Autor Tópico: 94 FM - 94,0 MHz Leiria  (Lida 11143 vezes)

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: 94 FM - 94,0 MHz Leiria
« Responder #15 em: Julho 23, 2020, 06:41:48 pm »

Entretanto, o site radio94fm.pt continua parado desde Outubro de 2017.
Já não disponibiliza a emissão online e outros elementos.

Agora a emissão online está em http://195.8.58.150:35022/;listen

O meu ponto de vista:
Em 2020 onde tudo é digital, qualquer rádio não se pode dar ao luxo de ter um site que está parado desde 2017, se as rádios nacionais apostam cada vez mais lá, então as rádios locais deviam de fazer muito mais.
Não estou a dizer para fazerem "n" podcasters, um site que tivesse informação sobre a área onde abrange a emissão, informação nacional e conteúdos "lifestyle" que todos gostam de ler. Já para não falar em algo que deve ser fundamental apresentar uma grelha de programação, os animadores e colaboradores (por pouco que sejam), indicar a frequência e o raio de cobertura do emissor entre outros.
Sendo uma rádio local, acho fundamental abranger a emissão do FM para o digital, a emissão da 94 tem uma excelente qualidade nesse aspecto, mas o "player do site" é o oposto que dever ser. Deve conter o nome da canção que está a passar, os temas que já tocaram, eu sei que o software de emissão está muito evoluído nesse aspecto, criar um bom player com um design criativo que chame o ouvinte e com isso criar ferramentas que consigam partilhar "share" da emissão pelas redes sociais (Facebook, Twitter ou outras que aparecem). Eu se quiser posso ouvir a 94 até ao Algarve em viagem no meu carro, como já foi debatido, com a modernização dos automóveis,isso é que é uma mais valia para qualquer rádio sem cobertura nacional.
Aspecto positivo é o Facebook que tem informações relevantes, mas já teve o seu auge e daqui a uns anos já foi ultrapassado, logo não pode centrar-se só ai.
Podiam pedir autorização à ERC para colocar RT na emissão FM, acho que é uma mais valia, o ouvinte pode gostar da música ou já não se recordar e saber o nome da canção na hora ou outras informções "random". Dou um exemplo que tenho uma app que fiz, que contem o nome das músicas actualizadas tipo RT, das rádios que lá coloquei.
Uma rádio tem de acompanhar a evolução, não só musicalmente, mas nestes "pequenos" aspectos que fazem toda a diferença para um ouvinte ou futuro ouvinte da rádio.
O dinheiro é logo o problema que todos apontam e a verdade é essa, mas pode-se recuperar o investimento com publicidade que não seja apenas no FM... (se o site tiver boas visualizações é mais uma forma de rendimento) por exemplo.
Não sou director de nenhuma rádio, apenas estendi a minha visão da 94FM e o que outras rádios podiam fazer para o seu futuro.

pdf

• Visitante
« Responder #16 em: Setembro 05, 2020, 09:36:00 pm »
Por esta altura é normal ouvir a 94 Leiria aqui pelo Porto, principalmente junto ao mar. O som apresenta qualidade muito deficiente, bastante pior que o áudio de outrora. Modulação muito baixa, separação stereo completamente desequilibrada (mais áudio no canal direito).

Esta rádio está à deriva?

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #17 em: Setembro 06, 2020, 06:01:37 pm »
Por esta altura é normal ouvir a 94 Leiria aqui pelo Porto, principalmente junto ao mar. O som apresenta qualidade muito deficiente, bastante pior que o áudio de outrora. Modulação muito baixa, separação stereo completamente desequilibrada (mais áudio no canal direito).

Esta rádio está à deriva?
Em termos de audio antigamente o som era muito melhor, não sei até que ponto as músicas não eram "tratadas" antes de entrar no software de emissão.
As emissões são takes gravados, então basta pesquisar um pouco para ouvir um radialista falar em duas rádios literalmente ao mesmo tempo, mas em quantas mais rádios trabalhar mais ganha. Nota-se também através da qualidade do microfone, não é semelhante ao longo do dia.
A programação tem as noticias depois é debitar música, ponto positivo não repetem muito as mesmas músicas (playlist larga). Falta iteração com o ouvinte como outrora, mais um ponto fundamental numa rádio.
Mais uns pontos que se podem juntar aos restantes que já tinha dito. Podia-se melhorar muito, não lhe diria "à deriva" mas falta pouco para considerar.
Quando arranjar um tempo vou à Senhora do Monte tirar umas fotos.

joao_s

• Hero Member
« Responder #18 em: Setembro 07, 2020, 04:39:39 pm »
Talvez o “Asantosc12” possa esclarecer o seguinte:

- Todas as redes nacionais têm emissores em Leiria para reforçar os sinais dos centros emissores de Montejunto, certo? (NOTA: Leiria fica equidistante dos centros emissores da Lousã e de Montejunto);
- Na configuração original das redes regionais norte e sul não foi previsto um emissor para Leiria (da rede regional norte ou da rede regional sul), pelo que a cidade de Leiria deve ser a única capital de distrito em que não se ouve bem ou rede regional norte ou rede regional sul, com emissores próprios desde o início (configuração inicial);
- Pelo que se depreende, Leiria devia ter um emissor pertencente à rede regional sul para reforçar o sinal de 96.4FM, Montejunto. Mas não tem. 93.0FM não pertence à rede regional sul, foi uma frequência adquirida a uma rádio local;
- Por esta ordem de ideias, a rede regional sul deveria contemplar um emissor desde a década de 80 em Leiria, certo?
- Nesse caso, 93.0FM ficaria liberto para transmitir a ‘SmoothFM’.

Isto faz algum sentido para si, que reside em Leiria?

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #19 em: Setembro 07, 2020, 08:33:49 pm »
Caro "joao_s":

Posso dar-lhe o caso da RR, que dentro da cidade do liz a escuta era sofrível e mesmo em algumas zonas mesmo nula. Os 106,0 (Lousã) e 90,2 (Montejunto) não chegavam para cobrir a cidade, como já aqui referi. Com o final da Rádio SIM, os 95,1 voltaram à RR e as falhas cobertura que existiam outrora acabaram, daí a importância dos emissores da Senhora do Monte (Leiria) "Comercial" e Alto da Maunça (Batalha) "RFM/RR/Antena 1/2/3". Excepto a TSF que tem a frequência (103,1) das Caldas da Rainha, só que não chega ao centro de Leiria.

A frequência não pertencem a nenhuma rede, é um emissor Local de Leiria que outrora pertencia à Central FM, que transmitiu RCP, mais tarde M80 (Nacional/Regional) em ambos os casos, só que à uns 10 anos passaram a emitir 24h a emissão "nacional" da M80. A Rádio Comercial antigamente não tinha emissor em Leiria, aproveitou a torre da agora M80 e colocou 2 elementos radiantes. Pensava-se que Leiria com os emissores da Lousã e Montejunto era perfeitamente audível antigamente mas chegou-se a conclusão que não, por isso é que não existia uma frequência, tal como o exemplo que dei da Comercial, que sempre teve a pior rede de emissores das rádios nacionais, com a separação das redes ficou ali uma lacuna.

Os 93,0 pertencem a um "conjunto de frequências temáticas locais no norte e centro de Portugal", logo para mim faz mais sentido Leiria pertencer à Rede Regional Norte, mesmo sendo na "fronteira", logo a SmoothFM pode ficar com os 93,0FM se a M80 abdicar da frequência e adquirir outra, o que não me parece. Mais depressa a Smooth espera que alguma rádio de Leiria venda a sua frequência, que o contrário.

guest6

• Visitante
« Responder #20 em: Setembro 07, 2020, 11:21:09 pm »
Talvez o “Asantosc12” possa esclarecer o seguinte:

- Por esta ordem de ideias, a rede regional sul deveria contemplar um emissor desde a década de 80 em Leiria, certo?

Só uma correcção: as redes regionais começaram a emitir na década de 90 .
Estrato do Livro " A liberalização da rádio em Portugal":

"Atribuídas que estavam as frequências de cobertura local, o governo disponibilizou ainda duas frequências destinadas à cobertura regional: uma a norte e outra no sul, na sequência do Plano de Genebra que depois de alargada a faixa de FM para 108 Mhz, reservou para Portugal três novas frequências, uma para a RDP, ou para a RR e uma terceira a ser desdobrada para frequências regionais.
Os resultados do concurso público foram conhecidos em junho de 1990, depois de alguma controvérsia motivada por alegados favorecimentos por parte da Comissão Consultiva. Nessa altura, José Manuel Fernandes, na altura diretor adjunto do jornal Público, assinava um editorial intitulado “A hipocrisia de um concurso”, no qual é criticada a decisão da comissão consultiva em atribuir à
Correio da Manhã Rádio (CMR) a frequência regional para o sul e à Rádio Press a frequência do Norte. "

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #21 em: Setembro 08, 2020, 09:51:15 am »
Leiria pertencerá à Rede Regional Norte e portanto a TSF poderia instalar um emissor na cidade, isto em teoria.

A verdade é que as duas redes regionais deviam ser apenas uma rede nacional. Como o Abílio Maia postou, com o alargamento do espectro Portugal ganhou 3 redes de FM nacionais (a actual Antena 3, a RFM, e a M80+TSF). Num país a sério teriam ido a três a concurso...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #22 em: Setembro 08, 2020, 10:47:04 am »
Eu acho que no meu ver deveriam terminar as redes regionais e ficarem as duas como nacionais.
Apesar de achar que as redes regionais pouco investem em emissores.
A M80 falta Sintra,Elvas,Mértola.
A TSF Aveiro, Viseu,Armamar,Leiria.

guest6

• Visitante
« Responder #23 em: Setembro 08, 2020, 02:23:43 pm »

Achar que estas são as falhas de cobertura é mostrar um conhecimento da cobertura destas rádios pouco mais que residual.
Na M80 os verdadeiros problemas estão em muita da área do distrito de Viana do Castelo e aqui sim há um problema de cobertura.
Na TSF o maior problema é realmente o Alentejo e o barlavento algarvio. E isto sim são áreas de cobertura deficitária.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Danl

• Hero Member
« Responder #24 em: Setembro 08, 2020, 03:13:58 pm »
Eu acho que no meu ver deveriam terminar as redes regionais e ficarem as duas como nacionais.
Apesar de achar que as redes regionais pouco investem em emissores.

À M80, igualmente Castelo Branco,Covilhã e Viana do Castelo. Não se entende como é que três das maiores cidades de média dimensão são completamente esquecidas.

As redes regionais (norte e sul) são um completo disparate! Fazia sim todo o sentido tanto a M80 como a TSF passassem na prática a redes nacionais.

livelx90

• Sr. Member
« Responder #25 em: Setembro 09, 2020, 11:04:30 pm »
Tenho ouvido muita música alternativa nesta rádio, nomeadamente bandas como, Black Pumas, Nada Surf, Travis, Foals, Silversun Pickups, Machine Gun Kelly, Blue October...

Agora está a passar Milky Chance & Jack Johnson com Don't Let Me Down...

Faz falta uma rádio alternativa em Portugal, daí eu procurar muito a 89 de São Paulo, Cidade do Rio, ou mesmo a Kerrang do UK...

As rádios locais vão fazendo e bem um pouco este papel mais alternativo

PMSMR

• Full Member
« Responder #26 em: Setembro 21, 2020, 09:52:33 pm »

Durante o fim de semana passada, devido ao mau tempo, a torre situda no edificio dos estudios e que suporta os links para a Senhora do Monte caiu.

https://www.regiaodeleiria.pt/2020/09/leiria-ciclone-alpha-derruba-torre-da-radio-94fm/

Aparentemente já está tudo resolvido

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #27 em: Setembro 22, 2020, 08:40:54 pm »
Ainda hoje reparei quando passei, um tubo com o receptor STL lá "preso", na parte mais alta do topo do edifício. Parece-me ser uma situação provisória.

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #28 em: Outubro 14, 2020, 02:45:49 pm »
A 94 FM estreou ontem o novo site.

http://radio94fm.pt/

pdf

• Visitante
« Responder #29 em: Outubro 16, 2020, 11:27:13 am »
A qualidade de som está bem melhor desde a última vez que ouvi.