Da mesma forma que o LM foi PM com bancada minoritária. Se honrarem o princípio de reciprocidade, assim é. Vale o que fale, embora Pedro Duarte tenha colocado essa hipótese em risco.
O Pedro Duarte, para mim, já está a por a hipótese de despachar o Montenegro, para ser Primeiro-Ministro, apoiado por André Ventura. Não me acredito minimamente no trambolhão do Chega, o PR até lhes fez o jeito, ao marcar as eleições para depois da peregrinação a Fátima, e não excluo que uma boa parte dos Católicos devotos, votem Chega por causa das questões sociais.
Provavelmente, é capaz mesmo de acontecer, porque a hipótese da frente de esquerda, para mim é impossível. O PCP deve eleger dois ou três deputados, um no Porto, outro em Lisboa, outro em Setúbal e o BE está muito fragilizado depois do escândalo dos despedimentos ilegais.
Claro que o que vai acontecer +e o PS ganhar com uns 35%, o PSD terá entre 25% e 30% e o Chega deverá manter os seus 20%. Juntos, fazem, sem margem para duvida maioria absoluta. No PSD vamos ter a linha moderada, que defende que o PS deve governar, com o PSD a lhe viabilizar o primeiro orçamento, indo a eleições daqui por um ano. Outros acharão que não faz qualquer sentido, pelo que deverão, desde logo, interpretar o resultado de duas eleições consecutivas, e governar com o Chega, 10 anos depois, vingando a Geringonça.
Para mim, está tudo esclarecido, e depois de falar com colegas da área, uma inclusive, militante do PCP, que me referiu que os valores dos trabalhos prestados pela empresa do Luís Montenegro, estão perfeitamente compatíveis com os de mercado, e havendo dois juristas, é certo que mal pagos, não acho que exista nada, ao momento, que impeça Montenegro de ser PM. Não obstante, acho que não tem qualquer hipótese de voltar a ser PM, mesmo que vença as eleições, pois o PS e CH exigirão que o PSD indique outro nome para ser PM, sob pena do Governo nem sequer ter o programa aprovado, tal como ocorreu com o segundo Governo de Passos Coelho.
Com isto tudo, inevitavelmente, as rádios de informação irão subir, isso é certo.
A rede de emissores da Observador é de facto fraca, e como já aqui relatei, existem problemas de distorção no som, que tornam a escuta desagradável, tanto em Lisboa como no Porto. Isso afasta pessoas, mas não acho impossível que volte a chegar aos 2,2%, eventualmente até aos 3%.