Este fim-de-semana, estive em Espanha (Córdoba), e talvez deva contar aqui a minha experiência, como ouvinte de rádio.
Para uma cidade do interior da Andaluzia, é impressionante a cidade que têm, desenvolvida, com gente nas ruas até bem tarde, não vivessem cerca de 300000 pessoas em Córdoba.
No que toca às rádios, as "nacionais" (informativas e musicais) ouvem-se praticamente todas. As regionais do Canal Sur Radio, também (e com emissores bem potentes).
Logicamente, sendo eu, um homem da rádio desportiva, não podia ficar de fora.
Sábado, depois das 13h (hora espanhola), a COPE arrancava com a emissão desportiva, que estender-se-ia até ao início da madrugada. Uma hora depois, arrancaram as restantes informativas para uma emissão desportiva, igualmente até de madrugada.
Domingo, o mesmo filme, mas com a emissão de desporto na COPE a arrancar logo depois do Angelus e da hora certa (às 11h portuguesas).
No domingo, foi dia de dérbi andaluz em Córdoba, jogo a contar para a SEGUNDA liga espanhola (as maiúsculas são propositadas para o que vou escrever a seguir).
Receção ao Almería, jogo que na época passada teve agressões físicas entre as duas claques.
E já que por lá estava, fui ao jogo.
O Canal Sur Radio, como rádio pública da Andaluzia, fez reportagem junto dos adeptos dos dois clubes, mesmo no interior do estádio, numa tentativa de promover o Fairplay entre os adeptos dos dois clubes (o repórter esteve a menos de 1 metro de mim), e relataram o jogo na íntegra, com comentadores, e repórteres na tribuna (a Liga de Clubes espanhola há mais de uma década que proibiu os repórteres de pista para as rádios).
No que toca às outras rádios, uma rádio local de Almería fez o relato com base nas imagens televisivas (os direitos radiofónicos não são nada baratos).
A Radio Marca Córdoba desdobrou da emissão nacional, para fazer o relato na íntegra pela TV (e mesmo na emissão nacional, também fizeram as intervenções com base nas imagens televisivas, o que me surpreendeu bastante pela negativa, para uma rádio com a expressão da Marca).
No estádio, a UD Almería Radio (que emite em FM) fez o relato do jogo na íntegra, no local.
A RNE 1 e a Onda Cero tiveram repórteres no estádio, para intervenções nas emissões nacionais.
A SER e a COPE também, mas com uma diferença das outras nacionais: desdobraram a emissão em Córdoba. A SER, com dois emissores em FM em Córdoba, o emissor principal ficou ligado à emissão nacional, e a SER+ transmitiu exclusivamente o dérbi. A COPE, com apenas um emissor em FM, transmitiu a emissão nacional em FM, e desdobrou a emissão na Onda Média, para a transmissão em exclusiva do dérbi (para além de ambos os desdobramentos nas ondas hertzianas, os desdobramentos, logicamente que também foram feitos nos sites e nas aplicações da SER e da COPE). Ou seja, tanto a SER como a COPE tiveram dois repórteres no estádio, um para a emissão nacional, outro para a emissão local.
Só de pensar que há jogos da segunda liga portuguesa, em que o único órgão de comunicação social presente é a Sport TV...
Por isso, como podemos concluir, um mundo totalmente à parte do nosso.
Para concluir: escutei DAB+ pela primeira vez em Córdoba.
Há uma clara diferença na qualidade de som, ainda que, as principais rádios, não estejam no DAB+ (pelo menos em Córdoba, não captei nada das chamadas nacionais).
Foi uma excelente experiência, e quando me perguntarem porquê que deixei de acreditar na rádio do meu país, mostrar-lhes-ei este texto.