Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Rádio em Portugal / Re: Desporto na Rádio
« Última mensagem por Julio Carvalho em Hoje às 11:38:50 am »
Nao fenho nada esta visão  paroquial do Pais.
Eu, que nasci e cresci no frio transmontano  tenho várias  costelas minhotas da parte da mãe,  vivi no Porto dois intensos anos e vivo à varios anos em Lisboa, mas com negócio  no Trás os Montes profundo, tenho uma visão  de de um . PAÍS, uno e indivisível.

O Zeca fica muito chateado se eu falo de um jornalista do Porto e não falo de um jornalista que está em Lisboa, mas agora fala em actores do Porto.

Eu olho para Rui Velozo, Abrunhosa ou Reininho como  musicos do País e podia falar de actores ou escritores.
Para .mim Portugal é  do Minho ao
Algarve, com os dois arquipélagos incluídos.
Nao concebo Portugal doutra forma...

2
Rádios regionais e nacionais / Re: RFM
« Última mensagem por tuscano332 em Hoje às 11:19:26 am »
4 de Outubro espectáculo ao vivo no Coliseu Lisboa do Programa da Manhã.

De chorar por mais
Vão tentar imitar a Comercial e dizer que têm muito ouvintes.
3
Conversas soltas / Re: Grupo Música no Coração
« Última mensagem por Zeca 2021 em Hoje às 10:45:07 am »
Urge-se rapidez na implementação do DAB+, e consequentemente, entrada de novas rádios locais/regionais no éter
E dinheiro para isso? Mesmo que com DAB+, acho muiro difícil o aparecimento desses players!

Não querendo teimar, porque, efetivamente, quando o alvará foi dado, não existia a Trofa, mas atente-se no estatuto editorial da No Ar:

Estatuto Editorial
A Rádio NoAr, é uma rádio generalista, dirigida ao concelho da Trofa e zonas limítrofes, assegurando um serviço de interesse público. O detentor do alvará é a Jornal da Trofa.  Mais caricato é a Rádio Vizela, que até está noutro distrito, é licenciada para Lousada. Estes casos deviam ser regularizados. Mas a NoAr, é claramente da Trofa, e agora, retransmite para Oliveira de Azeméis.

E a TSF, M80, Smooth, Megas,Batida, Cidade, Observador e afins não são rádios locais de Lisboa que retransmitem em muitos lados?
4
« Última mensagem por Zeca 2021 em Hoje às 10:43:02 am »

De chorar por mais
5
Rádios regionais e nacionais / Re: Rádio Nova Era
« Última mensagem por Zeca 2021 em Hoje às 10:42:35 am »
De acordo com o ultimo barômetro, a Nova Era continua a ser a rádio fora de Lisboa com maior audiência no país.
Inacreditável como um país está tão afunilado na sua capital.

Mas a culpa são de muitos anos de centralismo bacoco, com políticos locais miseráveis que em prol do tacho politico promoveram o politica do eucalipto na rádio e a somar a tudo isto, empresários locais sem escrúpulos em fazer negocio com alvarás.

A Nova Era, sem investimento, com apenas 2 emissores no Grande Porto, e tão limitada em termos de auto promoção, consegue furar 100% de domínio nacional das rádios da capital.

6
Rádio em Portugal / Re: Desporto na Rádio
« Última mensagem por Zeca 2021 em Hoje às 10:32:15 am »
O panorama nas rádios locais no dia mais decisivo de sempre no futebol português, para quem quisesse acompanhar o seu clube:

2ª Liga (sem presença da Antena 1 no Ac.Viseu e Paços de Ferreira e Felgueiras-Oliveirense)
Oliveirense - AZ FM com música a metro
Felgueiras - R. FELG com música a metro

Ac. Viseu - Estação Diária, Jornal do Centro e RCI música a metro. Relato apenas na Antena Livre de Gouveia.
P.Ferreira - a RCPF não se desloca aos jogos fora do desde que o clube ainda estava na 1ª Liga mas normalmente retransmite o relato da rádio do clube visitado, talvez pelo que referi acima desistiram de procurar e acharam mesmo que não haveria relato (!). Música a metro.

---

1ª Liga
Sem rádios locais que pudessem cobrir o Estoril-Estrela da Amadora mais o Boavista e os 3 grandes.

Braga e Vitória SC - Antena Minho, Santiago e Fundação com relatos como normalmente

AFS - Rádio Voz de Santo Tirso não relata nem o clube da Vila das Aves nem o Tirsense
Moreirense - relato na Rádio Vizela

Arouca - Rádio Regional de Arouca a retransmitir a Antena 1

Sta. Clara - emissão 100% nacional da Antena 1, não houve relato em exclusivo para a A1 Açores.
Farense - RUA FM mas aparentemente está em vias de deixar de ter relatos, não sei se o nosso colega de fórum nelsonsoares quer abordar aqui no Fórum o discurso emocionado que teve, mas muita força Nelson!

Não se pode falar de falta de condições porque por um dia nenhuma rádio iria à falência, é um triste panorama que vem de falta de vontade e noção do que ainda é a razão de existir de uma local em alguns casos!

EDIT: Se alguém com contactos no mundo da rádio puder de alguma forma ajudar o Nelson, é demasiado injusto perder-se alguém com o seu talento.

Como ouvinte assíduo do Nélson Soares, a paixão e empenho que ele deposita nos seus projetos não merece o tratamento que tem recebido.  Infelizmente, conforme enumerado, no Algarve, que tem 500k de residentes, em cerca de 15 a 18 frequências  apenas duas rádios fazem cobertura desportiva, mas a única com amplitude é a RuaFm. Contudo essa amplitude existe porque o conteúdo é pago pela AFalgarve ou por carolice própria, e sem custos para a rádio. Isso só mostra o nível de baixo de preocupação das rádios locais pelo desporto no geral, e meios próprios que querem e podem alocar a esse tipo de conteúdo.

A maioria das pessoas de Norte a Sul não gostam da sua terra.
A cultura centralista de décadas arrastou consigo o fascínio pelas coisas da corte.
Na idade media a plebe desgraçada olhava para a nobreza com olhos esbugalhados e assim continua.
Basta ver as audiências onde a parolice de uma Comercial e RFM, com as caras conhecidas da TV ( sempre lisboeta ) cria um fascínio pela sua escuta, por muito bons projetos que possam existir fora da capital.
È muito difícil competir com os grupos que dominam os media nacionais e como apenas têm tempo de antena quem aparece na TV, quase sempre alfacinhas, a plebe segue sempre o conhecido, o mais facil. Acontece no futebol, no teatro, no cinema e outras áreas. Se perguntarmos a um tripeiro o nome de 3 actores de teatro portuense ou o nome de 3 actores de cinema não conseguem dizer, mas são capazes de dizer 20 logo de seguida da capital.

Chama-se centralismo parolo e bacoco promovido pelos próprios provincianos. 
7
Rádio em Portugal / Re: Bareme Rádio
« Última mensagem por tuscano332 em Hoje às 10:02:15 am »
CMR já aparece no reach semanal:

https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2bd4.aspx
Começou a parecer a CMR, mas em contrapartida não aparece a RDS, não façam nada não.
8
« Última mensagem por tuscano332 em Hoje às 09:56:34 am »
9
Rádios locais / Re: Rádio Clube da Feira - 104,7 MHz Santa Maria da Feira
« Última mensagem por Memorias da Radio em Maio 22, 2025, 11:21:21 pm »
O processador de som deles já viu melhores dias, claramente... mas pelo menos modulação tem, justiça seja feita. E ao contrário da RJS, o som continua agradável. Em qualquer caso, é de rever.
E o emissor também. Não sei se a Antena 3 carregou no acelerador no Minhéu, mas certo é que na zona do São João, passou a ter entradas, quando não mesmo dividido, o que não acontecia. Arrisco-me a dizer que a Sintonia, que já sofre com a Barcelos, se está a aguentar melhor.

Acho que carregaram mesmo - eu estou com problemas pontuais em Espinho (!) para os captar. Espinho, imagina tu! Há zonas em que eles chegam a entrar por inteiro ali meio segundo. Notavelmente, N109 para Silvalde e no acesso à zona do McDonald's são duas zonas críticas neste momento. Sendo estações da Feira nunca se captam a 100% em Espinho, mas eram 95% e eram só fraquezas, não eram entradas completas. Agora são. E de que maneira.

Num momento tem Estéreo tão forte que parece que emitem no mesmo concelho, noutro tenho a Antena 3 por cima e ouço música diferente. A caminho de Grijó então deve estar a real desgraça. Está inadmissível.

Neste momento penso que a RCF tem condições para se queixar à ANACOM, porque com este padrão de captação, 100% certo que vão ter problemas ainda maiores em Nogueira da Regedoura, Argoncilhe e Mozelos - pertencem ao mesmo concelho, estão no seu direito. A Antena 3 está-se a esticar valentemente, não se entende como se capta desta maneira quando todas as outras no Minhéu não se captam de todo em Espinho (Antena 1 94.9, RR 89.8, TSF 106.7) ou captam-se muito mal (Comercial 88.9, RFM 102.6).

Os emissores do Minhéu são para fazer serviço e complementar no Minho decentemente e no interior do Porto até, no máximo, Amarante. Tudo o que vá para lá disto tem que ser pelo Marão ou já pelos que são do Porto. Portanto ter um emissor em Vila Pouca de Aguiar a interferir uma estação em Santa Maria da Feira é perfeitamente inadmissível, porque a RCF tem inclusive tanto direito de ser escutada em Gaia, Porto, etc, que a outra rádio do concelho que é a Sintonia Feirense.

Ainda por cima depois das 20h têm uma seleção musical muito boa e assim é impossível ouvir.
10
Rádios regionais e nacionais / Re: Rádio Comercial
« Última mensagem por Julio Carvalho em Maio 22, 2025, 10:39:36 pm »
Nao é  por causa da música  que a Comercial lidera, o programa  da manhã  é que desequilíbra e muito...
Páginas: [1] 2 3 ... 10