Ao viajar ao longo do dia em trabalho, na passada 4ª feira (30/6), por toda a zona ocidental do concelho de Sintra (Várzea de Sintra, Janas, Fontanelas, Lourel, Terrugem, Pero Pinheiro, Cheleiros, Mafra, etc.), qual não foi o meu espanto que ao final da manhã, ao fazer zapping pelo éter da zona, me deparei, no final do quadrante do auto-rádio, com música nos 108,0 Mhz. Estranhei o facto, esperei mais alguns minutos e eis que surge no ar uma seca voz masculina a dar a informação horária e a informar os ouvintes que estavam a escutar a Cabriz Rádio.
Que novidade, pensei eu, uma nova rádio aqui no concelho de Sintra? Mas, como isso é possÃvel? Só pode ser uma emissão pirata!
Fiz alguns quilômetros pela zona durante o dia, sinal globalmente estável na maioria das localidades por onde passei, embora por vezes ao transmitirem uma determinada faixa musical a mesma se desvanecesse com ruÃdo estático, por vezes interrompido brevemente por outro tema musical completamente diferente, novamente ruÃdo estático e, de novo, retomavam a canção inicial como se nada fosse. Diria que estavam a mexer no emissor, mas várias vezes ao longo do dia???
Emissão sem RDS, sem locução, apenas pontualmente com a informação horária, pequenos e simplicÃssimos spots com o nome da estação, sem qualquer publicidade, noticiários, mas com sinal horário à hora certa metido completamente à pressão por cima do que estivesse a dar naquele momento, ou seja, tudo muito amador.
Selecção musical variada, globalmente agradável, estilo oldies, muita música portuguesa, mas com muitos dos antigamente chamados "lados B`s" e por vezes com algumas piroseiras de dance music mais comercial. Entre as 18h e as 19h escutei aquilo que parecia ser um bom programa de rock mais pesadão, inclusivé com muito metal pelo meio, até se desvanecer por completo o sinal ao longo da A21, já próximo da Venda do Pinheiro e do nó com a A8.
Não encontrei nenhuma informação no site da Anacom sobre se os 108,0 Mhz tivessem sido licenciados recentemente para o concelho de Sintra.
Apenas encontrei no Google dois links: um para esta página um pouco estranha, diga-se de passagem, e que não presta grande informação adicional sobre o projecto,
http://carlosvalmeida.com/radio ; outro para uma página de facebook
https://www.facebook.com/cabrizradio/?__xts__=68.arbicxcrlheef... , onde os horários indicados, numa publicação de 2018, pelos vistos estarão desactualizados e com muitas publicações daquelas que..... enfim!!!
Estaremos perante uma emissão pirata desde meados de 2018 nesta zona do concelho de Sintra?
P.S.: já agora, mais um link -
https://cabrizradio.comunidades.net/