Não acrescenta porque não consegue certamente rentabilizar mais a rádio. Se cumpre os mínimos da lei. Não vejo porque não pode continuar a ser rádio local.
As outras rádios têm que começar a ter alternativas para serem rádios nacionais e não andarem a comprar ou alugar locais.
Que interessa ter um “leitor de mp3”, como é o caso? Zero. Mais vale perder o alvará porque é um desperdício de kW. Nunca me leu que x ou y rádio local que sirva a região verdadeiramente a que se dirige deva desaparecer. Só os maus produtos radiofónicos (inclusive vindo de grandes grupos, como a Batida da Bauer).
Na minha opinião, é melhor retransmitir uma rádio interessante (até pode ser outra local da zona) que tenha programação regional durante algumas horas e que atraia novos ouvintes.
Alternativas não há, sejamos realistas. As nacionais que existem não estão à venda (quem me dera que uma RFM fosse vendida, por exemplo) e o DAB+ infelizmente é uma miragem.
É isto.
Exemplo prático: fiquei imensamente triste com a partida da Emissora das Beiras, e gosto muito da Observador. Reconheço que o desaparecimento de uma RCI, por exemplo, naquele caso, seria muito mais positivo.
Exatamente. Há regiões onde isto se torna particularmente estúpido quando há espa?o no éter para acolher novas rádios. A dificuldade das locais é mais a de ter mercado.
Por isso é que este modelo atual de alvarás e concessão por concelhos está caduco e tem que ser mais liberalizado... Entre outros aspetos...
O problema é que não existe mais espectro está saturadissimo, segundo a ANACOM e vocês dizem que existe espectro! Fico esperando com leio aqui...
Só não há espectro em Lisboa e Porto, e mesmo aí, com um sólido conjunto de placeholders (em Lisboa e assim de cabeça: Lezíria 89.1, 92.2 KFM, 92.8 XL, 96.2 Estádio, 105.4 FM, 106.4 Capsao, no Porto temos 89.0 e 96.3). Fora dessas 2 cidades há muito espectro, assim se queira organizar.
Em Coimbra por exemplo está a faltar uma rádio para a região que faça o equivalente ao que a Terra Nova faz para Aveiro, por exemplo (e não me falem na Mundial FM que tem informativos decentes mas fora disso, pelo amor de Deus...).