Autor Tópico: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto  (Lida 35710 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto
« Responder #270 em: Março 18, 2024, 12:24:30 am »
No meu há pouco apareceu NOVA, mas demorou imenso a fixar. Não é comum.

Sintonizei agora num rádio que não tinha a NOVA memorizada e ele foi buscar o rds “novo”, ou seja, Nova.

No exterior, em linha de vista ao emissor, demorou 5 minutos a aparecer no meu telemóvel, logado Nova, ou seja, outra vez só o N em maiúsculas. Tinha memorizado assim no carro, ontem tive de ir pela manual para sintonizar, pois o RDS é sensível a minúsculas e maiúsculas. Há também algumas interferências quando se vira a antena a sul, mas hoje a propagação de sul está boa. Imagino que esteja a operar, provavelmente em modo SOS. Não é de todo normal ter problemas em sintonizar qualquer uma das frequências do Monte da Virgem, da minha varanda vejo perfeitamente a Torre da PT e a RETI.
Com a música não se percebe, mas quando estão em diálogo, denota-se um ruído agudo de fundo, que também não é normal.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #271 em: Março 18, 2024, 01:23:23 pm »
Qual foi a origem do nome “Rádio Nova”? Acho que soa bem para rádio.

Permitam-me o tópico para um apontamento e, quiçá, o nome pode advir de uma época. Em 1982 foi lançado o álbum do grupo NOVA, chamado “Terra Nova”. Na altura, especulava-se se a banda seria portuguesa, atendendo às palavras utilizadas, mas tal não parecia plausível, uma vez que em Portugal não se fazia este tipo de música eletrónica, digamos, à época, futurista. Afinal a banda era holandesa. Este tipo de música de sintetizador dissolveu-se no tempo, não chegou até aos dias de hoje e enquadrou-se numa época em que os meios dominantes estimulavam o imaginário infantil/juvenil com a ciência e engenharia, todo o tipo de artefactos tecnológicos, incluindo a Inteligência Artificial, à época mera ficção. Filmes como Star Wars, ET – o extraterrestre, Blade Runner, series televisivas exibidas na RTP 1, como Espaço 1999, Galactica, Buck Rogers no séc XII, V – Batalha Final, e muitos outros, estimularam o interesse da juventude desse período pela ciência e engenharia com o sonho de pertença a essa realidade, afinal o sonho comanda a vida, e muitos conquistaram o desiderato.

NOVA – Arrivé (1982)
(desconheço se o tema passou na rádio, mas foi genérico de programas da RTP 1 em 1982, nomeadamente, o informativo “Página 1”)

Caro joao_s,

Off topic em relação à Rádio Nova, mas contestando a afirmação que faz de que "em Portugal não se fazia este tipo de música eletrónica, digamos, à época, futurista", fazia-se, sim.

É certo que não era muito divulgada, mas, em 1983 foi editado um belíssimo disco de seu nome "Láctea" do português Tó Neto (conhecido na época como o Jean Michel Jarre português), cuja primeira faixa, "Odisseia", era, inclusivé, o genérico de um programa diário (de 2ª a 6ª feira, das 18h às 19h) da RDP Rádio Comercial FM Estereo apresentado e realizado pelo malogrado José Ramos ("Círculo em FM", patrocinado pelo Círculo de Leitores).

Mesmo no então RDP Programa 2, actualmente Antena 2, à época existia um programa semanal intítulado "Terra Viva, Planeta Azul", da autoria de Gil Montalverne (realizador proveniente, ainda, da antiga Emissora Nacional) de temática ambientalista e científica, no qual era frequente ouvirem-se temas do disco acima referido, bem como de Jean Michel Jarre e do grego Vangelis.

Aprecie(m) o disco "Láctea" de Tó Neto, https://www.youtube.com/watch?v=FJXvlxip9UI .

Na minha modesta opinião, vale bem a pena!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #272 em: Setembro 04, 2024, 11:18:21 am »
A Nova completa hoje 35 anos! Para não lerem a minha mensagem de parabéns e porque receberam muitas, o que é sempre bom sinal.
Que nunca deixem de ter a playlist mais variada em Portugal.

Boxx

• Hero Member
« Responder #273 em: Setembro 04, 2024, 11:37:53 am »
Deve ser a única estação da qual sou ouvinte mais ou menos assíduo desde a sua fundação.

Recordo com saudade os primeiros tempos da rádio Nova, talvez o projeto mais inovador e arrojado que alguma vez existiu e que o estado tratou rapidamente de eliminar, quando, de forma incompreensível, não lhe atribuiu a RRN. São vários os profissionais que saíram dos antigos estúdios dos Pinhais da Foz, para cargos de relevância, em particular na TV.

Hoje é certo que o projeto Nova é uma pálida sombra desses tempos, com uma equipa reduzidíssima e de cariz musical.

De qualquer forma, tem vários componentes distintivos (informação local e perfil musical) que a tornam numa rádio única, não só a nível nacional, como também internacional. Apenas conheço algo parecido, na homónima rádio Nova de Paris/França.
Que venha mais 35 e continue a emitir com sede na Invicta, sendo hoje o ultimo reduto da rádio no Porto. 
« Última modificação: Setembro 04, 2024, 11:39:25 am por Boxx »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #274 em: Setembro 04, 2024, 11:40:31 am »
Deve ser a única estação da qual sou ouvinte mais ou menos assíduo desde a sua fundação.

Recordo com saudade os primeiros tempos da rádio Nova, talvez o projeto mais inovador e arrojado que alguma vez existiu e que o estado tratou rapidamente de eliminar, quando, de forma incompreensível, não lhe atribuiu a RRN. São vários os profissionais que saíram dos antigos estúdios dos Pinhais da Foz, para cargos de relevância, em particular na TV.

Hoje é certo que o projeto Nova é uma pálida sombra desses tempos, com uma equipa reduzidíssima e de cariz musical.

De qualquer forma, tem vários componentes distintivos (informação local e perfil musical) que a tornam numa rádio única, não só a nível nacional, como também internacional. Apenas conheço algo parecido, na homónima rádio Nova de Paris/França.
Que venha mais 35 e continue a emitir com sede na Invicta, sendo hoje o ultimo reduto da rádio no Porto.
Tudo certo!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #275 em: Setembro 04, 2024, 12:19:45 pm »
Parabéns à Rádio Nova. É uma estação diferenciada que, graças ao online, procuro com gosto.
Quando vou para o Grande Porto de carro, é a estação que me acompanha no auto-rádio.

Venham mais 35!
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Micro

• Sr. Member
« Responder #276 em: Setembro 04, 2024, 04:34:44 pm »
Parabéns à Rádio Nova. É uma estação diferenciada que, graças ao online, procuro com gosto.
Quando vou para o Grande Porto de carro, é a estação que me acompanha no auto-rádio.

Venham mais 35!

Eu quando vou para o grande Porto é a Rádio Nova Era que me acompanha!