Espanha é importante a vários nÃveis, com destaque para o económico e polÃtico. A defesa dos interesses de Portugal na UE passa por acordos e consensos com o paÃs vizinho, que tem apoiado Portugal em várias matérias. A instabilidade polÃtica e económica de Espanha afeta-nos diretamente, não há como contornar as ondas de choque. Se não conseguÃssemos entendimentos com o único paÃs com qual temos fronteira terreste, ficarÃamos numa situação de ultraperiferia na Europa, não contarÃamos para nada. Portugal ganha escala quando chega a entendimentos com Espanha e, de alguma forma, com França, defendendo, dessa forma, os seus interesses.
Justifica-se a atenção mediática, e a nossa enquanto cidadãos, do que se passa no lado de lá da fronteira. A economia está em desaceleração em consequência da complexa e instável situação polÃtica, polarizada pelo extremismo (extrema-esquerda) catalão, que provocou uma reação em sentido contrário, a ascensão meteórica da extrema-direita nas eleições nacionais de domingo. Isto, de alguma forma, vai afetar-nos. A situação internacional, em diferentes quadrantes do ocidente, suscita o interesse em que acompanhemos o desenrolar dos acontecimentos e devidamente informados para que os mesmos possam ser compreensÃveis de enquadrados.
Não é verdade que os média do paÃs vizinho ignorem Portugal, de todo. Já vi documentários dedicados a Portugal, notÃcias de vária Ãndole, e numa ronda que fizeram na TVE sobre a forma como os média internacionais encaravam a situação em Espanha, entre vários paÃses, passaram imagens dos noticiários da RTP 1 e TVI. De notar que a imagem que passam do nosso paÃs é positiva, ao contrário do que acontecia nos anos 80 em que mostravam a faceta de um paÃs subdesenvolvido. Quanto à exibição de séries e programas culturais produzidos por cá, desconheço, não é usual os canais internacionais dos operadores públicos passaram produções que não sejam do próprio paÃs. De referir que o canal público francês ‘France 5’ exibiu uma série de documentários sobre Espanha, incluindo imagens de vista aérea de várias regiões e cidades do paÃs vizinho. Nos média de Espanha não me recordo de ter visto documentários sobre França, o que não significa que não os tenham produzido/exibido.
Para terminar, circulamos nas estradas e nas principais cidades deste paÃs e estamos constantemente a encontrar espanhóis. Somos vizinhos, está tudo dito.