Autor Tópico: Rádio em Espanha  (Lida 65403 vezes)

nelsonsoares

• Hero Member
Re: Rádio em Espanha
« Responder #360 em: Dezembro 12, 2023, 04:33:58 pm »
"2024 será el año del lanzamiento de la DAB+ en España". Por ocasião dos cem anos da rádio em Espanha, surge a notícia desenvolvida em (vale a pena ler pois também menciona Portugal):
https://www.gorkazumeta.com/2023/12/2024-sera-el-ano-del-lanzamiento-de-la.html
Pode ser que se vá ouvindo rádio espanhola em Portugal no DAB+.
Para sul, o meu desejo é que os emissores de Huelva, ou de Ayamonte (se colocarem) cheguem minimamente bem ao barlavento (não é tarefa fácil, mas não é uma missão impossível)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #361 em: Dezembro 12, 2023, 10:48:58 pm »
"2024 será el año del lanzamiento de la DAB+ en España". Por ocasião dos cem anos da rádio em Espanha, surge a notícia desenvolvida em (vale a pena ler pois também menciona Portugal):

Aqui por cima pelo Minho e Douro Litoral pode ser que a sorte nos toque, isto se instalarem emissores no Monte Faro ou no Aloia...
Os emissores em FM com frequências bastante pressionados do Monte Faro/Vezinos do Domaio conseguem deixar sinal relativamente bom no Norte do Porto. Sabendo que o DAB + não chega tão longe quanto o FM, ainda assim diria que é capaz de dar para ouvir do Norte do Porto em diante, considerando que na frequência mais limpa, 100.6, a SER-VIGO até consegue chegar a Aveiro, ainda que em condições algo sofríveis. O espectro no DAB vai estar totalmente limpo... até quando? Não sabemos! Mas neste momento tomara grande parte das rádios se aguentarem, quanto mais fazerem investimentos. Aposto que a TSF já deve estar a fazer planos para o DAB +, com o que vai poupar em despedimentos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #362 em: Dezembro 13, 2023, 01:13:38 pm »

Aqui por cima pelo Minho e Douro Litoral pode ser que a sorte nos toque, isto se instalarem emissores no Monte Faro ou no Aloia...
Os emissores em FM com frequências bastante pressionados do Monte Faro/Vezinos do Domaio conseguem deixar sinal relativamente bom no Norte do Porto. Sabendo que o DAB + não chega tão longe quanto o FM, ainda assim diria que é capaz de dar para ouvir do Norte do Porto em diante, considerando que na frequência mais limpa, 100.6, a SER-VIGO até consegue chegar a Aveiro, ainda que em condições algo sofríveis. O espectro no DAB vai estar totalmente limpo... até quando? Não sabemos! Mas neste momento tomara grande parte das rádios se aguentarem, quanto mais fazerem investimentos. Aposto que a TSF já deve estar a fazer planos para o DAB +, com o que vai poupar em despedimentos.
Eu creio que as rádios nacionais vão ser as que menos vão sofrer, no caso de existir essa transição FM para DAB+, porque as rádios nacionais já estão todas digitalizadas.
No fundo, é só mesmo fazer a ligação para os emissores DAB+, e colocar tudo em conformidade nos mesmos (creio que em termos técnicos, não foge disto, mesmo não tendo esse conhecimento mais específico).
Relativamente às rádios locais, aí sim, as rádios locais teriam que gastar muito e bom dinheiro, porque a maioria das rádios em Portugal, ainda emite com equipamentos analógicos, e há uma quantidade absurda de rádios com as mesmas mesas de som que tinham há 30 anos.

Atento

• Hero Member
« Responder #363 em: Dezembro 15, 2023, 04:03:07 pm »

Atento

• Hero Member
« Responder #364 em: Dezembro 20, 2023, 04:29:22 am »

Atento

• Hero Member
« Responder #365 em: Fevereiro 14, 2024, 12:16:28 pm »
Na nossa RTP há muita mais liberdade do que na tve...

A TVE está completamente sectária...

Até nisto...

https://prnoticias.com/2024/02/14/la-productora-del-documental-de-sanchez-busca-con-tve-al-mejor-espanol-de-la-historia/?amp=1

A única personalidade de direita é  alguém que já morreu...

Inacreditável este sectarismo absolutamente patético.

Atento

• Hero Member
« Responder #366 em: Fevereiro 20, 2024, 12:33:23 am »

pdnf

• Hero Member
« Responder #367 em: Fevereiro 20, 2024, 12:40:33 am »
Sem credibilidade e sem solução

https://prnoticias.com/2024/02/16/el-caos-se-instala-en-rne-problemas-en-los-despachos-y-crisis-de-audiencia/?amp=1

Tenho para mim que, tirando rúbricas pontuais, isto só prova que isto não serve para grande coisa:

"Desde la corporación ven muy complicado remontar estos datos y por ello están buscando nuevas fórmulas que impulsen la marca de RNE. Una de ellas es RTVE Audio, lanzada en julio del pasado año, y que permite ver y escuchar los programas de la radio pública en directo, además de podcast originales."

Isto é tornar a rádio em Televisão, o que não se deseja.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #368 em: Fevereiro 20, 2024, 05:09:10 pm »
É rádio muitíssimo aborrecida. Ganhariam muito em aligeirar o que servem na rádio pública espanhola. O meio termo entre uma RNE1 e uma Los40 está largamente livre.

pdnf

• Hero Member
« Responder #369 em: Fevereiro 20, 2024, 05:21:11 pm »
É rádio muitíssimo aborrecida. Ganhariam muito em aligeirar o que servem na rádio pública espanhola. O meio termo entre uma RNE1 e uma Los40 está largamente livre.

Não acho que seja mais aborrecida que a SER ou a COPE , e acho-a muito mais interessante que a ONDACERO. Andamos a lutar por aqui por rádios de palavra, e queres por a RNE1 igual à ANTENA1?
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #370 em: Fevereiro 20, 2024, 05:22:58 pm »

Não acho que seja mais aborrecida que a SER ou a COPE , e acho-a muito mais interessante que a ONDACERO. Andamos a lutar por aqui por rádios de palavra, e queres por a RNE1 igual à ANTENA1?

Dei a RNE1 como um exemplo justamente de um extremo. Preferiria algo mais central para os casos das outras RNEs, a 1 é totalmente informativa.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #371 em: Fevereiro 20, 2024, 07:42:04 pm »

Dei a RNE1 como um exemplo justamente de um extremo. Preferiria algo mais central para os casos das outras RNEs, a 1 é totalmente informativa.
A solução podia ser ter música na Radio 5, alias já vi espanhois num conhecido blog de rádio do outro lado da fronteira a elogiarem a TSF por isso.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Fevereiro 20, 2024, 07:44:15 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #372 em: Fevereiro 21, 2024, 12:40:41 am »

A solução podia ser ter música na Radio 5, alias já vi espanhois num conhecido blog de rádio do outro lado da fronteira a elogiarem a TSF por isso.

Mal por mal, entre a 1 e a 5, aí talvez a 1. Apesar de tudo é generalista, a 5 é temática informativa. O problema da RNE não deixa de ser exatamente o mesmo da RDP, se a Antena 1 se escusasse de passar música, o que acho que já deveria ter ocorrido há muito, pelo menos entre as 07:00h e as 24:00h. Têm duas rádios musicais, uma clássica (sim, a nossa devia ser temática musical e passar os segmentos culturais para a Antena 1) e uma mais mainstream, que foi capturada em grande medida pelo alternativo. A RNE3 ainda consegue ser pior que a Antena 3 nesse sentido. Num país com tanta música na língua de Cervantes, é raríssimo ouvir-se alguma coisa na língua deles, sendo certo que eu quando pico 97,4 Vigo é essencialmente à noite, período mais propicio a esse "peso". Por aqui vai despicando com a RFM Aveiro, é de Vigo das que vai chegando melhor se meter a antena no sítio certo. Mas quando ando pela raia ou por Espanha, noto ainda assim que é uma rádio pesada no estilo. Compará-la-ia até mais à nossa SBSR do que a Antena 3.
Por mera curiosidade, há algum espaço similar a este do lado de lá da fronteira? Gosto sempre de olhar para o mercado Ibérico, acho que deve ser o nosso grande termo de comparação, sem desprimor de termos ambição de podermos por a vista numa BBC.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #373 em: Fevereiro 21, 2024, 12:52:41 pm »

Mal por mal, entre a 1 e a 5, aí talvez a 1. Apesar de tudo é generalista, a 5 é temática informativa. O problema da RNE não deixa de ser exatamente o mesmo da RDP, se a Antena 1 se escusasse de passar música, o que acho que já deveria ter ocorrido há muito, pelo menos entre as 07:00h e as 24:00h. Têm duas rádios musicais, uma clássica (sim, a nossa devia ser temática musical e passar os segmentos culturais para a Antena 1) e uma mais mainstream, que foi capturada em grande medida pelo alternativo. A RNE3 ainda consegue ser pior que a Antena 3 nesse sentido. Num país com tanta música na língua de Cervantes, é raríssimo ouvir-se alguma coisa na língua deles, sendo certo que eu quando pico 97,4 Vigo é essencialmente à noite, período mais propicio a esse "peso". Por aqui vai despicando com a RFM Aveiro, é de Vigo das que vai chegando melhor se meter a antena no sítio certo. Mas quando ando pela raia ou por Espanha, noto ainda assim que é uma rádio pesada no estilo. Compará-la-ia até mais à nossa SBSR do que a Antena 3.
Por mera curiosidade, há algum espaço similar a este do lado de lá da fronteira? Gosto sempre de olhar para o mercado Ibérico, acho que deve ser o nosso grande termo de comparação, sem desprimor de termos ambição de podermos por a vista numa BBC.
Sim, a Radio 3 é uma SBSR misturada com uma Antena 2 na música experimental.
Em relação à Radio 5, só falei nela uma vez que não os vejo a querer que a RNE1 deixe de ser concorrência à SER, Onda Cero e COPE e a Radio 5 tem audiências pifias de colaboradoras para as rubricas que tem.

Atento

• Hero Member
« Responder #374 em: Fevereiro 26, 2024, 12:17:33 pm »
Devemos olhar para a BBC e mercado Europeu...

Seguir o falhado modelo da rtve rádio é dar espaço aoss duopólios privados, à falta de isenção, crescente manipulação e crescente aproximação à perigosa situação da América Latina, dominada pelas oligarquias privadas da comunicação social, não raras vezes, em conluio com os governos circunstanciais.