Qual foi a origem do nome “Rádio Nova”? Acho que soa bem para rádio.
Permitam-me o tópico para um apontamento e, quiçá, o nome pode advir de uma época. Em 1982 foi lançado o álbum do grupo NOVA, chamado “Terra Nova”. Na altura, especulava-se se a banda seria portuguesa, atendendo às palavras utilizadas, mas tal não parecia plausível, uma vez que em Portugal não se fazia este tipo de música eletrónica, digamos, à época, futurista. Afinal a banda era holandesa. Este tipo de música de sintetizador dissolveu-se no tempo, não chegou até aos dias de hoje e enquadrou-se numa época em que os meios dominantes estimulavam o imaginário infantil/juvenil com a ciência e engenharia, todo o tipo de artefactos tecnológicos, incluindo a Inteligência Artificial, à época mera ficção. Filmes como Star Wars, ET – o extraterrestre, Blade Runner, series televisivas exibidas na RTP 1, como Espaço 1999, Galactica, Buck Rogers no séc XII, V – Batalha Final, e muitos outros, estimularam o interesse da juventude desse período pela ciência e engenharia com o sonho de pertença a essa realidade, afinal o sonho comanda a vida, e muitos conquistaram o desiderato.
NOVA – Arrivé (1982)
(desconheço se o tema passou na rádio, mas foi genérico de programas da RTP 1 em 1982, nomeadamente, o informativo “Página 1”)
Caro joao_s,
Off topic em relação à Rádio Nova, mas contestando a afirmação que faz de que "em Portugal não se fazia este tipo de música eletrónica, digamos, à época, futurista", fazia-se, sim.
É certo que não era muito divulgada, mas, em 1983 foi editado um belíssimo disco de seu nome "Láctea" do português Tó Neto (conhecido na época como o Jean Michel Jarre português), cuja primeira faixa, "Odisseia", era, inclusivé, o genérico de um programa diário (de 2ª a 6ª feira, das 18h às 19h) da RDP Rádio Comercial FM Estereo apresentado e realizado pelo malogrado José Ramos ("Círculo em FM", patrocinado pelo Círculo de Leitores).
Mesmo no então RDP Programa 2, actualmente Antena 2, à época existia um programa semanal intítulado "Terra Viva, Planeta Azul", da autoria de Gil Montalverne (realizador proveniente, ainda, da antiga Emissora Nacional) de temática ambientalista e científica, no qual era frequente ouvirem-se temas do disco acima referido, bem como de Jean Michel Jarre e do grego Vangelis.
Aprecie(m) o disco "Láctea" de Tó Neto,
https://www.youtube.com/watch?v=FJXvlxip9UI .
Na minha modesta opinião, vale bem a pena!