Já no tocante à Kiss FM por onde fui passando mais tempo durante a semana, pois quem estava de férias comigo engraçou com a estação...
É de facto curioso termos uma estação a operar em Portugal exclusivamente em Inglês, com exceção do indicativo de frequências 1x por hora em que é bilíngue, nas demais vezes é sempre anunciada em Inglês, conjuntamente com os municípios de cobertura, e de três noticiários, salvo erro 9H, 13H e 20H, que são primeiro em português, e depois em Inglês (excetuando as declarações das pessoas ouvidas). Os noticiários são bem produzidos e abrangentes, quer nas notícias nacionais, quer nas locais, tanto os portugueses como os em inglês, têm uma duração pelos 3 a 7 minutos, e parece-me que ao diurno há a todos os topos de hora, apesar do no site publicitarem só alguns às meias horas. A playlist está muito interessante, tocam bastantes temas de artistas do pop rock conhecidos, mas que não passam nas Comerciais, RFM's, etc. Ainda passam um ou outro tema de música portuguesa, os Quatro e Meia, por exemplo, dá-me ideia de que gostam, mas será no máximo 1 por hora. A locução, totalmente em inglês, é muito cuidada, num inglês muito britânico, mas pausado, por forma a ser percetível pelos portugueses, e muito divertida. O homem das manhãs, o Simon é um personagem, que não fica nada atrás de malta que faz manhãs nas nacionais. A locução parece ser sempre em direto, há horas mesmo perto das 24H, hora a que termina.
Curiosamente, esta rádio pertence à rede RECORD Algarve, mas não transmite nenhum minuto de IURD. E a RECORD é bastante pressionada por Marrocos, coisa que não acontece com a Kiss, que tem duas excelentes frequências, belissimamente afinadas, com som muito limpo e que chega a Aljustrel pela A2, a partir de Castro Verde com um ou outro ruído.