Autor Tópico: Super FM - 104,8 MHz Alcochete  (Lida 19898 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Super FM - 104,8 MHz Alcochete
« Responder #45 em: Junho 26, 2018, 02:15:17 am »
É uma frequência livre para uma «troca» com uma já existente. E não faltam rádios que podiam aproveitar isso. Assim de repente, vem-me à cabeça a Oxigénio ou mesmo os 101,1 da Vodafone.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #46 em: Junho 26, 2018, 01:01:30 pm »
Por exemplo uma pessoa com dinheiro comprava os 93,7 e os 104,8 e tinham uma excelente cobertura em Lisboa e Setúbal. Existe vários videos no youtube, de pessoas a irem explorar as instalações da ECOFM, até uma cabeça de galinha anda por lá (feitiçaria 😅).

pdf

• Visitante
« Responder #47 em: Junho 27, 2018, 10:20:29 am »
Por exemplo uma pessoa com dinheiro comprava os 93,7 e os 104,8 e tinham uma excelente cobertura em Lisboa e Setúbal. Existe vários videos no youtube, de pessoas a irem explorar as instalações da ECOFM, até uma cabeça de galinha anda por lá (feitiçaria 😅).

Link?

Mosfet

• Newbie
  • *
« Responder #48 em: Junho 27, 2018, 10:54:38 pm »
Em relação à Oxigénio seria notória alguma melhoria nas condições de recepção, o que não seria difícil dado o fraco sinal irradiado pelos 102.6Mhz, mas no que diz respeito aos 101.1Mhz muito provavelmente seria muito semelhante, existem alguns 15 metros de diferença na cota de elevação do terreno das duas torres, o de Alcochete com 30 metros e Alhos Vedros com 15 metros, depois seria uma questão de compensar com a altura da torre não descurando os aspectos legais.
Logicamente que poderão existir outros interesses que não o da melhoria das condições de emissão...
No que diz respeito aos 93,7Mhz até poderá ser uma frequência apetecível na grande Lisboa, já os 104,8Mhz para Setúbal penso que não fará grande sentido tal como não fará grande sentido também a aquisição de qualquer emissor da margem sul com o objectivo de chegar a Setúbal, nenhuma das rádios da margem sul chega a Setúbal em condições pelas razões óbvias.
Claro que tudo isto é o meu ponto de vista, corrijam-me se alguns dos pontos que mencionei estiverem menos correctos.

pdf

• Visitante
« Responder #49 em: Junho 28, 2018, 10:26:35 am »
(...)
já os 104,8Mhz para Setúbal penso que não fará grande sentido tal como não fará grande sentido também a aquisição de qualquer emissor da margem sul com o objectivo de chegar a Setúbal, nenhuma das rádios da margem sul chega a Setúbal em condições pelas razões óbvias.
Claro que tudo isto é o meu ponto de vista, corrijam-me se alguns dos pontos que mencionei estiverem menos correctos.

Havia uma, mas já foi tomada pela RR - a de Palmela. As outras dificilmente se farão ouvir em Setúbal, a não ser que mudem as antenas para... adivinhem... Palmela, claro está.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #50 em: Junho 28, 2018, 10:59:08 am »
(...)
já os 104,8Mhz para Setúbal penso que não fará grande sentido tal como não fará grande sentido também a aquisição de qualquer emissor da margem sul com o objectivo de chegar a Setúbal, nenhuma das rádios da margem sul chega a Setúbal em condições pelas razões óbvias.

Havia uma, mas já foi tomada pela RR - a de Palmela. As outras dificilmente se farão ouvir em Setúbal, a não ser que mudem as antenas para... adivinhem... Palmela, claro está.

Há pelo menos outra que se faz ouvir muito razoavelmente na cidade do poeta Bocage, nos 103,9 MHz. Mas para trocar o projecto local da Sesimbra FM, que vai servindo bem uma parte considerável da região (como se sabe, ouve-se até em Lisboa), pela "Rádio Mais do Mesmo Só Para Passar Música a Metro e a Quilómetro" (*), deixem-na em paz...

(*) e não estou a falar especificamente da Oxigénio; até gosto da estação, mas, admito, "chateia-me" um pouco ter de ouvir quem defende o fim de mais uma rádio local que trabalha bem só para ter um retransmissor de uma emissão de Lisboa (pode ter o emissor em Almada, mas continua a ter os estúdios na capital).
« Última modificação: Junho 28, 2018, 11:03:13 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #51 em: Junho 28, 2018, 01:53:58 pm »
Já esta, a Super FM, acabou mesmo.
Não emite há mais de um ano, e como não existem concursos há décadas (de recordar que os famigerados 91,5 MHz do Porto estão livres desde... 1990!), a frequência "morreu".
Poderá, como já disse, servir para uma rádio já existente na zona da AML melhorar a sua recepção, nada mais que isso.
« Última modificação: Junho 28, 2018, 01:56:05 pm por AG »

cbr1976

• Full Member
« Responder #52 em: Junho 28, 2018, 02:33:24 pm »
Por exemplo uma pessoa com dinheiro comprava os 93,7 e os 104,8 e tinham uma excelente cobertura em Lisboa e Setúbal. Existe vários videos no youtube, de pessoas a irem explorar as instalações da ECOFM, até uma cabeça de galinha anda por lá (feitiçaria ).

Link?
https://youtu.be/f9GEWAk-ahw

Enviado do meu SM-G955F através de Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #53 em: Junho 28, 2018, 06:08:14 pm »
Por exemplo uma pessoa com dinheiro comprava os 93,7 e os 104,8 e tinham uma excelente cobertura em Lisboa e Setúbal. Existe vários videos no youtube, de pessoas a irem explorar as instalações da ECOFM, até uma cabeça de galinha anda por lá (feitiçaria ).

Link?

Até me doeu...

A mim e a quem gosta de rádio...

cbr1976

• Full Member
« Responder #54 em: Junho 28, 2018, 08:26:20 pm »

Link?

Até me doeu...

A mim e a quem gosta de rádio...
Muito. Mas isto é apenas um exemplo do que algumas locais chegaram e outras que se seguem.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #55 em: Junho 29, 2018, 12:25:46 am »
Não emite há mais de um ano, e como não existem concursos há décadas (de recordar que os famigerados 91,5 MHz do Porto estão livres desde... 1990!), a frequência "morreu".
Poderá, como já disse, servir para uma rádio já existente na zona da AML melhorar a sua recepção, nada mais que isso.

Eu coloco a questão na seguinte perspectiva: se eu fosse o dono da R. Jornal de Setúbal já tinha contactado a ANACOM no sentido de aproveitar os 104,8. Mesmo que a TDS tivesse de mudar a frequência da sua microcobertura (104,7). É que aquilo nos 88.6... Emita com 30 W ou tivesse 2 kW, continuava a levar "ripada" da Antena 2.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #56 em: Junho 29, 2018, 12:46:23 pm »

Eu coloco a questão na seguinte perspectiva: se eu fosse o dono da R. Jornal de Setúbal já tinha contactado a ANACOM no sentido de aproveitar os 104,8. Mesmo que a TDS tivesse de mudar a frequência da sua microcobertura (104,7). É que aquilo nos 88.6... Emita com 30 W ou tivesse 2 kW, continuava a levar "ripada" da Antena 2.

Não vai acontecer, Luís. É Setúbal, não querem saber...

Por outro lado, seria um crime de lesa pátria, na medida em que com essa troca, a SuperFM ficava com captação forte essencialmente limitada ao eixo Barreiro - Alcochete, Samora (?), Lisboa e linha de Sintra/Cascais. Tudo o que estivesse em Loures, Vila Franca de Xira, e mesmo outras zonas que beneficiam de elevação (caso de Palmela), era tapado pela Antena 2. No mínimo.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #57 em: Junho 29, 2018, 01:03:08 pm »

Não vai acontecer, Luís. É Setúbal, não querem saber...

Por outro lado, seria um crime de lesa pátria, na medida em que com essa troca, a SuperFM ficava com captação forte essencialmente limitada ao eixo Barreiro - Alcochete, Samora (?), Lisboa e linha de Sintra/Cascais. Tudo o que estivesse em Loures, Vila Franca de Xira, e mesmo outras zonas que beneficiam de elevação (caso de Palmela), era tapado pela Antena 2. No mínimo.

Se o alvará da Super FM for revogado, mercê da não utilização da frequência há mais de um ano sem uma justificação razoável, para todos os efeitos a frequência 104,8 fica oficialmente livre.

Enviado através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #58 em: Novembro 21, 2024, 02:52:59 am »
Como todos nós sabemos, a emissão em 104.8 da SuperFM terminou em 23 de maio de 2017. E a verdade é que até hoje, o Luís Carvalho, eu e vários outros utilizadores deste espaço não tinham tido a comunicação oficial da ERC a indicar a cessação oficial do alvará da SuperFM, pura e simplesmente porque não foi publicada no website original da ERC (na versão anterior dele, a da época).

Nem a mim, na altura em que soube do tema, foi-me mostrada toda a deliberação: apenas uma única página, a penúltima, com a decisão, parecida (mas não igual) ao resultado final.

Eis que hoje, 8 anos e um site ERC renovado depois, e por puro acidente, quando procurava na Internet para confirmar a renovação de alvará da Amália, fui parar a uma parte do arquivo de 2018 que nunca havia visto no website, devido à ferramenta de pesquisa atual ser algo manca... e novamente, por puro acidente, deparei-me com a prova que procurávamos: a cessação da frequência. A cooperativa da estação que supostamente tinha quotas todas de uma pessoa, o seu diretor.

Mas não cessa pelo motivo que veio a público, não por toda aquela confusão, nem muito menos devido a um raio da EDP só por si. Não. O motivo é muito mais simples. Mas mesmo muito mais... Nem imaginam.

https://www.erc.pt/document.php?id=ZTMxN2Y4NmMtZWViZS00YTYzLThiYjgtNjVkOWY4OTE0Yzk3

A cooperativa estava dissolvida e extinta no Registo Comercial de Lisboa, por procedimento tributário, desde 16 de Dezembro de 2014! Eu repito, 2014!

Isto é, a SuperFM esteve a ser explorada durante mais de 2 anos e meio sem a empresa que detinha o alvará sequer existir, e todos os proveitos (e gastos, e operação) da estação foram canalizados por uma empresa diversa da detentora do alvará, prática ilegal à luz da Lei da Rádio. Ou seja, mesmo que tivesse resistido, acabaria este ano com a renovação de alvarás, em 2024.

Portanto, quando no 2º comunicado do texto da página 4 do diretor, se menciona a certa altura que o advogado do terreno vai lá chegar com uma bulldozer e mandar abaixo o emissor...

https://www.mundodaradio.info/forum/index.php?topic=244.msg3304#msg3304

... estava absolutamente certo, uma vez que há mais de 2 anos e meio que nem sequer havia uma empresa e, portanto, o terreno onde estava o emissor da estação estava ilegalmente ocupado, sendo que o que deve no imediato ter acontecido é que a empresa foi extinta mas os proprietários do terreno não foram notificados (como ninguém foi, nem quem lá trabalhava!), e depois quando vieram as dificuldades e os atrasos, meteram a coisa com um advogado e descobriram essa do Registo Comercial, levando o advogado a proceder daquela forma.

De igual forma, nunca ninguém poderia ver qualquer dinheiro devido de salários de forma legal, porque a cooperativa havia sido extinguida bem antes e portanto, não eram devidos salários da rádio, mas no máximo de uma empresa terceira que a explorava, sendo que nós nem sequer sabemos se a coisa era explorada de forma informal ou não, o que é provável pelo que todos conhecemos deste país.

Claro que obviamente todas as iniciativas comerciais acabariam por falhar, pela mesma ordem de razão: o pagamento naquela estação sempre foi complexo e já era realizado com atraso por vezes de maneira ocasional aos locutores, quanto mais a quem captava publicidade. Estavam um mês e desapareciam, porque não viam o dinheiro logo, já se percebe.

Temos por fim também que o investimento nas t-shirts e na campanha de crowdfunding foi todo ele para quem geria, serviu para recuperar algum investimento, e não à cabeça para a rádio. E só daqui, depois, é que algum saiu para a rádio. Tanto que quando foi a compra das t-shirts, elas eram compradas informalmente e presencialmente nas instalações ou por transferência bancária à ordem de uma conta que me lembro perfeitamente não ser da Alcojoor.

E esta?
« Última modificação: Novembro 21, 2024, 02:58:36 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #59 em: Novembro 21, 2024, 11:04:56 am »
A parte mais engraçada é a ERC dar período de audiência dos interessados, em 2018, a uma entidade que já nem existe desde 2014. Isso, só por si, é surreal.

Sei que o tópico da Super está trancado, mas penso que se poderia passar este esclareicimento do Memórias para lá, para ficar como "arquivo".
« Última modificação: Novembro 21, 2024, 11:07:36 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.