Autor Tópico: Rádio em Espanha  (Lida 130646 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: Rádio em Espanha
« Responder #600 em: Outubro 10, 2025, 11:29:56 pm »
Para quem for amante da boa música brasileira, seja ela antiga ou moderna, é ouvir Sextas das nossas 21h às nossas 23h, o programa Desafinado da Rádio 3, é excelente, pena ser à hora de alguns bons programas nas nossas rádios, mas sempre se pode ouvir depois.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #601 em: Outubro 16, 2025, 10:47:37 am »
As emissões DAB+ em Espanha começaram a ser distribuídas também no âmbito regional pela RTVE. Um bom exemplo para a nossa RTP, se quiser difundir alguma das suas estações (por exemplo a Antena1) em desdobramentos regionais... isto quando tivermos rádio digital, que, por este andamento, só quando as galinhas tiverem dentes...
notícia disponível em:
https://albertomartospersonal.blogspot.com/2025/10/regionalizados-los-multiplex-mf1-en-dab.html?spref=fb

Yagi

• Jr. Member
  • **
« Responder #602 em: Outubro 16, 2025, 12:56:12 pm »
Emissões com desconexão regional, à semelhança do que acontece com o FM e previsto no decreto real publicado alguns dias atrás. Por cá tudo continua opaco...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #603 em: Outubro 21, 2025, 09:34:25 am »
Este fim-de-semana, estive em Espanha (Córdoba), e talvez deva contar aqui a minha experiência, como ouvinte de rádio.
Para uma cidade do interior da Andaluzia, é impressionante a cidade que têm, desenvolvida, com gente nas ruas até bem tarde, não vivessem cerca de 300000 pessoas em Córdoba.
No que toca às rádios, as "nacionais" (informativas e musicais) ouvem-se praticamente todas. As regionais do Canal Sur Radio, também (e com emissores bem potentes).
Logicamente, sendo eu, um homem da rádio desportiva, não podia ficar de fora.
Sábado, depois das 13h (hora espanhola), a COPE arrancava com a emissão desportiva, que estender-se-ia até ao início da madrugada. Uma hora depois, arrancaram as restantes informativas para uma emissão desportiva, igualmente até de madrugada.
Domingo, o mesmo filme, mas com a emissão de desporto na COPE a arrancar logo depois do Angelus e da hora certa (às 11h portuguesas).
No domingo, foi dia de dérbi andaluz em Córdoba, jogo a contar para a SEGUNDA liga espanhola (as maiúsculas são propositadas para o que vou escrever a seguir).
Receção ao Almería, jogo que na época passada teve agressões físicas entre as duas claques.
E já que por lá estava, fui ao jogo.
O Canal Sur Radio, como rádio pública da Andaluzia, fez reportagem junto dos adeptos dos dois clubes, mesmo no interior do estádio, numa tentativa de promover o Fairplay entre os adeptos dos dois clubes (o repórter esteve a menos de 1 metro de mim), e relataram o jogo na íntegra, com comentadores, e repórteres na tribuna (a Liga de Clubes espanhola há mais de uma década que proibiu os repórteres de pista para as rádios).
No que toca às outras rádios, uma rádio local de Almería fez o relato com base nas imagens televisivas (os direitos radiofónicos não são nada baratos).
A Radio Marca Córdoba desdobrou da emissão nacional, para fazer o relato na íntegra pela TV (e mesmo na emissão nacional, também fizeram as intervenções com base nas imagens televisivas, o que me surpreendeu bastante pela negativa, para uma rádio com a expressão da Marca).
No estádio, a UD Almería Radio (que emite em FM) fez o relato do jogo na íntegra, no local.
A RNE 1 e a Onda Cero tiveram repórteres no estádio, para intervenções nas emissões nacionais.
A SER e a COPE também, mas com uma diferença das outras nacionais: desdobraram a emissão em Córdoba. A SER, com dois emissores em FM em Córdoba, o emissor principal ficou ligado à emissão nacional, e a SER+ transmitiu exclusivamente o dérbi. A COPE, com apenas um emissor em FM, transmitiu a emissão nacional em FM, e desdobrou a emissão na Onda Média, para a transmissão em exclusiva do dérbi (para além de ambos os desdobramentos nas ondas hertzianas, os desdobramentos, logicamente que também foram feitos nos sites e nas aplicações da SER e da COPE). Ou seja, tanto a SER como a COPE tiveram dois repórteres no estádio, um para a emissão nacional, outro para a emissão local.
Só de pensar que há jogos da segunda liga portuguesa, em que o único órgão de comunicação social presente é a Sport TV...
Por isso, como podemos concluir, um mundo totalmente à parte do nosso.
Para concluir: escutei DAB+ pela primeira vez em Córdoba.
Há uma clara diferença na qualidade de som, ainda que, as principais rádios, não estejam no DAB+ (pelo menos em Córdoba, não captei nada das chamadas nacionais).
Foi uma excelente experiência, e quando me perguntarem porquê que deixei de acreditar na rádio do meu país, mostrar-lhes-ei este texto.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #604 em: Outubro 21, 2025, 10:08:38 am »
Sendo vizinhos (Portugal e Espanha) as diferenças são enormes. Parece que mudamos de planeta...
Em Espanha houve investimentos, na realidade, em infraestruturas que proporcionam qualidade de vida às pessoas. A população das cidades espanholas, normalmente numerosa, permite uma dimensão que não é comparável à portuguesa, também na presença em eventos desportivos (os estádios em Portugal estão, normalmente, "às moscas"). No que respeita à rádio (idem se aplica à TDT), a qualidade dos emissores e proliferação de estações emissoras, com qualidade, é indiscutível. Quanto ao DAB+, a Espanha apenas há um ano começou os investimentos a sério, que se prevê sejam massivos dentro do espaço temporal de um ano.
Quanto à qualidade de som em DAB+, espero que o "nelsonsoares" tenha aumentado bem o volume de som e constatado que não existe qualquer ruído de fundo nem distorção, e o som é francamente superior ao da FM para além das muitas funcionalidades que o digital permite.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #605 em: Outubro 21, 2025, 10:47:56 am »
...No que toca às outras rádios, uma rádio local de Almería fez o relato com base nas imagens televisivas (os direitos radiofónicos não são nada baratos)...
Só agora reparei...
Quando aqui disse que era uma rádio local de Almería, queria dizer que era uma rádio local de Córdoba.
Foi um engano, da minha parte

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #606 em: Outubro 21, 2025, 11:25:15 am »
De facto é outro mundo, mesmo. Aqui por Portugal, onde a área é mais pequena, um desdobramento distrital já permitia uma escala igual ou superior à espanhola, mesmo no interior; e um desdobramento regional daria qualquer coisa entre 700 mil e 3 milhões de pessoas por região, isto no continente.

Enquanto isso, temos uma TSF que nem para autárquicas desdobra, uma RR que acabou com as vozes regionais, uma Antena 1 que não tem desdobramentos e é a única a ter um tipo de acompanhamento mais aproximado, e a Rádio Observador que descentraliza nalguns pontos mas não desdobra também.

As locais são demasiado locais e estão limitadas ao raio mais próximo de atribuição do alvará, em vez de poderem escolher onde se posicionar no distrito e ter garantias de cobertura distrital, e por sua vez estão demasiado preocupadas com o caciquismo municipal e serem jukeboxes que empregam duas pessoas e um periquito (numa boa parte). Se às locais lhes fosse dada mais força e validação pela medição de audiências, já podíamos se calhar ter relatos assim - mas não dá, porque a Marktest obriga a ter escala para aparecer.

Tinha que ser um grupo criado que tivesse vários produtos regionais (por exemplo 4 emissores na zona Centro com uma estação, 4 a Norte com outra estação diferente, etc) para aparecer em agregado e acabar com esta vergonha ibérica e, deverei mesmo dizer, europeia.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #607 em: Outubro 26, 2025, 02:20:12 pm »
Também, devido ao meu trabalho já tinha reparado que por vezes algumas começavam ao fim-de-semana de manhã a emissão desportiva, ou seja, quando é necessário, não é a uma hora rígida, como infelizmente acontece por cá e dura o tempo que for preciso. Cá quando passam x horas de emissão em directo, começam logo a dizer, a emissão já vai longa, ou no fim dizem coisas como chega agora ao fim esta longa emissão, a emissão tem o tempo que tem de ter, seja longa ou curta, e como começa quando tem de começar.

Recentemente 2 das rádios públicas de Espanha, dedicaram espaço à música portuguesa:
A rádio clássica dedicou 1h à guitarra Portuguesa, num programa dedicado aos instrumentos: https://www.rtve.es/play/audios/instrumentarium/
A Rádio 3 dedicou uma parte do programa Quando Los Elefantes Sueñan com La Musica de 23 de Outubro, ao novo álbum do pianista Júlio Resende e também ao primeiro álbum da filha do músico Rodrigo Leão, a Sofia Leão: https://www.rtve.es/play/audios/cuando-los-elefantes-suenan-con-la-musica/

ruicleto

• Hero Member
« Responder #608 em: Outubro 26, 2025, 03:17:36 pm »
Também, devido ao meu trabalho já tinha reparado que por vezes algumas começavam ao fim-de-semana de manhã a emissão desportiva, ou seja, quando é necessário, não é a uma hora rígida, como infelizmente acontece por cá e dura o tempo que for preciso. Cá quando passam x horas de emissão em directo, começam logo a dizer, a emissão já vai longa, ou no fim dizem coisas como chega agora ao fim esta longa emissão, a emissão tem o tempo que tem de ter, seja longa ou curta, e como começa quando tem de começar.

Recentemente 2 das rádios públicas de Espanha, dedicaram espaço à música portuguesa:
A rádio clássica dedicou 1h à guitarra Portuguesa, num programa dedicado aos instrumentos: https://www.rtve.es/play/audios/instrumentarium/
A Rádio 3 dedicou uma parte do programa Quando Los Elefantes Sueñan com La Musica de 23 de Outubro, ao novo álbum do pianista Júlio Resende e também ao primeiro álbum da filha do músico Rodrigo Leão, a Sofia Leão: https://www.rtve.es/play/audios/cuando-los-elefantes-suenan-con-la-musica/

Obrigado pela excelente partilha!

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #609 em: Outubro 27, 2025, 11:37:44 am »

Na minha curta passagem pelo País Basco em 2021, cheguei a ouvir um excelente programa de fados, na Radio Clásica.
Para mim, que não sou um grande ouvinte do estilo, a Radio Clásica é muito mais audível, que a irmã portuguesa.
Mas isso é apenas uma opinião

tuscano332

• Hero Member
« Responder #610 em: Outubro 27, 2025, 12:40:24 pm »

Na minha curta passagem pelo País Basco em 2021, cheguei a ouvir um excelente programa de fados, na Radio Clásica.
Para mim, que não sou um grande ouvinte do estilo, a Radio Clásica é muito mais audível, que a irmã portuguesa.
Mas isso é apenas uma opinião
Cheguei a ouvir esse programa de fados da Rádio Clássica, salvo erro, era às Sextas à Noite e era bom. Agora há estes apontamentos de vez em quando, um bom, programa na Rádio 3, às Sextas à noite, mas é de boa música brasileira, o Desafinado(21h-23h, hora de Portugal) e esse dos Elefantes que vai passando alguma música portuguesa e brasileira ao inicio das tardes nos dias de semana(13h hora de Portugal).
« Última modificação: Outubro 27, 2025, 01:37:27 pm por AG »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #611 em: Novembro 01, 2025, 12:44:13 am »
A Orquestra e Coros da RTVE são excelentes, adorei ouvir o concerto desta noite de Sexta 31 de Outubro, que me fez ouvir apenas a 2ª parte do da Antena2.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #612 em: Novembro 01, 2025, 11:33:21 am »
Segundo Gorka Zumeta, no seu artigo disponível em https://www.gorkazumeta.com/2025/10/gorka-zumeta-la-radio-le-viene-bien-la.html: “estamos en una situación en la que la radio tiene que tomar decisiones. La radio tiene que mover ficha, porque si no algo va a pasar con ella y se va a acelerar su decadencia, porque no hay renovación generacional. Pero el problema no es sólo de la radio, el problema es de país. El problema es que tenemos un crecimiento vegetativo negativo desde hace ya varios años, que no hay gente joven, no hay niños, no hay jóvenes. Y si encima los jóvenes no prestan atención a la radio porque consideran que es un medio anacrónico, antiguo, superado, estamos ante la tormenta perfecta”.
Tal pensamento, encaixa que nem uma luva ao panorama radiofónico português...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #613 em: Novembro 04, 2025, 11:08:33 am »
Segundo Gorka Zumeta, no seu artigo disponível em https://www.gorkazumeta.com/2025/10/gorka-zumeta-la-radio-le-viene-bien-la.html: “estamos en una situación en la que la radio tiene que tomar decisiones. La radio tiene que mover ficha, porque si no algo va a pasar con ella y se va a acelerar su decadencia, porque no hay renovación generacional. Pero el problema no es sólo de la radio, el problema es de país. El problema es que tenemos un crecimiento vegetativo negativo desde hace ya varios años, que no hay gente joven, no hay niños, no hay jóvenes. Y si encima los jóvenes no prestan atención a la radio porque consideran que es un medio anacrónico, antiguo, superado, estamos ante la tormenta perfecta”.
Tal pensamento, encaixa que nem uma luva ao panorama radiofónico português...
Eu vejo que muitos jovens ouvem a rádio que o pai tiver ligada no carro, depois não ligam mais para ela, não vão escutar um programa especifico, nem ouvir rádio em casa, excepto algum dos espaços de humor, no youtube, Instagram ou Tik Tok, não passa dai. Alguns ainda pedem ou colocam no carro as rádios mais jovens (não aqui onde eu vivo que não apanha) Cidade, Mega, etc, mas muito poucos depois a vão a ouvir para casa, é um pouco o que eu acredito. Um ou outro até ouve  podcast, mas também não acredito que por cá sejam muitos, infelizmente é isto, mas a rádio não pode desistir, se até agora não morreu, vai resistir e aguentar-se.

Em relação a Espanha talvez o problema seja de a grande maioria das rádios serem de muita palavra a e as de mais música serem fracas, mas não tenho a certeza se isso influência muito ou não.
« Última modificação: Novembro 04, 2025, 11:11:28 am por tuscano332 »