal):
https://www.gorkazumeta.com/2023/12/2024-sera-el-ano-del-lanzamiento-de-la.html
Pode ser que se vá ouvindo rádio espanhola em Portugal no DAB+.
Aqui por cima pelo Minho e Douro Litoral pode ser que a sorte nos toque, isto se instalarem emissores no Monte Faro ou no Aloia...
Os emissores em FM com frequências bastante pressionados do Monte Faro/Vezinos do Domaio conseguem deixar sinal relativamente bom no Norte do Porto. Sabendo que o DAB + não chega tão longe quanto o FM, ainda assim diria que é capaz de dar para ouvir do Norte do Porto em diante, considerando que na frequência mais limpa, 100.6, a SER-VIGO até consegue chegar a Aveiro, ainda que em condições algo sofríveis. O espectro no DAB vai estar totalmente limpo... até quando? Não sabemos! Mas neste momento tomara grande parte das rádios se aguentarem, quanto mais fazerem investimentos. Aposto que a TSF já deve estar a fazer planos para o DAB +, com o que vai poupar em despedimentos.
Eu creio que as rádios nacionais vão ser as que menos vão sofrer, no caso de existir essa transição FM para DAB+, porque as rádios nacionais já estão todas digitalizadas.
No fundo, é só mesmo fazer a ligação para os emissores DAB+, e colocar tudo em conformidade nos mesmos (creio que em termos técnicos, não foge disto, mesmo não tendo esse conhecimento mais específico).
Relativamente às rádios locais, aí sim, as rádios locais teriam que gastar muito e bom dinheiro, porque a maioria das rádios em Portugal, ainda emite com equipamentos analógicos, e há uma quantidade absurda de rádios com as mesmas mesas de som que tinham há 30 anos.