No decorrer da conversa travada no tópico «Bareme Rádio», lembrei-me de mencionar uma daquelas estações que cumprem, na plenitude, o espírito de uma rádio local.
A Rádio Bonfim, a qual está sediada em Almeirim, mas emite directamente do Monte do Bonfim nas imediações da vila da Chamusca, é muito mais que uma mera
jukebox.
Com programas da manhã e da tarde com gente lá dentro e em rigoroso directo, a Rádio Bonfim tem tudo o que se pede a uma rádio popular vocacionada a públicos mais envelhecidos:
- Discos pedidos;
- Passatempos;
- Charadas e piadas, algumas bem «marotas»;
- Notícias de âmbito local;
- Cobertura de bailes/festas populares;
- Uma
playlist que, em alguns espaços, é digna de um «Somos Portugal».
Gosto verdadeiramente da Rádio Bonfim. Não porque seja um ávido consumidor de «música pimba» (já foi pior), mas porque cumpre um papel indelével na informação local e, sobretudo, é uma autêntica companhia para quem trabalha ou está reformado em casa, procurando alegrar o povo, em contraponto da cultura do medo incutida pelos programas matutinos de televisão.
É a nossa NoAr do Ribatejo. Com menos recursos, é certo... mas com uma grande paixão!
A cobertura dela é interessante (o emissor está num sítio bom), sobretudo na Lezíria e Médio Tejo.
O site está em reconstrução (até era bem interessante), a emissão online é bem «rofanha», mas convido-vos, sobretudo aos que não a conhecem, a escutá-la.
https://radiobonfim.com/