Autor Tópico: CCDR Alentejo - apoio as rádios locais da região  (Lida 362 vezes)

brodcastfm

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 149
CCDR Alentejo - apoio as rádios locais da região
« em: Dezembro 20, 2023, 08:38:22 pm »
A Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivos do Estado à Comunicação Social da Comissão de Coordenação da Região do Alentejo deu o parecer favorável aos projetos apresentados pelos órgãos de Comunicação Social alentejanos, e cujo montante total ascendeu aos 205 690,76 euros.

O Alentejo tal como vem acontecendo desde 2015 ano em Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional passaram a executar as medidas respeitantes à aplicação dos regimes de incentivos do Estado à comunicação social, nas respetivas áreas geográficas de atuação, foi a segunda região em termos de apoio, ficando somente atrás do Norte de Portugal.

Estiveram presentes na reunião Comissão de Acompanhamento, para alem do Presidente da CCDRA,I.P. Ceia da Silva e responsáveis do GICS, Benedita Peixe e Maria Reina Martin os  representantes do  Ministério das Finanças, Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Gabinete de Estratégia Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), Associação Portuguesa de Radiodifusão, Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Imprensa Cristã, Associação de Rádios de Inspiração Cristã e Presidente da Camara Municipal de Reguengos de Monsaraz em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram aprovados os 27 projetos que os órgãos de Comunicação Social do Alentejo apresentaram nas tipologias de modernização tecnológica, desenvolvimento digital, acessibilidade à comunicação social, desenvolvimento de parcerias estratégicas, literacia e educação para a comunicação social.

De referir ainda que os apoios prestados através do GICS são apenas uma parte dos apoios do Estado e da CCDRA, existem outros nomeadamente feitos através da publicidade institucional que estão fora da área de ação do GICS.
« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 06:39:45 pm por AG »

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5467
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: CCDR Alentejo um exemplo no apoio as rádios locais da região
« Responder #1 em: Dezembro 21, 2023, 01:36:05 am »
Consegue listar pelo menos a referência de um dos projetos ou acrónimo? Gostava de consultar o Aviso de Abertura de Candidatura. Como já aqui escrevi, até a propósito do DAB+, sou altamente favorável a que os fundos estruturais e de coesão, possam ser utilizados para apoio ao desenvolvmento das rádios, sejam elas locais, regionais ou nacionais. Naturalmente que os centros emissores localizados em Lisboa e Algarve, por não serem regiões de convergência (no caso das nacionais, há uma imputação da operação às diversas localizações) terão taxas de apoio mais baixas. Estes apoios são transparentes, avaliados por peritos independentes, muitas vezes internacionais. Só são aprovados projetos que tenham qualidade para receberem financiamento. Já a compra de publicidade institucional, aí é preciso abrir o okho à tentativa de controlo pelos caciques, sejam eles locais, ou nacionais.
Este tópico deveria sair das rádios locais, onde só estão estações individualizadas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.