Nas Ogrejas Protestantes Tradicionalistas, quando o Pastor de uma dade congregação põe os papéis para a reforma ou falece, também é nomeada uma comissão, composta pelos membros mais séniores da congragação, para procurar um novo Pastor. A sua frase é sempre a usada: "O Espírito Santo vai-nos orientar na escolha". Na prática, depois, dita-me a experiência que as amizades, influências, jogos de bastidores, acabam a minar a voz do Espírito. Se isto ocorre ao nível das Igrejas locais/paróquias, imaginemos quando há tanto em Jogo, dado que a ICAR tem uma estrutura hierarquizada e de não autonomia das paróquias. Acontece que a tentação de ouvirmos mais a nossa voz interior e política, do que a voz do Espírito, é uma tendência inerente ao ser humano. Quem é crente, e mesmo quem nâo é, já teve a voz do Espírito ou a luzinha a dizer, "não vás por aí..." e acabas a ir na direção oposta e a te espatifar ao comprido. Somos mais Jonas do que o que desejaríamos. Isto para dizer que gostava de acreditar que o líder da maior Igreja Cristã, seja escolhido pela ação do Espírito, mas, francamente tenho dúvidas.
O próximo Papa acredito que vá ser Europeu, mas não de Roma. Depois de um pontificado de um não Europeu, a Igreja vai querer regressa? à casa, com medo do que possa vir de fora. A seguir a Francisco não pode vir alguém tão disruptivo. Por outro lado, o Papa nomeou quase 70% do colégio cardinalício, tem uma maioria que lhe é afeta grande. Portugal tem um dos maiores centros interpretativos da vida de Maria, que gera enormes peregrinaçôes. Não é assim tão absurdo pensar que um papa Português possa ser, novamente, uma realidade, depois do curto pontificado do Dr. Pedro Hispâno.
Tolentino é mais velho e demasiado progressista, nomeadamente, em matéria de acesso das mulheres ao ministério. Por outro lado, é assumido que a Igreja procura um Papa mais jovem, para um pontificado longo. Além disso, o papel desempenhado na JMJ foi muito elogiado não só cá, como lá fora, tem excelente imprensa, até está a fazer trabalhos como freelancer para a SIC (!!!), boa relação com a juventude. Ao mesmo tempo que é um liberal, conservador, tal como foi Francisco. A debilidade de AA, é, fundamentalmente, ele não ser assumidamente um teólogo. Pondo as coisas nestes termos, não é um apóstolo Paulo, palavroso e rígido na doutrina, é mais um Pedro, mais pastoral. Para mim, depois daquela entrevista no T3, acho que não cumpre os mínimos, é uma falha muito básica. Porém, não o excluo, eu e pelo que já li, é um nome em cima da mesa.
A acontecer, as eleiçôes iam pasaar de imediato para 52 plano nas TVs, senão mesmo adiadas sine die. Tal como a Mortágua diz, ym feriado mais aumenta a produtividade,o que seria péssio. A NOW perderia o comentador. Ou ainda iamos ter o espaço semanal "Papado", todas as 3a na NOW. 😂😂😂
A RR muda o RDS para RAGUIAR, o terço passa a ser feito universalmente apenas ao dia 13 de cada mês, pelas 20h, para as pessoas irem rezar em jejum. Moedas há de ser acessor para os assuntos do Vaticano na Europa.
A boa parte é que perdemos um muito provável presidenciável 2036.