Numa emissão especial que a minha RUA FM fez sobre o Dia Mundial da Rádio, fiquei a conhecer uma rádio que irá para o ar em breve.
A RIA - Rádio Universitária de Aveiro, é um projeto da Associação Académica da Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade de Aveiro, que já está presente nas redes sociais, inclusive com um site na internet, e vai para o ar a meio de 2025, numa fase inicial apenas online, e em breve, também na frequência modulada.
O dossiê já está nas mãos da ERC, que irá tratar das burocracias necessárias, para a RIA juntar-se às outras rádios universitárias nas ondas hertzianas.
Há a acrescentar ainda, que é a segunda rádio a emitir com alvará de tipologia universitária, após a RUA FM ser a primeira em 2003.
Esta tipologia, tem como uma das condições, a impossibilidade das rádios universitárias com esta tipologia, de terem publicidade comercial (a RUC, a RUM e a Universidade FM de Vila Real podem ter, porque aos olhos da lei, são rádios de tipologia local, como é qualquer rádio de uma terrinha mais pequena).
Muito se pôde tirar deste dia Mundial da Rádio, e irei abrir um tópico, porque há muitas novidades, quer no que toca ao DAB+, quer no que toca à lei da imprensa (vai existir uma lei única para toda a comunicação social).
Já vou abordar isso.
Para já, e abro este tópico, para dar conta do nascimento da RIA.
Como é lógico, ainda não há frequência atribuída à RIA.
Mas vai ao encontro do que tenho defendido: todas as universidades que têm um curso de comunicação vocacionado ao jornalismo, devem ter a sua rádio universitária, por ser uma rádio escola, e que tem todas as condições, que a grande maioria das rádios locais em Portugal não tem.