Autor Tópico: Serras de Portugal  (Lida 1055 vezes)

sintonia

• Sr. Member
Serras de Portugal
« em: Março 24, 2024, 05:34:03 am »
Caros(as) companheiros(as) do Fórum da Rádio:

É na maioria das montanhas e serras de Portugal que se encontram as antenas emissoras das rádios de que tanto gostamos e que fazem tema das nossas conversas aqui nesta plataforma. Por esse motivo, e a título de curiosidade, achei oportuno partilhar este mapa de identificação e localização das mesmas:

E são tão bonitas as montanhas e serras do nosso Portugal :)

sintonia

• Sr. Member
Re: Serras de Portugal
« Responder #1 em: Março 24, 2024, 05:36:44 am »
Nunca é demais recordar as altitudes das Serras de Portugal ;)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #2 em: Maio 03, 2024, 02:37:57 am »
Agora ocorreu-me uma ideia:  os txs de Valença do Minho não fariam melhor serviço de estivessem no Soajo no Pico da Pedrada? Olhando para a orografia, e sendo o ponto mais alto de Viana do Castelo, fica com campo desimpedido na direção de Valença do Minho. Provavelmente, até evitaria algumas micros, e ainda punha melhor sinal em Espanha. Ou até na Peneda.
Outro caso curioso, o Gerês não tem txs, mas... até é mais alto, muito mais que a Amarela (Muro).

Montemuro não faria melhor serviço que olLamego que deixa um tanto ou nada a desejar, e está quase à mesma altutude que o Marão?

Larouco não seria mais eficaz do que o Alvão (Minhéu)? Ou até mesmo o Barroso?

Da Estrela já nem falo, seriam txs ao nível dos que servem Madrid, que ainda se ouvem já em território português...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3 em: Maio 03, 2024, 12:13:28 pm »
Montemuro fica pouco distante de Lamego,tem zona sombra. Pior anda para Vila Real. Marão é onde deveriam estar e não em Lamego.
Guarda,acho melhor Marofa e micros na Guarda.
Porto,acho e reitero,Valongo melhor que Monte da Virgem para as nacionais. Como Monsanto que no meu ver deveria estar margem sul todos os emissores,a olhar Lisboa. Arrábida é sempre preciso
Gardunha está ok.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #4 em: Maio 03, 2024, 12:49:03 pm »
Montemuro fica pouco distante de Lamego,tem zona sombra. Pior anda para Vila Real. Marão é onde deveriam estar e não em Lamego.
Guarda,acho melhor Marofa e micros na Guarda.
Porto,acho e reitero,Valongo melhor que Monte da Virgem para as nacionais. Como Monsanto que no meu ver deveria estar margem sul todos os emissores,a olhar Lisboa. Arrábida é sempre preciso
Gardunha está ok.

Sem emissores da Guarda, Manteigas tinha uma receção 0,0. Não se capta nada da Marofa!

estvmkt

• Hero Member
« Responder #5 em: Maio 03, 2024, 01:45:24 pm »
Micros na Guarda...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #6 em: Maio 03, 2024, 01:48:55 pm »
Manteigas uma dúvida,chega alguma coisa da Gardunha?
Em Viseu ha muitas zonas onde chega Gardunha,especialmente a TSF.
Mas em Tondela por exemplo Gardunha entra Comercial e RFM.
As antenas entram algumas,a 1 entra também em Viseu.
Comercial entra,mas em Tondela entra ainda mais.
Ei de testar em Santa Comba Dão nas Fontainhas,ao pé do estaleiro da camara ver o que la entra. De Coimbra deve entrar,mas Gardunha deve entrar quase todas as nacionais

ruicleto

• Hero Member
« Responder #7 em: Maio 03, 2024, 03:01:59 pm »
Manteigas uma dúvida,chega alguma coisa da Gardunha?
Em Viseu ha muitas zonas onde chega Gardunha,especialmente a TSF.
Mas em Tondela por exemplo Gardunha entra Comercial e RFM.
As antenas entram algumas,a 1 entra também em Viseu.
Comercial entra,mas em Tondela entra ainda mais.
Ei de testar em Santa Comba Dão nas Fontainhas,ao pé do estaleiro da camara ver o que la entra. De Coimbra deve entrar,mas Gardunha deve entrar quase todas as nacionais

Da Gardunha apenas é audível mais a jusante do rio Zêzere - zonas de Vale de Amoreira, Valhelhas, ... a orografia não perdoa!

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #8 em: Maio 03, 2024, 06:18:18 pm »

Também concordo, mas por algum motivo R/Com e Bauer perferem ter os emissores no distrito de Viseu, a sul do Douro.
Quanto à diferença Santa Justa/Monte da Virgem, aí discordo completamente. Valongo progride melhor para o interior, sem dúvida, mas em toda a costa litoral, com exceção da zona da Ria de Aveiro, Monte da Virgem tem um desempenho infinitamente superior aos 105.3 da TSF, nas locais, idem. Para Norte, idem, não tem comparação possível. Monte da Virgem ajudam até em zonas como Minde, bastante distantes.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #9 em: Maio 03, 2024, 06:23:20 pm »
De notar que as rádios da r/com e a Comercial mudaram-se de armas e bagagens de Valongo para o Monte da Virgem precisamente por causa do “efeito litoral”.

Da parte da Comercial foi mesmo esse o argumento da altura - servir melhor o litoral.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk