Já estamos com os delírios?
Não creio que mexam na antena - no máximo mudam do Cabeço da Neve para as Pinoucas ou para o vértice geodésico do Caramulo, que é ligeiramente mais alto e tem melhor linha de vista para o litoral.
Não acho que seja delírio. Estive aqui a dar uma passagem a escutas feitas na Figueira e em Pombal o ano passado. Se é certo que 88.1 chegam em ambas, não deixa de ser verdade que 91.2 se ouve, mas sem RDS diferentemente das outras duas. Será mesmo uma questão de por toda a lenha na fogueira? Sim, de facto, faz-me alguma confusão a EBEIRAS estar ao dobro da altitude, mas ter pior recepção que as do Luso. O que eu escrevi acima é que, em termos geográficos, Mortágua está a 150m do Luso, e já mesmo no concelho, nem sequer fica mais baixo que as duas referidas emissoras. Não seria muito diferente do que ocorre com a Rádio 5, que está num dos pontos mais distantes do concelho de Vila do Conde, face à Póvoa de Varzim. O que escrevi também é que existe uma elevação no concelho de Tondela, já muito próxima da fronteira com Viseu, junto à A25 que tem mais de 400m de elevação e está a 5km em linha reta da Baixa de Viseu. De uma coisa tenho a certeza, RCP e Província conseguem fazer a ligação a Rio Maior. Posso estar totamente enganado, porque não encontrei os registos, mas a ideia que tenho é que a Emissora das Beiras, como está atualmente, não o faz. Mas quem conhecer melhor e for da região pode testar. Tenho também ideia que as duas referidas ainda chegam a Leiria, da Emissora das Beiras não tenho mesmo noção.