Venho aqui usar o tópico da Antena 3, desta vez como Livro de Elogios.
O «Logo Se Vê», para o meu gosto, é o melhor programa vespertino da rádio musical portuguesa.
Além da dupla ter uma dinâmica muito boa, a química com a cultura da malta do Domínio Público e as escolhas musicais acertam na mouche.
Não é fácil criar uma rádio que conjugue o alternativo, com o melhor do maistream, palavra e interacção com os ouvintes.
Hoje, foi um prazer ouvir a Catarina anunciar Bon Iver para quem está preso no trânsito (era o meu caso) e, de seguida, a recordação de Porcelain do Moby, um som perfeito para o tempo cinzento e chuvoso que se sentia por aqui.
E depois, Lola Young...
Seria muito injusto se estas alterações de Abril não se reflectissem no próximo Bareme.
PS: Não, não sou pago para ser um microfone escrito para elogiar a RTP. 🤣
É possível
É possível
Basta colocar as peças no lugar...
É assim que acontece nos serviços públicos europeus.
Não será por acaso que lideram as audiências ou têm um relevante número de ouvintes...
Infelizmente os serviços públicos nacionais da Península Ibérica estão mortos e moribundos...
É muito difícil ressuscitá -los , apesar de haver ínsulas como o "Logo se Vê "...
Caro Atento, não espero, dadas as as características do nosso público e da própria RTP, que a Antena 3 compita com a RFM e com a Rádio Comercial no topo das audiências.
Infelizmente, no nosso país, seria votar o canal a uma pobreza de conteúdos que não se coadunam com a lógica de serviço público.
O serviço público não deve ser irrelevante, mas também não deve ser meramente comercial e plástico (está implícita a crítica às inúmeras horas de música a metro na Antena 1). Há uma componente formativa que se tem que cumprir e, neste momento, a Antena 3 no horário diurno está a conseguir fazê-lo.
Se sou «atento» e crítico?
Claro! Mas, como membro deste fórum, devo também elogiar quando as coisas correm bem.
As declarações do Tiago Ribeiro há uns meses na Prova Oral tocaram-me enquanto ouvinte e prosador neste fórum que sei que é lido por eles e que, já por diversas vezes em antena, apanhei indirectas ao que escrevíamos.
A rádio é feita de pessoas, para pessoas. 
E aqui faço um mea culpa a algumas críticas duras que fiz.
Bora lá chegar aos 4 %?
Logo se vê! :p
Os responsáveis e ex- responsáveis têm muita culpa e continuam a ter no que concerne ao estado de coisas a que chegou o serviço público...
Acha que o Programa da Manhã da Antena 1 está estruturado para ganhar ouvintes, cumprindo as obrigações de serviço público?
Claro que não!!!
Compare-o por exemplo com o "Le Matin" da France Inter...programa líder de audiências em França.
Apesar da melhoria, a 3 ainda tem muita estrada para andar...
Por acaso, nos horários que agarram audiências, o 7:00h-23:00h, a única coisa que poderia sofrer alteração era justamente prolongar o Logo se Vê até às 20:00h e ter mais um painel, idealmente em dupla para as noites. Mas, mesmo assim, duvido que conseguisse ultrapassar os 6%.O equilíbrio entre música mainstream e alternativa podia andar mais pelos 60%/40% se quisessem agarrar mais audiência. Mas, isto são pormenores, diria que 85/90% está, neste momento, bem afinado, e sem dúvida que a 3 tem as melhores tardes da rádio.
Citando uma pessoa muito querida, a respeito da RFM e da Comercial: "esta gente fala, ri-se sem razão, e não diz nada no fim-de-contas". São produtos para as massas, e com o nível cultural que tem uma boa parte do nosso povo, não é de esperar muito mais. E, como é óbvio, a culpa não é dos animadores.
Outro exemplo: tenho uma amiga minha que é "intelecutalóide". Isto é, rádio só na Antena 1 ou na TSF, que a militância dela no BE não permite mais do que isso. RFM e Comercial são "lixo puro, a CMTV da rádio". Podcast que devora: o da Mariana Alvim. "Como é que alguém tão inteligente, consegue fazer um programa de nível abaixo de 0 na rádio?". Acontece que já não é a primeira pessoa que me diz exatamente isto. Eu, aqui me confesso, nunca ouvi um episódio, portanto não sei se é bom ou mau, mas acredito que sim. O problema é dos produtos, não de quem os faz.
isto para mostrar que, a Antena 3 pode apresentar o melhor produto do mundo, que não vai liderar audiências. No caso da Antena 1 até arrisco dizer que se o produto melhorar as pode perder. A lógica de curto prazo é diferente da de longo, e o problema é que nas rádios portuguesas raramente se dá tempo a um projeto para se consolidar, e com isso cai-se no facilitismo de fazer produtos piores que sejam mais eficientes no curto prazo.