Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 242776 vezes)

AG

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1530 em: Outubro 10, 2024, 11:11:50 pm »
Falta trabalharem as redes sociais como deve ser, sobretudo.

A Antena 3 está melhor, a Antena 2 pode aqui e ali ser melhorada, e a Antena 1 apesar de reconhecer melhorias devia abandonar o modelo das "rubriquinhas" na emissão, sobretudo na manhã - impõem-se espaços mais longos para rubricas como as Contas do Dia, Último Terço, por exemplo. O mesmo para o final da tarde.

mg.luis

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1531 em: Outubro 10, 2024, 11:31:49 pm »
Falta trabalharem as redes sociais como deve ser, sobretudo.

A Antena 3 está melhor, a Antena 2 pode aqui e ali ser melhorada, e a Antena 1 apesar de reconhecer melhorias devia abandonar o modelo das "rubriquinhas" na emissão, sobretudo na manhã - impõem-se espaços mais longos para rubricas como as Contas do Dia, Último Terço, por exemplo. O mesmo para o final da tarde.

Percebo e concordo com a crítica à Antena 1, mas acho que com a mudança que houve em Setembro foi dado um passo nessa direção. É dado.mais tempo à palavra. Na tarde por exemplo, a seguir ao noticiário é dado espaço à informação de seguida. Há um ano era "Deus nos livre de não por uma música qualquer no meio ou as pessoas cansam-se".
Na minha opinião é urgente melhorar na manhã a hora 07:00-07:50. Sabe a pouco para horário nobre. Mas as horas seguintes já me parecem interessantes. E é urgente também que o Ricardo Soares se controle com os separadores e as mesmas muletas todos os dias. Eu gosto da energia dele a conduzir a manhã mas tem de limar esta aresta. (Pelo menos já perdeu a do "somos cada vez mais" como os últimos bareme não têm ajudado  ;D)

O formato "rubriquinhas" na verdade é comum lá fora também, mas como não há o abuso de separadores que nós temos, torna-se mais fluído.
A manhã da France Inter por exemplo, se consultarmos a programação , também é dividida em rubricas (várias de poucos minutos apenas), mas como é tudo fluido sabe a um único programa.

É verdade também a questão das redes sociais, e acho que têm havido um esforço, mas diria que não é suficiente porque se as pessoas não seguirem as Antenas nas redes sociais vão continuar sem saber o que se passa lá. É preciso apostar mais em marketing. Mas imagino que o orçamento vá todo para a RTP1. Sempre que investem em outdoors é para séries da RTP1...

pdnf

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1532 em: Outubro 11, 2024, 12:48:08 am »

Acho que estamos a ser um pouco duros. O que falta (e muito) é promoção. Nós sabemos o que mudou porque somos ouvintes e curiosos pelo meio. Quem não é, não sabe e não vai mudar para lá.

Podemos e devemos exigir sempre mais e melhor, mas na minha opinião, quando comparo as Antenas 1 e 3 com o que eram há um ano, e o que eram há um ano com o que eram há 2, há uma evolução para melhor. Ainda muito pode ser melhorado, seguramente, mas também há muita coisa boa lá, que seria boa em qualquer parte do mundo.

Acho é que há que manter este caminho agora de melhoria contínua e ter paciência. Salvo algumas exceções quando há acontecimentos extraordinários (como a ida do RAP para a Comercial), as audiências em rádio sempre demoram a crescer. Até pelo método como são obtidas (inquérito à memória das pessoas).

E então quando não há promoção...

Obviamente quero um serviço público relevante, mas prefiro que se preocupem primeiro em ter conteúdo e depois as audiências acabarão por vir.

Se o caminho for audiência fácil "estupidoficando" as Antenas, então isso é dar razão ao argumento que SP nao acrecescenta nada.

Como ouvinte já há alguns anos que as 3 antenas, no seu conjunto, não me entusiasmavam tanto como agora. Ainda podiam entusiasmar mais, sem dúvida, mas pelo menos há um caminho a ser feito.

Agora é disfrutar como ouvinte e sofrer um pouquinho menos com estes inquéritos  8)

Nem mais, faltam agências a trabalhar a sério, publicidade em locais que parecem estúpidos, mas que influenciam como o traseiro dos bus da STCP e da CARRIS, porque as pessoas levam com eles na tromba horas a fio no trânsito, faltam cobrirem os festivais de Verão mais mainstream. Mas pronto, sabem o que seria interessante? Se a RTP não tem publicidade, sair do Bareme, para não dar argumentos obtusos a alguns a favor da privatização.

Eu, quando vi os dados de manhã, pensei o já descrito pelo AG, porém, se olharmos para os dados em termos homólogos, há comparações curiosas, e algumas preocupantes a fazer, até porque cair 5 décimas quando estás lá no topo não é nada, cá em baixo, é muito relevante.

Posições de Champions - COMRCIAL perde 0,1%, RFM ganha 0,1%. Tudo como dantes, quartel general em Abrantes.

Rádios Oldies - M80 e RR crescem ambas 0,4%, o que mostra a capacidade de regeneração do auditório destas duas estações.

Informativas - Aqui vale a pena detalhar um pouco. Antena 1 cresce 0,5%, o que se traduz num crescimento de 11%; Observador 0,6, o que materializa um crescimento de 42%, já a TSF perde 0,3%, perdendo 8% do seu auditório. Se aqui acrescentarmos a RR, o que apesar de tudo me parece razoável, falamos num crescimento de 8% para a rádio de palavra no seu todo, o que seria ainda maior se a TSF não estivesse a perder auditório.

Rádios jovens: MegaHits perde 0,2% já a Cidade FM perde 1,1%, para que se tenha uma noção, de um ano para o outro alienou mais de 20% do seu auditório, sendo que este valor é maior, porque, globalmente, o auditório cresceu. Isto numa época de Festivais, onde a música jovem tende a ganhar força. Neste contexto, parece positivo a Antena 3 segurar coma mesma exata percentagem, quer face ao ano transato, quer face à vaga anterior. Agora, certo é, não está a conseguir captar quem sai das outras duas, que aparentemente, são quem está a fazer crescer a RR e alguma coisa a M80. Curiosa esta dinâmica, que já não é a primeira vez que se verifica.

Música no Coração: Sobre a Nova Era perder 0,3, uma quebra brutal, não me parece que seja efeito da reduzia amostragem, parece-me, de facto, mais estrutural, assim como a SW, que presumo que mantenha os 0,2, o que corresponde a uma perda de 70% (0,5 p.p), isto quando apanhamos com o Sudoeste nesta vaga. É, de facto, o sinal da "falência" do grupo MnC, isto já não é tocar as sirenes, é mesmo cuidar dos feridos e enterrar os mortos. Parece-me que os únicos dois produtos vivos são os que não rodam no Grande Porto. Há vontade de fazer algo pela Nova Era? É que diria que ainda lá vai com cuidados intensivos. SBSR nem o fim a fez entrar no Bareme. Ainda pensei que fosse possível.

Rádios Premium: Antena 2 cai 0,3 p.p.; Smooth FM cai 0,6 pp.. Cada uma delas, aliena 40% do seu auditório. É uma perda brutal. Se, no caso da estação pública pode ser perigoso, no caso da Smooth FM, privada, sem CAV, pergunto-me se não começa a ficar à beira da sua sentença final. Pela segunda vez, em pouco mais de 15 dias, vi a Batida a ser elencada por altos responsáveis da Bauer como a quarta estação, relegando a Smooth para quinto lugar da hierarquia. Sinais do que se pode vir a avizinhar?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1533 em: Outubro 11, 2024, 02:53:42 am »
Desculpem o double post, mas aqui seguem algumas informações complementares adicionais, as únicas que encontrei. A publicação da R/Com tem respaldo nos dados da Markteer, mas também no like do Pedro Ribeiro, que, fosse mentira, certamente não o poria na publicação da concorrência:

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1534 em: Outubro 11, 2024, 03:18:35 am »
Falam sempre de reforços nos quadros médios e superiores a cada bimestre, mas até onde eu vejo a coisa pode ser apenas 0,1% que é sempre reforço.

Esse comunicado tem tudo espremido até ao tutano, mesmo coisas sem expressão prática mais significativa...

Atento

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1535 em: Outubro 11, 2024, 09:52:15 am »

Acho que estamos a ser um pouco duros. O que falta (e muito) é promoção. Nós sabemos o que mudou porque somos ouvintes e curiosos pelo meio. Quem não é, não sabe e não vai mudar para lá.

Podemos e devemos exigir sempre mais e melhor, mas na minha opinião, quando comparo as Antenas 1 e 3 com o que eram há um ano, e o que eram há um ano com o que eram há 2, há uma evolução para melhor. Ainda muito pode ser melhorado, seguramente, mas também há muita coisa boa lá, que seria boa em qualquer parte do mundo.

Acho é que há que manter este caminho agora de melhoria contínua e ter paciência. Salvo algumas exceções quando há acontecimentos extraordinários (como a ida do RAP para a Comercial), as audiências em rádio sempre demoram a crescer. Até pelo método como são obtidas (inquérito à memória das pessoas).

E então quando não há promoção...

Obviamente quero um serviço público relevante, mas prefiro que se preocupem primeiro em ter conteúdo e depois as audiências acabarão por vir.

Se o caminho for audiência fácil "estupidoficando" as Antenas, então isso é dar razão ao argumento que SP nao acrecescenta nada.

Como ouvinte já há alguns anos que as 3 antenas, no seu conjunto, não me entusiasmavam tanto como agora. Ainda podiam entusiasmar mais, sem dúvida, mas pelo menos há um caminho a ser feito.

Agora é disfrutar como ouvinte e sofrer um pouquinho menos com estes inquéritos  8)

Nem mais, faltam agências a trabalhar a sério, publicidade em locais que parecem estúpidos, mas que influenciam como o traseiro dos bus da STCP e da CARRIS, porque as pessoas levam com eles na tromba horas a fio no trânsito, faltam cobrirem os festivais de Verão mais mainstream. Mas pronto, sabem o que seria interessante? Se a RTP não tem publicidade, sair do Bareme, para não dar argumentos obtusos a alguns a favor da privatização.

Eu, quando vi os dados de manhã, pensei o já descrito pelo AG, porém, se olharmos para os dados em termos homólogos, há comparações curiosas, e algumas preocupantes a fazer, até porque cair 5 décimas quando estás lá no topo não é nada, cá em baixo, é muito relevante.

Posições de Champions - COMRCIAL perde 0,1%, RFM ganha 0,1%. Tudo como dantes, quartel general em Abrantes.

Rádios Oldies - M80 e RR crescem ambas 0,4%, o que mostra a capacidade de regeneração do auditório destas duas estações.

Informativas - Aqui vale a pena detalhar um pouco. Antena 1 cresce 0,5%, o que se traduz num crescimento de 11%; Observador 0,6, o que materializa um crescimento de 42%, já a TSF perde 0,3%, perdendo 8% do seu auditório. Se aqui acrescentarmos a RR, o que apesar de tudo me parece razoável, falamos num crescimento de 8% para a rádio de palavra no seu todo, o que seria ainda maior se a TSF não estivesse a perder auditório.

Rádios jovens: MegaHits perde 0,2% já a Cidade FM perde 1,1%, para que se tenha uma noção, de um ano para o outro alienou mais de 20% do seu auditório, sendo que este valor é maior, porque, globalmente, o auditório cresceu. Isto numa época de Festivais, onde a música jovem tende a ganhar força. Neste contexto, parece positivo a Antena 3 segurar coma mesma exata percentagem, quer face ao ano transato, quer face à vaga anterior. Agora, certo é, não está a conseguir captar quem sai das outras duas, que aparentemente, são quem está a fazer crescer a RR e alguma coisa a M80. Curiosa esta dinâmica, que já não é a primeira vez que se verifica.

Música no Coração: Sobre a Nova Era perder 0,3, uma quebra brutal, não me parece que seja efeito da reduzia amostragem, parece-me, de facto, mais estrutural, assim como a SW, que presumo que mantenha os 0,2, o que corresponde a uma perda de 70% (0,5 p.p), isto quando apanhamos com o Sudoeste nesta vaga. É, de facto, o sinal da "falência" do grupo MnC, isto já não é tocar as sirenes, é mesmo cuidar dos feridos e enterrar os mortos. Parece-me que os únicos dois produtos vivos são os que não rodam no Grande Porto. Há vontade de fazer algo pela Nova Era? É que diria que ainda lá vai com cuidados intensivos. SBSR nem o fim a fez entrar no Bareme. Ainda pensei que fosse possível.

Rádios Premium: Antena 2 cai 0,3 p.p.; Smooth FM cai 0,6 pp.. Cada uma delas, aliena 40% do seu auditório. É uma perda brutal. Se, no caso da estação pública pode ser perigoso, no caso da Smooth FM, privada, sem CAV, pergunto-me se não começa a ficar à beira da sua sentença final. Pela segunda vez, em pouco mais de 15 dias, vi a Batida a ser elencada por altos responsáveis da Bauer como a quarta estação, relegando a Smooth para quinto lugar da hierarquia. Sinais do que se pode vir a avizinhar?


Sair do Bareme é um disparate...

Imagine a BBC sair do Bareme lá do sítio.

pdnf

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1536 em: Outubro 11, 2024, 02:28:45 pm »

Sair do Bareme é um disparate...

Imagine a BBC sair do Bareme lá do sítio.

Num país com pessoas com boa cabeça seria, sim. Neste, onde me vêm falar que a rádio deve ser alienada por não ser ouvida, não sei se não seria uma melhor solução. Pelo menos os privados deixavam de chatear.
Rádio é:
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Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
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AG

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1537 em: Outubro 11, 2024, 03:32:39 pm »

Sair do Bareme é um disparate...

Imagine a BBC sair do Bareme lá do sítio.

Num país com pessoas com boa cabeça seria, sim. Neste, onde me vêm falar que a rádio deve ser alienada por não ser ouvida, não sei se não seria uma melhor solução. Pelo menos os privados deixavam de chatear.
Já aconteceu no final dos anos 90 e foi um disparate.

tuscano332

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1538 em: Outubro 14, 2024, 01:56:20 pm »
Desculpem o double post, mas aqui seguem algumas informações complementares adicionais, as únicas que encontrei. A publicação da R/Com tem respaldo nos dados da Markteer, mas também no like do Pedro Ribeiro, que, fosse mentira, certamente não o poria na publicação da concorrência:


Já estou farto destes artigos do grupo RR, em que espremem tudo ao máximo e se vangloriam de coisas que ao público em geral não dizem nada. No fundo ao fim de cada dia, ou de cada trimestre, o que interessa à maioria dos ouvintes, é a classificação geral de cada rádio no Ranking, o resto como disse antes não lhes diz nada.

tuscano332

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1539 em: Outubro 14, 2024, 02:24:36 pm »
Falta trabalharem as redes sociais como deve ser, sobretudo.

A Antena 3 está melhor, a Antena 2 pode aqui e ali ser melhorada, e a Antena 1 apesar de reconhecer melhorias devia abandonar o modelo das "rubriquinhas" na emissão, sobretudo na manhã - impõem-se espaços mais longos para rubricas como as Contas do Dia, Último Terço, por exemplo. O mesmo para o final da tarde.
Em relação às rádios públicas: Antena 1 - As pequenas mudanças que lhe fizeram após o verão melhoram-na, especialmente os programa da manhã e da tarde estão melhores, mas também concordo que tem demasiadas rubricas ao longo de todo o dia, que muitas vezes até os obriga a não passar algumas músicas inteiras. Não concordei com fim do programa que o João Gobern tinha os Sábados(continua lá, mas é com o Bairro Latino), mas isso não belisca em nada o que disse antes.

Antena 2 - Está a ir por um mau caminho nos dias da semana, muitas vezes não motiva que a sintonizemos, também tem demasiadas rubricas que cortam a emissão, mas já falei sobre isso noutro lugar. Já aos fins-de-semana tem bons programas de autor, falo por mim, vou lá mais vezes que durante a semana.

Antena 3- As mudanças feitas quer no painel dos dias de semana(foram buscar 2 boas vozes à Mega Fm) quer na playlist durante o dia, têm sido boas, o horário nocturno tem alguns bons programas de autor e fazem bem em transmitir coisas mais de nicho, nesses horários, esta rádio também é para isso. Os fins-de-semana podiam ter algumas melhorias, não percebi o fim do excelente programa Ping Pong, mas aceitam-se.
No geral o problema destas rádios, particularmente da 1 e da 3 que foram as que tiveram alterações recentemente, é a falta de publicidade às mesmas, é como já li por aqui, nos sabemos delas porque gostamos de ouvir rádio, o grande público nem sabe delas. Se calhar alguns dos que ouviam, ou ouvem a Mega, ainda hoje se perguntam, para onde foi, por exemplo a Catarina Palma e até podiam ter ido com ela para a 3, mas por falta da dita publicidade, não sabem.

nelsonsoares

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Re: Bareme Rádio
« Responder #1540 em: Outubro 14, 2024, 02:37:51 pm »
Falta trabalharem as redes sociais como deve ser, sobretudo.

A Antena 3 está melhor, a Antena 2 pode aqui e ali ser melhorada, e a Antena 1 apesar de reconhecer melhorias devia abandonar o modelo das "rubriquinhas" na emissão, sobretudo na manhã - impõem-se espaços mais longos para rubricas como as Contas do Dia, Último Terço, por exemplo. O mesmo para o final da tarde.
Em relação às rádios públicas: Antena 1 - As pequenas mudanças que lhe fizeram após o verão melhoram-na, especialmente os programa da manhã e da tarde estão melhores, mas também concordo que tem demasiadas rubricas ao longo de todo o dia, que muitas vezes até os obriga a não passar algumas músicas inteiras. Não concordei com fim do programa que o João Gobern tinha os Sábados(continua lá, mas é com o Bairro Latino), mas isso não belisca em nada o que disse antes.

Antena 2 - Está a ir por um mau caminho nos dias da semana, muitas vezes não motiva que a sintonizemos, também tem demasiadas rubricas que cortam a emissão, mas já falei sobre isso noutro lugar. Já aos fins-de-semana tem bons programas de autor, falo por mim, vou lá mais vezes que durante a semana.

Antena 3- As mudanças feitas quer no painel dos dias de semana(foram buscar 2 boas vozes à Mega Fm) quer na playlist durante o dia, têm sido boas, o horário nocturno tem alguns bons programas de autor e fazem bem em transmitir coisas mais de nicho, nesses horários, esta rádio também é para isso. Os fins-de-semana podiam ter algumas melhorias, não percebi o fim do excelente programa Ping Pong, mas aceitam-se.
No geral o problema destas rádios, particularmente da 1 e da 3 que foram as que tiveram alterações recentemente, é a falta de publicidade às mesmas, é como já li por aqui, nos sabemos delas porque gostamos de ouvir rádio, o grande público nem sabe delas. Se calhar alguns dos que ouviam, ou ouvem a Mega, ainda hoje se perguntam, para onde foi, por exemplo a Catarina Palma e até podiam ter ido com ela para a 3, mas por falta da dita publicidade, não sabem.
Desculpem-me o off-topic, mas não tenho muitas dúvidas que é isso que vai acontecer ao DAB+, quando começar a operar em Portugal.
Falta de publicidade, para depois os senhores doutores da treta da rádio poderem dizer que já ninguém ouve rádio de forma hertziana, de modo a tentarem empurrar a rádio toda para a NET, e consequentemente banalizarem e matarem a rádio como a conhecemos.
Espero estar enganado.
O problema das empresas estatais, é terem muitas dificuldades de comunicação com os consumidores.
Não só a RTP, como muitas outras empresas estatais