Autor Tópico: Rádio em Espanha  (Lida 62910 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Rádio em Espanha
« em: Outubro 07, 2017, 12:56:48 pm »
Ora bem,tenho aqui uma pequena dúvida,sobre várias estações de rádio de espanha.
Rádios como a Cadena Ser,Cadena 100,Los 40,M80 Cadena Dial entre outras rádios,bem como as nacionais,alguém sabe se têm a mesma emissão ou se têm desdobramento local?
Um pequenissimo aparte,quer-me parecer que as rádios ditas musicais de espanha são muito semelhantes às nossas.
Neste momento a ouvir Cadena 100,apesar de notar playlist mais variada,noto que têm o chavão de 45 minutos sem interrupções,por exemplo...
Não sei até que ponto são as nossas rádios a copiar nuestros hermanos ou vice-versa...
« Última modificação: Novembro 20, 2021, 07:14:04 pm por AG »

Poltergeist

• Newbie
  • *
Re: Rádio em Espanha
« Responder #1 em: Outubro 07, 2017, 02:31:14 pm »
Pelo que já ouvi, a Onda Cero e a Cadena Ser têm emissões locais. Sendo ambas rádios focadas na informação, têm vários horários dedicados às noticias locais e divulgação de eventos para as populações locais abrangidas pela cobertura de cada emissor.

A Ser opera em Onda Média, onde no Algarve os emissores de Cádiz (990 kHz), Sevilha (792 kHz) e Jerez de la Frontera (1026 kHz) se fazem ouvir em boas condições regularmente, e têm horários nos quais há emissão própria para cada um deles.

O mesmo se observa em FM quando, em dias de maior propagação, entram os emissores das mesmas regiões (às vezes causando interferências nos emissores algarvios). Pelo que sei, há emissões distintas nos emissores da Onda Cero em 101.2 MHz (Huelva), 101.4 MHz (Cádiz) e 90.3 MHz (Jerez de la Frontera). O mesmo se passa com os emissores da Ser em 98.1 MHz (Huelva) e 90.8 MHz (Jerez de la Frontera), o último estando em paralelo com a respectiva frequência em OM conforme escrito acima. (Nota: também havia um emissor de OM em Huelva em 1098 kHz que emitia em paralelo com os 98.1 MHz.)

A M80 acho eu que também tem desdobramentos locais, mas não é uma rádio que alguma vez tenha captado em frequências diferentes de modo a averiguar tal. Tenho ideia que a Los 40 Principales e a Cadena Dial têm emissões locais, inclusivamente já ouvi anúncios bastante alusivos à região onde os emissores estão localizados. A Cadena 100, do que já ouvi, não tem emissões locais.

Outra rádio que tem emissões locais é a COPE, que à semelhança da Cadena Ser e Onda Cero, é uma rádio de informação.

E já agora, não são só as cadeias de emissores locais a terem este tipo de emissões: a Radio 1 e Radio 5 da RNE também têm desdobramentos locais, a Radio 5 mostra sempre RDS local (ex. "RNE 5-CA" para os 106.3 de Cádiz), mas a Radio 1 troca de RDS nos horários de emissão local (ex. "RNE1-AND" para emissores localizados na Andaluzia).

O mesmo se observa em rádios regionais, como a Canal Sur ou a Radio Andalucía Información.
« Última modificação: Outubro 07, 2017, 02:52:31 pm por Poltergeist »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2 em: Outubro 07, 2017, 07:47:55 pm »
Pelo que já ouvi, a Onda Cero e a Cadena Ser têm emissões locais. Sendo ambas rádios focadas na informação, têm vários horários dedicados às noticias locais e divulgação de eventos para as populações locais abrangidas pela cobertura de cada emissor.

A Ser opera em Onda Média, onde no Algarve os emissores de Cádiz (990 kHz), Sevilha (792 kHz) e Jerez de la Frontera (1026 kHz) se fazem ouvir em boas condições regularmente, e têm horários nos quais há emissão própria para cada um deles.

O mesmo se observa em FM quando, em dias de maior propagação, entram os emissores das mesmas regiões (às vezes causando interferências nos emissores algarvios). Pelo que sei, há emissões distintas nos emissores da Onda Cero em 101.2 MHz (Huelva), 101.4 MHz (Cádiz) e 90.3 MHz (Jerez de la Frontera). O mesmo se passa com os emissores da Ser em 98.1 MHz (Huelva) e 90.8 MHz (Jerez de la Frontera), o último estando em paralelo com a respectiva frequência em OM conforme escrito acima. (Nota: também havia um emissor de OM em Huelva em 1098 kHz que emitia em paralelo com os 98.1 MHz.)

A M80 acho eu que também tem desdobramentos locais, mas não é uma rádio que alguma vez tenha captado em frequências diferentes de modo a averiguar tal. Tenho ideia que a Los 40 Principales e a Cadena Dial têm emissões locais, inclusivamente já ouvi anúncios bastante alusivos à região onde os emissores estão localizados. A Cadena 100, do que já ouvi, não tem emissões locais.

Outra rádio que tem emissões locais é a COPE, que à semelhança da Cadena Ser e Onda Cero, é uma rádio de informação.

E já agora, não são só as cadeias de emissores locais a terem este tipo de emissões: a Radio 1 e Radio 5 da RNE também têm desdobramentos locais, a Radio 5 mostra sempre RDS local (ex. "RNE 5-CA" para os 106.3 de Cádiz), mas a Radio 1 troca de RDS nos horários de emissão local (ex. "RNE1-AND" para emissores localizados na Andaluzia).

O mesmo se observa em rádios regionais, como a Canal Sur ou a Radio Andalucía Información.
No caso da região da Extremadura espanhola, a estação do serviço público regional (Canal Extremadura Radio) não efectua, tanto quanto sei, desdobramentos locais. Já a rádio pública nacional, a RNE, efectua desdobramentos regionais na Rádio 1 e Rádio 5 Todo Notícias a partir dos centros de produção de Badajoz e Cáceres, pelo menos. A SER e a COPE efectuam desdobramentos locais, como referiu o "Poltergeist"; todavia, há que acrescentar a Onda Cero (pelo menos nos 104,8 Badajoz). Do que tenho (ou)"visto", ao longo dos anos, as rádios musicais (40, Cadena Dial, Cadena 100, Rock FM, etc) limitam-se a desdobrar a emissão para difundir publicidade local.

Enviado através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3 em: Novembro 03, 2017, 11:30:56 pm »
SER, RNE Radio 1 e Radio 5, COPE e Onda Cero têm todas emissões regionais, em todo o país. Em algumas destas rádios estas emissões regionais são feitas nas outras línguas oficiais fora do castelhano como o galego, catalão ou basco.
A RNE tem ainda uma rádio exclusivamente para a Catalunha - a Radio 4, em catalão - mas pelo que já ouvi falar é completamente ignorada e irrelevante e já esteve várias vezes para ser fechada, muito porque existe uma rádio pública do Governo Regional da Catalunha (a agora tão famosa Generalitat) e várias privadas na concorrência e claro, deve ser anti-independentista. A SER tem ainda programas próprios em catalão enquanto o resto do país está em emissão nacional.
Pelo menos a SER e a Onda Cero têm para além dos noticiários regionais um programa de desporto regional de 1 hora. Depois ainda há uma 5ª generalista que surgiu há alguns anos, a EsRadio, mas que está longe de ter cobertura nacional e pelo que sei é tudo feito em Madrid.

As musicais apenas fazem desdobramentos para publicidade como já disseram (será que funcionaria em Portugal?), se bem que ouvi falar que na Catalunha havia uma lei que obrigava a cumprir um X de horas de emissão em catalão e que pelo menos a 40 Principales fazia isso, não sei se ainda é assim...

A Radio Galega sei que tem desdobramentos locais. Mas penso que depende de região para região com as escolhas de programação de cada rádio pública regional.

Para finalizar, e já tenho alguma experiência nos meus Verões com a rádio espanhola, sempre achei que as nossas rádios musicais são mais variadas que por lá* e que as novidades chegam muito mais depressa cá... então a 40 Principales é repetir até a exaustão, até parece que só tem mesmo 40 músicas para passar... das piores rádios que já ouvi. 

*tirando a Radio 3 claro, é um mundo à parte não só em Espanha mas em quase todo o lado. Eu não sou apreciador do modelo e acho-o muito elitista, mas é a única alternativa aos hits por lá.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #4 em: Novembro 04, 2017, 12:18:43 am »
As musicais apenas fazem desdobramentos para publicidade como já disseram (será que funcionaria em Portugal?), se bem que ouvi falar que na Catalunha havia uma lei que obrigava a cumprir um X de horas de emissão em catalão e que pelo menos a 40 Principales fazia isso, não sei se ainda é assim...
A MCR faz, mesmo nas frequências temáticas '24 horas', como a M80 Porto ou a Cidade Coimbra. Mas são apenas 1 ou 2 anúncios no máximo, e nas horas de ponta...
Mas a Cidade Viseu tem bastante publicidade local mesmo em períodos de emissão 'nacional'.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5 em: Novembro 04, 2017, 01:34:52 am »
A MCR faz, mesmo nas frequências temáticas '24 horas', como a M80 Porto ou a Cidade Coimbra. Mas são apenas 1 ou 2 anúncios no máximo, e nas horas de ponta...
Mas a Cidade Viseu tem bastante publicidade local mesmo em períodos de emissão 'nacional'.

Sim eu sei, mas só fazem isso porque são praticamente obrigadas... eu não sei como será a lei em Espanha mas a publicidade regional deve ser mais opção e não obrigação. Eu estava a pensar mais se uma Comercial, uma RFM ou uma RR fariam isso de livre vontade mesmo sem terem essas obrigaçóes legais, ou não...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #6 em: Novembro 04, 2017, 10:18:32 am »
Na Cidade Viseu é só na local... Que abusa um bocado...  A M80 da 1 ou 2 anúncios... A de Fafe da mais.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #7 em: Novembro 04, 2017, 11:27:59 am »
Na Cidade Viseu é só na local... Que abusa um bocado...  A M80 da 1 ou 2 anúncios... A de Fafe da mais.

Verdade.
A Cidade Viseu é, de todas as locais, aquela que mais pub da terra toca. Não compreendo muito bem o porquê, atendendo que todas as outras locais se tocarem 2 ou 3 spots da região onde emite já é muito.
Devem ter um bom comercial em Viseu... não sei.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #8 em: Novembro 04, 2017, 04:30:57 pm »
Rádio Viriato...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #9 em: Novembro 04, 2017, 05:09:13 pm »
Rádio Viriato...

Ficou só com a equipa comercial? Tudo o resto vem da capital, certo?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #10 em: Novembro 04, 2017, 07:31:54 pm »
Sim a equipa comercial mantem se...
E a publicidade local resulta de ligação ao estudio.

364m

• Full Member
« Responder #11 em: Novembro 04, 2017, 10:27:34 pm »

Verdade.
A Cidade Viseu é, de todas as locais, aquela que mais pub da terra toca. Não compreendo muito bem o porquê, atendendo que todas as outras locais se tocarem 2 ou 3 spots da região onde emite já é muito.
Devem ter um bom comercial em Viseu... não sei.

Não faço ideia se é a "Cidade Viseu é, de todas as locais, aquela que mais pub da terra toca' o que sei é que é normal a do Redondo passar blocos de 7, 8 e mais anúncios, sempre com alguns espanhóis!

364m

• Full Member
« Responder #12 em: Novembro 04, 2017, 10:33:04 pm »
Há algum tempo atrás a SER em emissão nacional fazia divisão regional 2/3 minutos antes de cada hora para publicidade regional, para fazer a junção nacional ao sinal horário.

1simplesouvinte

• Newbie
  • *
« Responder #13 em: Novembro 07, 2017, 07:10:14 pm »
Confirmo que a Los 40 faz desdobramentos apenas para publicidade. O que não tenho a certeza é se nalgumas fazem desdobramentos e noutras não. Já notei a frequência de Cáceres (92.6) fazer desdobramentos enquanto a de Béjar (96.5) manter-se em cadeia.

O RDS de Béjar fica CUARENTA enquanto Cáceres LOS 40. Infelizmente o PI era mesmo e torna-se uma salganhada nos desdobramentos.

Algumas rádios continuam a usar o RDS dinâmico mesmo sendo locais ou emissor local de uma cadeia. É o caso da COPE que na frequência de Cidade Rodrigo diz COPE / CIUDAD / RODRIGO / 98.8

Em Portugal os desdobramentos praticamente não existem. Quando existem, quase todos servem apenas para publicidade.

A Cidade Alentejo também tem um departamento comercial porque há uns meses anunciavam preços promocionais no meio dos 10 ou 12 spots regionais.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #14 em: Novembro 07, 2017, 07:57:02 pm »
Desconhecia isso da Cidade de Redondo.