Autor Tópico: CMR  (Lida 51337 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: CMR
« Responder #540 em: Janeiro 21, 2025, 10:07:10 am »
Parece-me que agora a CMR usa o sinal horário e noticiário à hora certa, com música a preencher alguns períodos - umas três canções por hora.

Não faz sentido outra coisa. Assim a emissão fica muito mais fluída, organizada, e menos cansativa.

Os painéis poderiam não rodar tanto, nunca se sabe bem quem faz os horários fora os da hora de ponta, isto falando de locutores. Tanto está o Rciardo Mariano às 10 como no dia seguinte o Artur Jorge no Porto ou o Ricardo Filipe Matos. Rádio é hábito!

Porque é que o locutor que está no Porto teve que o referir e o que está em Lisboa não disse Lisboa ? Será que ele se chama Artur Jorge Porto ?
Você é mesmo uma personagem...  ;D

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #541 em: Janeiro 21, 2025, 10:09:16 am »
Mas agora este Zeca é  uma espécie  de censor da linguagem???
Comigo digo já,  que nao funciona.
Sempre disse e escrevi o que penso e da maneira que sei e acho melhor e nao e agora que vou mudar...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #542 em: Janeiro 21, 2025, 10:25:33 am »
Parece-me que agora a CMR usa o sinal horário e noticiário à hora certa, com música a preencher alguns períodos - umas três canções por hora.

Não faz sentido outra coisa. Assim a emissão fica muito mais fluída, organizada, e menos cansativa.

Os painéis poderiam não rodar tanto, nunca se sabe bem quem faz os horários fora os da hora de ponta, isto falando de locutores. Tanto está o Rciardo Mariano às 10 como no dia seguinte o Artur Jorge no Porto ou o Ricardo Filipe Matos. Rádio é hábito!

Porque é que o locutor que está no Porto teve que o referir e o que está em Lisboa não disse Lisboa ? Será que ele se chama Artur Jorge Porto ?

há que destacar o que sai fora do padrão...

Não estamos na CMR ?

pdnf

• Hero Member
  • Ajuda à RUC: https://ppl.pt/causas/ruc#community
« Responder #543 em: Janeiro 21, 2025, 12:30:42 pm »
Se calhar, ainda bem que o diz. Para que se saiba que ainda existe rádio no Porto.  :)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #544 em: Janeiro 21, 2025, 01:27:34 pm »
Aos fins de semana é bem percetível que a emissão é toda ela feita a Norte. Durante a semana penso que seja toda de Lisboa das 7 às 20h, porque só à noite ouvi vozes que reconheci da antiga Festival.

Ou seja, Lisboa está com 65h semanais e o Porto parece estar com 68-73h semanais (não sei se o painel noturno são 4 ou 5h). Foi a volta que arranjaram.

O som também é ligeiramente diferente entre Porto e Lisboa, quase apenas nos microfones e no processamento deles, o que ajuda a reconhecer quando está num local ou noutro. A assinatura sonora também é muito ligeiramente diferente (o som no Porto é menos grave e tem mais saturação de agudos). Mas estamos a falar de diferenças mesmo muito mínimas.
« Última modificação: Janeiro 21, 2025, 01:30:49 pm por Memorias da Radio »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #545 em: Janeiro 21, 2025, 07:39:58 pm »
Depois dos primeiros programas da manhã, que me pareceram uma autentica confusão,  ja nem sabia se estava a ouvir a CMR ou a CMTV, ouvi hoje novamente  o programa da manhã  e sinceramente gostei bastante.
Primeiramente pelo Julio Heitor e foi bom ver que ele voltou a ter prazer em fazer rádio.  Ele é  um dos grandes nomes da radio portuguesa.
O programa tem 4 pessoas, o Julio e três jornalistas,  chefiados pela Monica Peixoto.  O transito é  dado por um dos jornalistas.
Quanto às noticias, ja nao ha simultâneos e grande parte delas sao as que as outras radios dão,  com uma ou outra noticia de crimes pelo meio. Isto é  que era dispensável.
Mas gostei e vou ouvir mais vezes.
E repito, que bem está o grande Julio Heitor. O prazer de fazer de fazer Rádio...

Caro Júlio,
Hoje madruguei em frente ao computador e tive a oportunidade de escutar a emissão do CMR logo às 05h30 min.
Confesso que como não tenho acesso à estação por via hertziana, é complicado ter uma escuta regular do CMR.

Contudo, corroboro o que explanou.
Acho um ponto muito positivo a condição de ser o programa mais matutino da rádio portuguesa, aliado ao facto do Júlio Heitor (um senhor da rádio) ter uma interacção muito positiva com a jornalista Mónica Peixoto (que me surpreende bastante pois todos os trabalhos anteriores eram em estações mais «sérias e alternativas»).

Nota-se uma maior coordenação na equipa, um cuidado nas peças da CMTV que seleccionam e uma abordagem a temas que não é comum no canal televisivo, à excepção do malfadado crime (se não tivesse, também não era Correio da Manhã).

Além disso, o CMR cumpre um ping-pong tão assertivo com a redacção do Porto (está a ver caro Zeca, mencionei a sempre bela, antiga, mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto).

E sim, nota-se gosto na voz do Júlio Heitor que já merecia um projecto destes e que, infelizmente, a Rádio Renascença não lhe poderia proporcionar.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #546 em: Janeiro 21, 2025, 10:56:32 pm »
O trânsito de manhã é dado pelo Luís Silva. Quem ouvia a TSF nos anos 90 conhece-o bem. Aliás, só saiu de lá há poucos anos, já com ele a part-time na CMTV, creio.

A rádio melhorou bastante nas últimas semanas, já se nota que a emissão está mais robusta e organizada. Mesmo a Lara Afonso à tarde também está a evoluir bem, com Orlando Azevedo num excelente registo como “segundo pivot”.

Nota negativa para a playlist (se que é existe, de tão poucas canções que tem) muito pobre, mas acredito que agrade ao público-alvo do qual eu não faço parte.
« Última modificação: Janeiro 21, 2025, 11:12:33 pm por AG »

Boxx

• Hero Member
« Responder #547 em: Janeiro 21, 2025, 10:58:55 pm »
O trânsito de manhã é dado pelo Luís Silva. Quem ouvia a TSF nos anos 90 conhece-o bem. Aliás, só saiu de lá há poucos anos, já com ele a part-time na CMTV, creio.

Creio que também passou pela RFM, ainda antes da TSF

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #548 em: Janeiro 21, 2025, 11:23:45 pm »

A rádio melhorou bastante nas últimas semanas, já se nota que a emissão está mais robusta e organizada. Mesmo a Lara Afonso à tarde também está a evoluir bem, com Orlando Azevedo num excelente registo como “segundo pivot”.

Nota negativa para a playlist (se que é existe, de tão poucas canções que tem) muito pobre, mas acredito que agrade ao público-alvo do qual eu não faço parte.
A playlist é mesmo o calcanhar de Aquiles da rádio… ou um dos… mas pouca música passam, ao menos isso.

Só que quando passam é o meu Deus… cada uma pior que a outra. Mais valia preencherem com uma trilha em loop que se aguentava melhor.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #549 em: Janeiro 21, 2025, 11:55:47 pm »

É quase um "milagre" a Lara Afonso ter conseguido endireitar a gestão da mesa em antena. Isto se estiver ela a gerir a mesa, que é uma dúvida que eu tenho (mas pelas fotos parece que sim). Continua a ter alguma falta de desenvoltura mas está a progredir visivelmente, trabalharam bem com ela esse problema que ela tinha. Penso que vai lá.

O único problema são mesmo as dezenas de pessoas que fariam melhor logo à cabeça e que estão ou na prateleira, ou no desemprego neste momento, e foram buscar alguém que já tinha posto. Mas pronto. Ao menos tem uma ótima voz e uma presença... até já interessante, em antena. Com o tempo melhora isso também.

O Orlando Azevedo sempre quis este tipo de registos e em tempo haverá de fazer o registo de pivot principal (em férias da Lara possivelmente). Ele gosta disso. E isto é desafiante para ele também, o que também aprecia. Está como peixe na água.

A playlist só é um pouco melhor de madrugada, com o automático a mexer-se. Durante o dia é mesmo o registo tipicamente CM, com muita música portuguesa, e uma grande falta de por exemplo oldies internacionais. Escolhem fazer assim, já ouvi pior mas já ouvi melhor. Valha que têm imensa palavra.
« Última modificação: Janeiro 22, 2025, 12:01:28 am por Memorias da Radio »

jmmp

• Newbie
  • *
« Responder #550 em: Janeiro 22, 2025, 09:52:18 am »

Creio que também passou pela RFM, ainda antes da TSF

O Luís Silva na RFM dava voz a um excelente programa, o "Colar de Pérolas", cujo indicativo de abertura era o Saltarello, dos Dead Can Dance.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #551 em: Janeiro 22, 2025, 10:54:05 am »
Que giro. Quando ouvi a voz do trânsito,  Luis Silva fiquei completamente convencido que conhecia aquela voz, mas nao associei ao Luis Silva do Colar. Mas sem duvida é ele.
Programa da RFM que dava de Sabado para Domingo,  da autoria e seleção musical do Manuel Falcão,  o Luis apenas apresentava. Mas um excelente programa!.

Caro Bigodes, acho que fez um excelente retrato escrito do programa.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #552 em: Janeiro 26, 2025, 12:40:51 pm »
Impressão minha ou o emissor dos 94,8 MHz está desligado ou a emitir com potência reduzida? Não recebo sinal dele em Aveiro.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #553 em: Janeiro 26, 2025, 12:45:25 pm »
Só vou poder confirmar mais logo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #554 em: Janeiro 26, 2025, 03:01:36 pm »
Impressão minha ou o emissor dos 94,8 MHz está desligado ou a emitir com potência reduzida? Não recebo sinal dele em Aveiro.

Há muitos cortes de eletricidade nesta zona e muito vento, não me surpreende que tenha ido de vela. Em 2h já foram 2x