Em Portugal, a Eurovisão dará na rádio?
Bem, “tgouveia120â€, embora não lhe responda à questão, julgo pertinente referir o impacto internacional do evento, e nos benefÃcios que o mesmo proporciona à imagem externa de Portugal, ao retorno económico, assim como de um paÃs capaz de organizar eventos globais (empresariais, espetáculos, entre outros), o que é uma mais-valia acrescida.
Só no Reino Unido, repare que o Eurofestival será transmitido para largas dezenas de paÃses, a “marca†Portugal está em destaque no próximo sábado à noite, com um elevadÃssimo nÃvel de exposição. A estação de televisão mais vista no paÃs,
BBC One «+», e a rádio mais ouvida,
BBC Radio 2 «+», vão transmitir em direto e em simultâneo este evento. As emissões da BBC estão, portanto, dependentes da RTP.
O que importa aqui analisar, em matéria de rádio, é se a transmissão de um evento com estas caracterÃsticas encaixa na grelha de programas de uma estação de rádio, que nem sequer aposta em sonoridades deste tipo. No caso da Radio 2 a resposta é afirmativa, nas rádios portuguesas, não me parece, ninguém iria ouvir. O produto radiofónico “Radio 2†está compartimentado em diferentes estilos e géneros de programas, dirigidos à s diferentes camadas de público, ou seja, agrega diferentes partes que completam um todo. Isso torna possÃvel uma grelha flexÃvel e elástica, capaz de acomodar diferentes tipos de programas, como este evento. Em Portugal não há nenhuma rádio com estas caracterÃsticas.
Noutra perspetiva de análise, importa referir que a Radio 2 aumentou as audiências em 55% desde o ano 2000 até 2017, isto é, em 17 anos. Em 2000 eram 10 milhões de ouvintes, em 2017, 15 milhões e 500 mil. Estes resultados excelentes só são possÃveis com camadas jovens de público, não estou a ver um aumento tão significativo sem esta vertente.
Esta estação mostra que a rádio não está em declÃnio, ainda tem muito a dar. Às diferentes intervenções dos participantes do fórum que afirmam que a rádio tradicional tem os dias contados, a Radio 2 prova exatamente o contrário.
Adenda: a Radio 2 entrou em “modo festivaleiroâ€, recordando alguns sucessos de edições anteriores. Agora mesmo, rodou ABBA-Waterloo (1974) e menciona os elementos da equipa que estão em Lisboa a acompanhar o evento.