Continua a não aparecer no Bareme.
O Programa da manhã, além de ser demasiado extenso 5h seguidas, tem um outro problema, é nunca se saber quando está a dupla, um dia está o Bicho, outro está a Helena, noutro estão os dois, é uma confusão daquelas e isto acontece todas as semanas, não pode ser.
Qualquer dia nem um nem outro... Regra básica da rádio é que essa instabilidade não fideliza ouvintes. E tanto que não fideliza que eles não aparecem para este produto.
Estão a repetir direitinho todos os erros que fizeram até 2007, com uma diferença: nessa altura chegaram a aparecer no Bareme. Não de maneira muito expressiva nem a liderar audiências, é verdade, mas ao menos apareciam com qualquer coisa. Agora nem isso.
O produto é inaudível em vários horários da emissão. Tem um excesso fulgurante de música portuguesa. As manhãs são de matarruanos para matarruanos e conforme já escrevi noutra altura, só trabalham bem na zona sul e em parte na região centro. Não desdobra a publicidade e isso causa estranheza ao ouvinte, ainda para mais quando a maior parte da publicidade continua a ser apenas da margem sul do Tejo.
E além de tudo isso, a diferença entre a RDS que apareceu no Bareme e a que não aparece é que a RDS de 2005/07, antes do devaneio que tiveram na época com o excesso de música portuguesa também, era uma grande estação generalista com uma playlist altamente optimizada que, além da música portuguesa de referência (sem facilitismos), tinha bastante música internacional de muita qualidade.
Foi a sucessora direta do formato da Renascença de rádio de companhia, notava-se isso muito bem na animação de continuidade, e foi mesmo para onde eu me transferi (nos 87.6 do Seixal), entre 2005 e meados de 2007. Depois começaram os problemas: dois dias sem emissão seguidos por umas 2x, músicas a repetir no ar durante horas a fio, a mudança abrupta para uma rádio em que a música portuguesa era fraca e em excesso... e acabou.
Podem continuar a imitar nacionais à fraca figura e a comprar emissores para matar regiões inteiras que assim nunca vão chegar a lado nenhum. Nunca. Simplesmente não se ouve, não se consegue ouvir e enquanto assim estiver não se conseguirá ouvir nunca. Mas continuem a gastar dinheiro, ao menos repõe-se justiça e queima-se dinheiro pouco ético dos sumos glorificados. Não se costuma dizer que Deus escreve direito por linhas tortas?