Modificação do projeto do serviço Emissora das Beiras, disponibilizado pelo Ao Tom Dela (Rádio), Lda., com alteração da tipologia para temática informativa, parceria com o projeto Observador e alteração da denominação do serviço de programas para Rádio Observador Viseu.
Divisão da "programação própria” do operador;
Segunda a sexta-feira:
Períodos de programação própria: 12h10m-13h | 13h10m-14h |14h10m-15h | 15h10-16h | 16h10m-17h | 20h10m-24h;
Programação em cadeia (projeto Observador): 0h-12h10m | 13h-13h10m | 14h-14h10m | 15h-15h10m | 16h-16h10m | 17h-20h10m.
Sábado e domingo:
Períodos de programação própria: 7h10m-10h | 13h10m-14h |14h10m-16h | 16h10m-17h | 17h10m-18h | 23h10m-24h;
Programação em cadeia (projeto Observador): 0h-7h10m | 10h-13h10m |14h-14h10m | 16h-16h10m | 17h-17h10m | 18h-23h10m.
Cf: https://www.erc.pt/document.php?id=MmM1OGJhNTUtY2VhZS00NWRhLTkxYzktNDU5ODZjZDBmNmRm
Magnífica notícia, e mesmo muito bem geridos os períodos de programação própria, "na bisga", como se costuma dizer. Respeita os vários simultâneos informativos com o Observador, vai para emissão regional quando é melhor ir para emissão regional, consegue salvar manhãs e regressos a casa, e respeitar o limite de 6 blocos de emissão para decompôr em antena, à custa de sacrificar as meias-horas.
Essencialmente optaram por fazer 12-17 e 20-24, blocos quase iguais aos períodos locais da M80 Valongo (que faz 13-17). Dentro destas 8h, pelo menos 3 informativos locais terão de ter... em suma, estou satisfeito.
Notando que os períodos de programação própria em antena podem impedir a cobertura de qualquer jogo que inicie às 17h, a não ser que os tratem como Especial de Informação. Mas é um custo menor, se for preciso pagar esse preço.
Também tem como consequência que não deve ser possível a comutação nos períodos de emissão local, 50 dos 60 minutos, embora haja uma janela que fique aberta para trocar quando necessário e em bons rádios não seja tema.
Este nível de categoria de desdobramentos é apenas comparável em Portugal ao que foi feito na 2a vida do Rádio Clube Português. E tenho genuína curiosidade para perceber se o Digital RM vai aguentar tanta troca. Espero que nisso estejamos melhor na automação em 2024, pelo menos na Record corre bem.
Aposto que o RDS vai ser "OBSVISEU"
Pergunta,quando começam as emissoes.
E como serão essas emissões locais.
Nesses horarios maioritariamente musicais,certo?
Finalmente Observador em Viseu.
Faltava a Smooth.
Não daria como trigo limpo que serão musicais. Podem perfeitamente pedir a alguém da casa que grave que não faça emissão naquele dia. Em particular o Hugo Silva tem muita rodagem vinda dos gravados, chegou a fazer várias locais por conta própria, não me admiraria que o escolhessem.
O que não deve dar para fazer é ter a mesma pessoa a gravar a local ao mesmo tempo que faz a nacional. Acho eu. A ERC deve requerer locutores afetos ao serviço dedicados, mas logo veremos.
Algo que seguramente dará para fazer é passarem as rubricas da emissão... atrasadas. Há o precedente da TSF Madeira e Açores o fazerem. Mas têm que refletir isso na grelha de programação online.