Fórum da Rádio > Fórum da Rádio
Dia Mundial da Rádio
Yagi:
--- Citação de: pdf em Fevereiro 14, 2026, 06:46:55 pm ---Rádio em Portugal são as piadinhas cringe das manhãs e o grau zero intelectual das quatro cavaleiras do apocalipse neuronal: a Cidade, a Mega, a Comercial e a RFM.
Ninguém está interessado em debater o futuro da rádio, a rádio digital, mais palavra, mais debate, mais proximidade com o ouvinte, mais e melhor informação, mais curiosidade nas playlists, o fim da quota bacoca dos 30% de música nacional.
O que se passa na rádio em Portugal tem paralelo noutros setores. Somos um país profundamente atrasado, atávico, intelectualmente preguiçoso e condenado a viver no dia de ontem.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
--- Fim de Citação ---
Políticos e reguladores claramente ao serviço dos interesses de alguns privados sacrificando o interesse público. Vai sendo lugar comum dizer que "é o País que temos", mas é verdade. Há uma grande maioria que vive resignada e por vezes até ataca quem tenta remar contra a maré. Já o disse e volto a repetir, infelizmente Portugal não perde uma oportunidade para ficar parado.
ruicleto:
--- Citação de: Yagi em Fevereiro 14, 2026, 06:56:28 pm ---
--- Citação de: radiokilledtheMTVstar em Fevereiro 14, 2026, 11:51:53 am ---
--- Citação de: Yagi em Fevereiro 14, 2026, 10:22:00 am ---
--- Citação de: ruicleto em Fevereiro 13, 2026, 12:23:01 pm ---Hoje é dia mundial da rádio! parabéns aos que a escutam e aos que a produzem!
Tenho o sonho de ver mais rádios locais/regionais (genuínas e não meros retransmissores de Grupos), com ligação real às populações e que as valorizem, e que seja iniciada em Portugal, e de uma vez por todas, a difusão digital da rádio em prol do ambiente e da resiliência!
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-radio
--- Fim de Citação ---
Para assinalar o Dia Mundial da rádio há um mês atrás sugeri à TSF e à Antena 1 discutir a situação da rádio em Portugal na Antena Aberta e no Fórum TSF. Sugeri diversos pontos de discussão. Não obtive qualquer resposta. O dia da rádio foi ontem e não houve qualquer debate sobre rádio apesar de haver muito a discutir. Discutir a rádio, sobretudo o digital (DAB+), é tabu para as rádios nacionais. Porque será? ;)
--- Fim de Citação ---
Se abordariam o DAB+ não sei, mas acredito que se estivéssemos em tempos mais calma poderiam fazer isso. Recordo-me que houve pelo menos uma Antena Aberta sobre rádio há 2 anos.
--- Fim de Citação ---
Face aos recentes desastres naturais que assolaram o país e afetaram muitas rádios, mas não só, creio que se justifica plenamente discutir a situação e o papel da rádio. Tenho vindo a tentar alertar sobre o importante papel que a rádio digital pode ter nestas situações, nomeadamente o sistema ASA, mas poderiam também discutir a proposta da APR.
A censura pode ser exercida de diversas formas. Há dias apanhei o fim de um fórum de uma rádio (TSF creio) em que um comentador "residente", a um ouvinte que perguntava porque não se criava uma rádio para estas situações, respondeu que no FM e no AM tal não era possível. Mas como a rádio em questão é das que não querem o DAB+, "esqueceu-se" de referir que com o DAB+ isso seria perfeitamente possível, imediato e praticamente sem custos para o Estado, como eu já referi no meu blog e neste fórum.
O DAB+ e a Proteção Civíl: https://dabportugal.blogspot.com/2025/11/o-dab-e-protecao-civil.html
--- Fim de Citação ---
Isto só avança quando começarmos a receber, com qualidade digital, as rádios do país vizinho e as nossas nacionais/regionais começarem a perder muitos ouvintes. Eu, certamente, já tomei a minha decisão...
Luisf662:
--- Citação de: ruicleto em Fevereiro 15, 2026, 04:18:29 pm ---
--- Citação de: Yagi em Fevereiro 14, 2026, 06:56:28 pm ---
--- Citação de: radiokilledtheMTVstar em Fevereiro 14, 2026, 11:51:53 am ---
--- Citação de: Yagi em Fevereiro 14, 2026, 10:22:00 am ---
--- Citação de: ruicleto em Fevereiro 13, 2026, 12:23:01 pm ---Hoje é dia mundial da rádio! parabéns aos que a escutam e aos que a produzem!
Tenho o sonho de ver mais rádios locais/regionais (genuínas e não meros retransmissores de Grupos), com ligação real às populações e que as valorizem, e que seja iniciada em Portugal, e de uma vez por todas, a difusão digital da rádio em prol do ambiente e da resiliência!
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-radio
--- Fim de Citação ---
Para assinalar o Dia Mundial da rádio há um mês atrás sugeri à TSF e à Antena 1 discutir a situação da rádio em Portugal na Antena Aberta e no Fórum TSF. Sugeri diversos pontos de discussão. Não obtive qualquer resposta. O dia da rádio foi ontem e não houve qualquer debate sobre rádio apesar de haver muito a discutir. Discutir a rádio, sobretudo o digital (DAB+), é tabu para as rádios nacionais. Porque será? ;)
--- Fim de Citação ---
Se abordariam o DAB+ não sei, mas acredito que se estivéssemos em tempos mais calma poderiam fazer isso. Recordo-me que houve pelo menos uma Antena Aberta sobre rádio há 2 anos.
--- Fim de Citação ---
Face aos recentes desastres naturais que assolaram o país e afetaram muitas rádios, mas não só, creio que se justifica plenamente discutir a situação e o papel da rádio. Tenho vindo a tentar alertar sobre o importante papel que a rádio digital pode ter nestas situações, nomeadamente o sistema ASA, mas poderiam também discutir a proposta da APR.
A censura pode ser exercida de diversas formas. Há dias apanhei o fim de um fórum de uma rádio (TSF creio) em que um comentador "residente", a um ouvinte que perguntava porque não se criava uma rádio para estas situações, respondeu que no FM e no AM tal não era possível. Mas como a rádio em questão é das que não querem o DAB+, "esqueceu-se" de referir que com o DAB+ isso seria perfeitamente possível, imediato e praticamente sem custos para o Estado, como eu já referi no meu blog e neste fórum.
O DAB+ e a Proteção Civíl: https://dabportugal.blogspot.com/2025/11/o-dab-e-protecao-civil.html
--- Fim de Citação ---
Isto só avança quando começarmos a receber, com qualidade digital, as rádios do país vizinho e as nossas nacionais/regionais começarem a perder muitos ouvintes. Eu, certamente, já tomei a minha decisão...
--- Fim de Citação ---
Mas isso só vai acontecer junto a fronteira, aqui em Lisboa vai ser difícil captar as rádios espanholas em DAB+. No FM as vezes no verão aqui em Lisboa chegam rádios de Espanha mas em DAB+ penso que é mais difícil devido a faixa de VHF ser na zona dos 200mhz.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
ruicleto:
--- Citação de: Luisf662 em Fevereiro 15, 2026, 05:56:35 pm ---
--- Citação de: ruicleto em Fevereiro 15, 2026, 04:18:29 pm ---
--- Citação de: Yagi em Fevereiro 14, 2026, 06:56:28 pm ---
--- Citação de: radiokilledtheMTVstar em Fevereiro 14, 2026, 11:51:53 am ---
--- Citação de: Yagi em Fevereiro 14, 2026, 10:22:00 am ---
--- Citação de: ruicleto em Fevereiro 13, 2026, 12:23:01 pm ---Hoje é dia mundial da rádio! parabéns aos que a escutam e aos que a produzem!
Tenho o sonho de ver mais rádios locais/regionais (genuínas e não meros retransmissores de Grupos), com ligação real às populações e que as valorizem, e que seja iniciada em Portugal, e de uma vez por todas, a difusão digital da rádio em prol do ambiente e da resiliência!
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-radio
--- Fim de Citação ---
Para assinalar o Dia Mundial da rádio há um mês atrás sugeri à TSF e à Antena 1 discutir a situação da rádio em Portugal na Antena Aberta e no Fórum TSF. Sugeri diversos pontos de discussão. Não obtive qualquer resposta. O dia da rádio foi ontem e não houve qualquer debate sobre rádio apesar de haver muito a discutir. Discutir a rádio, sobretudo o digital (DAB+), é tabu para as rádios nacionais. Porque será? ;)
--- Fim de Citação ---
Se abordariam o DAB+ não sei, mas acredito que se estivéssemos em tempos mais calma poderiam fazer isso. Recordo-me que houve pelo menos uma Antena Aberta sobre rádio há 2 anos.
--- Fim de Citação ---
Face aos recentes desastres naturais que assolaram o país e afetaram muitas rádios, mas não só, creio que se justifica plenamente discutir a situação e o papel da rádio. Tenho vindo a tentar alertar sobre o importante papel que a rádio digital pode ter nestas situações, nomeadamente o sistema ASA, mas poderiam também discutir a proposta da APR.
A censura pode ser exercida de diversas formas. Há dias apanhei o fim de um fórum de uma rádio (TSF creio) em que um comentador "residente", a um ouvinte que perguntava porque não se criava uma rádio para estas situações, respondeu que no FM e no AM tal não era possível. Mas como a rádio em questão é das que não querem o DAB+, "esqueceu-se" de referir que com o DAB+ isso seria perfeitamente possível, imediato e praticamente sem custos para o Estado, como eu já referi no meu blog e neste fórum.
O DAB+ e a Proteção Civíl: https://dabportugal.blogspot.com/2025/11/o-dab-e-protecao-civil.html
--- Fim de Citação ---
Isto só avança quando começarmos a receber, com qualidade digital, as rádios do país vizinho e as nossas nacionais/regionais começarem a perder muitos ouvintes. Eu, certamente, já tomei a minha decisão...
--- Fim de Citação ---
Mas isso só vai acontecer junto a fronteira, aqui em Lisboa vai ser difícil captar as rádios espanholas em DAB+. No FM as vezes no verão aqui em Lisboa chegam rádios de Espanha mas em DAB+ penso que é mais difícil devido a faixa de VHF ser na zona dos 200mhz.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
--- Fim de Citação ---
Pois, às vezes o interior profundo também tem as suas vantagens (poucas)...
Navegação
[*] Página anterior
Ir para versão completa