Autor Tópico: Rádios online  (Lida 19077 vezes)

ZECA

• Sr. Member
Rádios online
« em: Setembro 09, 2016, 01:18:28 pm »
Dei por mim na Quarta Feira a escutar a última hora do programa Em busca do Rock perdido na Rádio Portuense. Ouvi Atómic Rooster,  Cannabis Índia,  Bjharvest,  Camel,  The Doors,  Budgie e por aí fora. Excelente dinâmica do programa. Consultei a página do grupo do programa no Facebook e tem milhares de seguidores. Pergunto a vocês?  O que será uma boa audiência em Portugal para um programa de uma rádio on line? Eu vejo rádios locais com menos de 4000 liked dados,  daí a minha supresa neste caso.
« Última modificação: Julho 03, 2022, 03:36:44 pm por AG »

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Rádios online
« Responder #1 em: Setembro 09, 2016, 03:19:38 pm »
Ouvi numa entrevista à algum tempo, o Pedro Ribeiro da Rádio Comercial, referia que nos tempos que correm uma webrádio pode estar a competir contra uma estação no FM,a única vantagem é a rádio do FM que tem emissores que permitem ouvir sem a ligação à Internet mas por exemplo o Tunein já esta equipado em alguns carros e qualquer pessoa pode estar a ouvir na estrada uma emissão feita em qualquer lado (ate na cama). Existe webrádios na minha opinião que tem melhor qualidade musical ou melhores locutores que uma estação no FM e ate maiores audiências e o programa "em busca do rock" é apenas mais um,independentemente de ser um programa web, o que interessa é a qualidade e a identidade do mesmo.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #2 em: Setembro 09, 2016, 04:22:31 pm »
Completamente de acordo. Por norma,  esquecemos as rádios on line que vão surgindo pelo país, e surgindo do nada,  temos enormes surpresas como é este programa, pelo que já escutei.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #3 em: Outubro 05, 2016, 07:54:17 pm »
Dei por mim na Quarta Feira a escutar a última hora do programa Em busca do Rock perdido na Rádio Portuense. Ouvi Atómic Rooster,  Cannabis Índia,  Bjharvest,  Camel,  The Doors,  Budgie e por aí fora. Excelente dinâmica do programa. Consultei a página do grupo do programa no Facebook e tem milhares de seguidores. Pergunto a vocês?  O que será uma boa audiência em Portugal para um programa de uma rádio on line? Eu vejo rádios locais com menos de 4000 liked dados,  daí a minha supresa neste caso.

Para mim boa audiência será ter, de forma constante, um mínimo de 100 ouvintes por cada hora ao longo das 24 horas do dia. Podem-se establecer também paralelos com a Marktest: a Orbital tinha (não deve ter já) 200 e muito, 300 e tal ouvintes no online, correspondentes a uma AAV de cerca de 2.5%. Era interessante saber quantos tem a Rádio Comercial e as nacionais para tentar establecer uma métrica.

Isto tende a aumentar com o tempo à medida que o tráfego disponível vai aumentando e as formas de escuta facilitando.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 em: Outubro 05, 2016, 11:37:42 pm »
Eu sei que a Orbital consegue ter 900/1000 ouvintes online diários,acho que é muito bom,um caso de sucesso.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #5 em: Outubro 06, 2016, 12:06:33 am »
Eu sei que a Orbital consegue ter 900/1000 ouvintes online diários,acho que é muito bom,um caso de sucesso.

Essa é uma marca impressionante. Mas ainda se consegue fazer melhor, hoje em dia! É alguém chegar-se à frente e partir a loiça toda, a avaliar pelo que a Orbital está...

ZECA

• Sr. Member
« Responder #6 em: Outubro 07, 2016, 09:50:31 am »
Bom dia Linxtuga.
O programa a que me referia dessa rádio on line do Porto, tem já um grupo de seguidores que já vai em quase 8000 membros. Acho impressionante, pois muitas paginas de rádios locais por esse país fora, não tem muitas delas mais do que 3 ou 4000 likes.  Ver aqui
https://www.facebook.com/groups/850686988302076/?fref=ts

Na passada Quarta Feira passaram pelo programa, de acordo com a informação que o realizador do programa dava em direto, centenas de ouvintes passaram pelo programa.

De facto, o panorama está a mudar em Portugal e falamos tanto do FM e se calhar, por esse país fora, mais casos de sucesso surgem.  Pela informação que tenho, as despesas da rádio são suportas por quem lá trabalha. Só tenho que dar os parabéns a eles, neste caso à Rádio Portuense e esse programa, em Busca do Rock perdido.
« Última modificação: Outubro 07, 2016, 04:13:19 pm por ZECA »

pdf

• Visitante
« Responder #7 em: Outubro 07, 2016, 10:23:17 am »
Eu sei que o Zeca tem uma visão romântica da Rádio Portuense e dos milhares de ouvintes que alegadamente consegue ter. No entanto, a realidade é outra: a dos números. E desses não podemos fugir...

Deixo só aqui o seguinte link:

http://88.198.72.46:9848/

ZECA

• Sr. Member
« Responder #8 em: Outubro 07, 2016, 12:26:35 pm »
PDF..Já consegui ter acesso.
Então será a informação dada pela Rádio incorreta,?
« Última modificação: Outubro 07, 2016, 12:51:25 pm por ZECA »

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #9 em: Outubro 07, 2016, 12:58:05 pm »
As rádios podem dizer muita coisa.... as rádios online têm muito que se lhe diga, uma coisa é os acessos, outra é ouvintes simultâneos e média de ouvintes, essa rádio o máximo que teve foi 160 e o máximo que o servidor suporta é 300, logo nunca chegaria a esses valores...

pdf

• Visitante
« Responder #10 em: Outubro 07, 2016, 01:15:05 pm »
PDF..Já consegui ter acesso.
Então será a informação dada pela Rádio incorreta,?

Por muito que eu também queira que a rádio tenha sucesso, ali no link que dei podemos ter acesso ao número de ouvintes em tempo real, são as estatísticas do stream. Não há como contornar aquilo... a não ser que tenham vários servidores!

ZECA

• Sr. Member
« Responder #11 em: Outubro 07, 2016, 01:51:44 pm »
Entendi.
Bom, eles de facto dizem acessos não referindo que são todos ao mesmo tempo.
Fica  duvida.

pdf

• Visitante
« Responder #12 em: Outubro 07, 2016, 01:55:31 pm »
Entendi.
Fica  duvida.

Se forem visitantes únicos, acredito que sejam milhares. Mas ao mesmo tempo o máximo que tiveram foi 100 e tal, está nas estatísticas.

Atento

• Hero Member
« Responder #13 em: Outubro 07, 2016, 04:10:25 pm »
Sobre as outras rádio de cariz nacional é possível saber?

ZECA

• Sr. Member
« Responder #14 em: Outubro 07, 2016, 04:15:24 pm »
Entendi.
Fica  duvida.

Se forem visitantes únicos, acredito que sejam milhares. Mas ao mesmo tempo o máximo que tiveram foi 100 e tal, está nas estatísticas.
Mas aquele valor corresponde ao valor desde sempre ou a um determinado período de tempo?
Uma rádio on line pode ter mais do que um servidor ou isso tem que estar registado na ERC?