Autor Tópico: Nova estação de rádio da BBC a partir de 10 de novembro de 2016  (Lida 2623 vezes)

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 878
Chama-se “BBC Music Jazz” o novo canal de rádio da BBC com estreia marcada para 10 de novembro. Estará disponível na rede DAB do Reino Unido, tendo os serviços competentes procedido à reconfiguração dos multiplexadores para acomodar a nova estação. Assim, o fluxo de bits (bit rate) das estações que já existem no serviço, como as “BBC Radios 1, 2, 6 music e 1 Xtra”, decresce de 128 kbps para 112 kbps, uma alteração técnica considerada marginal, que não terá efeitos percetíveis na qualidade de som. Já a nova “BBC Music Jazz” será difundida em mono na rede DAB para manter a qualidade global de som, solução de compromisso quando se procura obter qualidade global no vasto portefólio de serviços que o operador público inglês disponibiliza à sociedade.

A estação estará também disponível online, nos dispositivos móveis e no serviço “Internet Radio - vTuner”. No serviço “vTuner” ainda não consta a opção de escuta da “BBC Music Jazz”, conforme pude verificar numa busca que fiz há pouco.

Segundo o operador inglês, o novo canal de rádio irá encorajar muitos ouvintes a aderir ao serviço digital de rádio pela primeira vez, já que concentra os diferentes géneros de jazz num mesmo produto. A estação pública inglesa irá partilhar conteúdos com a estação comercial “Jazz FM”, em lógica de parceria.

Para uns, o mundo é dinâmico. Outros assistem às mudanças acomodados e de braços cruzados.

Dois links sobre este assunto, de uma rádio que ainda não emite:
http://www.bbc.co.uk/programmes/p033dmdy
http://www.bbc.co.uk/programmes/articles/NK0RzQnT5r0KLb4D45Vwvl/how-to-find-bbc-music-jazz-faqs

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 878
Re: Nova estação de rádio da BBC a partir de 10 de novembro de 2016
« Responder #1 em: Novembro 06, 2016, 12:16:44 pm »
São extraordinárias a originalidade, inovação e dinâmica que os ingleses promovem na sua rádio. A rádio temática “BBC Music Jazz”, inicia as emissões a 10 de novembro e termina a… 14 de novembro, apenas estará no ar 4 dias. Tal implica toda uma logística a que não estamos habituados em Portugal , a reconfiguração da rede nacional de DAB para acomodar a estação, esta rede detém uma cobertura de 97% do território, para um universo na ordem de 60 milhões de ouvintes; lançamento de diversos serviços online, bem como da viabilização de vastas possibilidades de escuta; isto para: 4 dias! Findo este período de tempo, os serviços são repostos ao estado anterior. Não fazia ideia que a infraestrutura DAB permitia tamanha flexibilidade.

Entre outros, nos 4 dias de emissão, será dado a conhecer um TOP de 50 álbuns de Jazz resultante das escolhas da comunidade de Jazz, músicos de Jazz, críticos da especialidade, jornalistas e  as escolhas dos radialistas da BBC e da estação privada “Jazz FM”, que faz parceria com a BBC nesta iniciativa. Uma verdadeira epopeia cultural para os ouvintes. O serviço público na linha da frente. De facto, extraordinário.

guest22

  • Visitante
Re: Nova estação de rádio da BBC a partir de 10 de novembro de 2016
« Responder #2 em: Novembro 06, 2016, 12:21:04 pm »
É pena não ser em DAB+. As únicas estações com qualidade de som minimamente aceitável no DAB são das da BBC e apenas algumas rádios locais.  A grande maioria tem um som horrível (incluindo a Absolute Radio que emite a 80 Kbps em Mono). O FM continua a ser a melhor opção para ouvir rádio no Reino Unido.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 878
Re: Nova estação de rádio da BBC a partir de 10 de novembro de 2016
« Responder #3 em: Novembro 06, 2016, 12:40:58 pm »
“mpereira”, oiço regularmente a “BBC Radio Two” através do serviço “Internet Radio – vTuner” com codec mp3, a 128 kbps, e posso asseverar que a qualidade de som é superior à das nossas estações de rádio em FM. A estação de rádio que refere “Absolute Radio” (estou a ouvir agora, enquanto escrevo) também está disponível no serviço “Internet Radio – vTuner” com codec mp3, a 128 kbps, e a qualidade de som não é idêntica à da BBC, está uns furos abaixo, mesmo assim, o som é bastante aceitável, os agudos é que podiam estar com melhor de definição. Na BBC os agudos são definidos. Quanto ao serviço de DAB no Reino Unido, não disponho de informação recolhida por observação direta.