Autor Tópico: O que "é" isto?... LX/Entreposto  (Lida 1058 vezes)

MPFM

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 95

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2931
Re: O que "é" isto?... LX/Entreposto
« Responder #1 em: Dezembro 23, 2021, 12:15:18 pm »

pdf

  • Visitante
Re: O que "é" isto?... LX/Entreposto
« Responder #2 em: Dezembro 23, 2021, 02:32:47 pm »
https://goo.gl/maps/vMg2mufrxv6hm3T2A

Antena para os radiotáxis.

É bem provável. Em Matosinhos há uma igual em frente à CMM.

Nem sei se ainda a usam... já não ando de táxi há imenso tempo, mas ainda me lembro das chamadas da central e de ir a ouvir as comunicações todas dentro de táxis pretos e verdes, nos anos 80 e 90...

MPFM

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 95
Re: O que "é" isto?... LX/Entreposto
« Responder #3 em: Dezembro 24, 2021, 01:24:53 pm »
Entretanto disseram-me que serão (pode ser boato) antenas da Record. Vou mais para esta hipótese porque os táxis usam trunking e gsm de frequências muito mais altas.
Aqueles dipolos no Entreposto parecem-me demasiado semelhantes com um array de FM.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2931
Re: O que "é" isto?... LX/Entreposto
« Responder #4 em: Dezembro 24, 2021, 08:44:46 pm »
Entretanto disseram-me que serão (pode ser boato) antenas da Record. Vou mais para esta hipótese porque os táxis usam trunking e gsm de frequências muito mais altas.
Aqueles dipolos no Entreposto parecem-me demasiado semelhantes com um array de FM.

Antenas da Record!?

Sintra não faz fronteira com Lisboa e a Positiva de Oeiras não pode ter aquela direção de dipolos, as antenas da foto estão orientadas para sul/sueste grosso modo na direção do Montijo e do rio. Que raio de hipótese é essa? Isso nem para boato vale em condições, é desmontado em 15 segundos...

É uma hipótese tão descabida que nem acho ser de considerar. E não, os táxis não usam GSM atualmente (GSM em 2021?!), muitos comunicam ou comunicavam entre si direto por rádio em frequências que o Luís Carvalho saberá explicar melhor mas que creio serem para os lados da Banda do Cidadão e adjacentes.

Não é uma antena para FM. Ou se é, foi de alguma rádio que já não está entre nós, no absoluto máximo e a esticar a Rádio Expo pelo tipo de orientação e porque o Barreiro faz fronteira (marítima) com Lisboa, e mesmo isto duvido imenso.
« Última modificação: Dezembro 24, 2021, 08:46:33 pm por Memorias da Radio »

Luis Carvalho

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1373
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: O que "é" isto?... LX/Entreposto
« Responder #5 em: Dezembro 24, 2021, 09:14:35 pm »
Creio que a hipótese do rádio-táxi é bem plausível. Mas poderá tratar-se de qualquer outro sistema de comunicação privada de uma qualquer outra empresa ou entidade. Radiodifusão em FM, não creio que faça sentido.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

MPFM

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 95
Re: O que "é" isto?... LX/Entreposto
« Responder #6 em: Dezembro 25, 2021, 12:01:11 am »
Entretanto disseram-me que serão (pode ser boato) antenas da Record. Vou mais para esta hipótese porque os táxis usam trunking e gsm de frequências muito mais altas.
Aqueles dipolos no Entreposto parecem-me demasiado semelhantes com um array de FM.

Antenas da Record!?

Sintra não faz fronteira com Lisboa e a Positiva de Oeiras não pode ter aquela direção de dipolos, as antenas da foto estão orientadas para sul/sueste grosso modo na direção do Montijo e do rio. Que raio de hipótese é essa? Isso nem para boato vale em condições, é desmontado em 15 segundos...

É uma hipótese tão descabida que nem acho ser de considerar. E não, os táxis não usam GSM atualmente (GSM em 2021?!), muitos comunicam ou comunicavam entre si direto por rádio em frequências que o Luís Carvalho saberá explicar melhor mas que creio serem para os lados da Banda do Cidadão e adjacentes.

Não é uma antena para FM. Ou se é, foi de alguma rádio que já não está entre nós, no absoluto máximo e a esticar a Rádio Expo pelo tipo de orientação e porque o Barreiro faz fronteira (marítima) com Lisboa, e mesmo isto duvido imenso.

As antenas estão viradas a oeste. No edifício (reparei agora em vista aérea) está a TV Record Europa. Para mim, o mistério mantém-se.