Por uns tempos que estive em Sevilha, a MegaStar era das que mais sintonizava não só pela seleção musical mas também pelo "radio imaging", onde todas as músicas tinham a sua "power intro" (introdução) , coisa que não se faz em Portugal. Outra que também ouvia muito era a Máxima FM, que considerava das melhores no formato EDM, com bons locutores, os engarrafamentos tornavam-se num momento de prazer. Infelizmente, pelo declÃnio de audiência, a rádio perdeu a maior parte dos seus repetidores e recentemente apenas emite online e em Pontevedra 92.7 (playlist de computador automatizada), sob a marca Los40 ( Los40 Dance).
Parece-me que as rádios jovens em Espanha têm menos preponderância do que em Portugal. Considerando a dimensão do paÃs, a rede de emissores, verifica-se que as audiências da Los40, MegaStar e Hit FM, no seu conjunto e em termos relativos são piores que as da Cidade FM/Mega/NovaEra.
Outro aspeto que me parece interessante é a diferença no que diz respeito a presença nas redes sociais das próprias rádios e animadores. É incrÃvel como o engagment é tão mas tão mais baixo do lado oposto da fronteira, com 5x mais população. Na MegaStar tens animadores com 500 seguidores e 3 fotos no perfil do IG. Mesmo na Los 40, a mais pujante, os animadores em termos absolutos têm menos seguidores e a própria rádio faz menos junta que a Mega e a Cidade em PT. Talvez diga muito da sociedade de aparências em que vivemos.
Finalmente, no que toca à rádio em si mesma, estive a escutar e não há grande diferença. Parece-me que as playlists são ligeiramente mais variadas e mais antigas também. Por outro lado, um take não dura mais que 20 segundos no máximo, mas o mais normal é 5 segundos.
Em portugal há claramente mais tempo de palavra.
Olhando para a programação, há muito menos animadores, são raros os paineis com dois animadores em estúdio e há uma reduzidÃssima presença feminina em antena. Quando nos queixamos do que fazemos em Portugal, com muito menos dinheiro... talvez devessemos calar a boca!
As intros das músicas, na MegaStar são de facto bastante boas. A nossa Mega também já tem dois ou três temas em que o faz, mas poderia ser uma ideia a roubar.