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O Pedrinho vai ser candidato à câmara do Porto e quer ter um brinquedo a Norte para promover a imagem futura para ser líder do PSD e suceder daqui a uns tempos a Montenegro...
Tadinho do Pedrinho...
Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares que, entre outros, tutela a pasta da Comunicação Social, anterior líder da Juventude Social Democrata, tem revelado uma conduta errática no delineamento de estratégias para o setor. Uma total deceção para a opinião pública.
A “grande” medida “pífia” que propôs foi estrangular o financiamento do operador público RTP, sem alternativas viáveis, para beneficiar um privado em particular, ou seja, acabar com a publicidade na RTP, quando praticamente todos os operadores públicos europeus têm publicidade, e os que não têm, são financiados generosamente pelos orçamentos de estado. Pedro Duarte cedeu a interesses particulares em detrimento do interesse geral, mostra-se um político fraco, que se deixa “vender” a qualquer preço. Muito mau, não tem perfil para ocupar o cargo.
Por outro lado, parece desconhecer a relevância dos operadores públicos de Comunicação Social no contexto das sociedades e dos países europeus (não há nenhum país que prescinda. Porquê?), não se percebe que tipo de arquitetura pretende para o operador público, ou seja, revela desconhecimento sobre o assunto e a importância do que tem em mãos, portanto, incompetência. O que tem preconizado não obedece à matriz Social Democrata.
---// APONTAMENTO /---
Há dias, o operador público italiano RAI, no canal RAI STORIA, iniciou a exibição de uma série documental sobre, precisamente, a história da RAI. Em 1926, decorre em Itália a primeira demonstração pública de um sistema de transmissão televisiva, o processo foi suspenso devido à segunda guerra mundial e retomado em 1949, com testes localizados no território italiano. Em 1952 é criada a RAI, que emite em regime experimental. É nesta fase que é implementada a rede de emissores, a funcionar sequencialmente, ou seja, se num dado ponto o emissor falhar, todos os outros emissores que se seguem na rede também falham, também se tratou de um período de grande aprendizagem técnica e de aperfeiçoamento da forma de comunicar em frente às câmaras. No fim de contas, tratava-se de um serviço pioneiro. Os recetores de televisão à venda, nesse período, eram maioritariamente importados dos EUA. Em 1954, são iniciadas as emissões regulares do operador público italiano.
Os três eixos estruturantes da missão da RAI, nesse tempo, foram inspirados nos britânicos da BBC:
“EDUCAR”, “INFORMAR”, “ENTRETENIMENTO”
ou seja, elevar a cultura e os conhecimentos dos italianos, possibilitar que a sociedade se exprima nas mais variadas áreas e, este parece-me importante, disseminar o modelo de sociedade, de desenvolvimento e de país que se pretende seguir, portanto, preparar mentalidades para o modelo de civilização vigente (nacional/internacional).
etc, etc, etc.
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