Autor Tópico: Emissores do Monte da Virgem  (Lida 2223 vezes)

Lmviana

• Jr. Member
  • **
Emissores do Monte da Virgem
« em: Dezembro 08, 2021, 01:37:46 pm »
Então e fazer de Gaia era assim tão impossível, com estúdios que andam às moscas para diretos?

Temo que os estúdios da rádio tenham sacrificados para a CNN...

O Júlio Magalhães esclareceu que foi aproveitamento integral de um estúdio que a TVI tinha montado algures em 2010 (?) para fazer o Jornal da Uma a partir do norte e que nunca foi utilizado.
Na Tenente Valadim e não em Gaia, certo?

A Media Capital vai em breve mudar-se para lá, perto da RTP.

Sou de Gaia e desconhecia essa mudança...  ;D

Sim, na Tenente Valadim. Penso que nem exigiu grande investimento.
Foi anunciado recentemente.

https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/tvi-vai-abrir-novo-estudio-em-vila-nova-de-gaia-mesmo-ao-lado-da-rtp

O que sei da Tenente Valadim é que quando o Júlio Magalhães foi para a TVI em 1999 passado um ano fizeram um estúdio provisório na Torre das Antas (foi lá que apresentou o jornal do 11 de setembro de 2001, por exemplo) e só uns bons anos depois disso é que montaram o estúdio de televisão na Tenente Valadim, que nunca teve uso até à CNN iniciar emissões.

Penso que terá sido então cedência de terreno da RTP. Subi à torre no OpenHouse em 2019, o último antes deste fim do mundo, e entramos pela porta principal da RTP. Estranho, mas é vantajoso, ficam todos perto, quiçá até não possam vir a existir sinergias ou aquele sentimento de competitividade que é sempre força motriz!
Não é cedência de terreno da RTP. Vai ser nos terrenos da antiga RETI…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
A torre da antiga reti ainda se encontra aí certo? Ela é usada por quem? Na altura que por lá andei fiquei na ideia que eram as rádios da RTP.
« Última modificação: Dezembro 09, 2021, 03:28:20 pm por AG »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Centro Emissor Monte da Virgem
« Responder #1 em: Dezembro 08, 2021, 04:42:46 pm »
Mas como referi subi à torre e entrava-se pelo portão sa RTP. Penso, portanto, que existiria algum acordo para uso dos terrenos por parte da RTP. Salvo erro, já li por aqui algures que sera a RFM que estaria a utilizar essa torre. No mapa do Sr. Luís consta que a torre é usada pela MCR (com exceção da M80) e pela R/Com.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Lmviana

• Jr. Member
  • **
« Responder #2 em: Dezembro 08, 2021, 05:04:33 pm »
Mas como referi subi à torre e entrava-se pelo portão sa RTP. Penso, portanto, que existiria algum acordo para uso dos terrenos por parte da RTP. Salvo erro, já li por aqui algures que sera a RFM que estaria a utilizar essa torre. No mapa do Sr. Luís consta que a torre é usada pela MCR (com exceção da M80) e pela R/Com.
A torre que subimos (eu também a visitei nessa altura) é da altice, a torre da reti é a metálica que se vê al lado e realmente estava num terreno sozinha.

pdf

• Visitante
« Responder #3 em: Dezembro 08, 2021, 06:41:57 pm »
A torre que subimos (eu também a visitei nessa altura) é da altice, a torre da reti é a metálica que se vê al lado e realmente estava num terreno sozinha.
Certo.

Neste momento, está a albergar os emissores rádio da r/com (RFM e RR) e Média Capital (Comercial e Cidade FM). A M80 continua noutra torre mais pequena com refletores, mais perto do santuário do Monte da Virgem.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4 em: Dezembro 09, 2021, 01:29:08 am »
Certo.
Neste momento, está a albergar os emissores rádio da r/com (RFM e RR) e Média Capital (Comercial e Cidade FM). A M80 continua noutra torre mais pequena com refletores, mais perto do santuário do Monte da Virgem.

É esta torre, correto?

É a torre que se vê nesta imagem, certo?

https://2.bp.blogspot.com/-tmNU3uZbzK0/WzWTz99fuaI/AAAAAAAE_9U/niMs_gFsBGYEkdd0lpgb14rhg7-k4p-zQCLcBGAs/s560/montevirg.jpg

Se fosse da mais alta, a da TDT, até onde chegariam as rádios que de lá emitiram?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Lmviana

• Jr. Member
  • **
« Responder #5 em: Dezembro 09, 2021, 08:48:17 am »
Certo.

É esta torre, correto?

É a torre que se vê nesta imagem, certo?

https://2.bp.blogspot.com/-tmNU3uZbzK0/WzWTz99fuaI/AAAAAAAE_9U/niMs_gFsBGYEkdd0lpgb14rhg7-k4p-zQCLcBGAs/s560/montevirg.jpg

Se fosse da mais alta, a da TDT, até onde chegariam as rádios que de lá emitiram?
A torre da reti não se vê nessa foto... Está mais a esquerda, é uma torre metálica... Essa torre mais pequena é uma antiga torre de comunicações da PT (segundo disseram na visita)

pdf

• Visitante
« Responder #6 em: Dezembro 09, 2021, 09:16:26 am »
Aqui está

https://goo.gl/maps/oacjHdvnmTt2VxH96

Lmviana

• Jr. Member
  • **
« Responder #7 em: Dezembro 09, 2021, 09:25:49 am »
Aqui está

Isso.
O curioso é que se era da Reti, e a Reti era da TVI estes terrenos já foram deles? Ou teriam alugado o terreno para a antena?

pdf

• Visitante
« Responder #8 em: Dezembro 09, 2021, 10:06:21 am »
Aqui está

Isso.
O curioso é que se era da Reti, e a Reti era da TVI estes terrenos já foram deles? Ou teriam alugado o terreno para a antena?
É uma boa questão!

Lembro-me de instalarem a antena nos anos 90 para emitir a TVI. Também me recordo que era o mais fraco dos 4 canais...

Bem, mas quanto à propriedade do terreno... a TVI foi usufrutuária da torre até ao switch para a TDT (agora está, obviamente, na torre da PT em TDT). A RETI foi comprada pela PT no final da passada década. Se a MCR ainda é dona do terreno? Pelos vistos, sim...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #9 em: Dezembro 09, 2021, 10:14:17 am »
Urge haver entendimento quanto à partilha de torres - empresa única responsável? Isto será importante se quisermos implementar a rádio digital, com uma torre a conter várias estações e com partilha de custos, diminuindo drasticamente os custos de operação.

pdf

• Visitante
« Responder #10 em: Dezembro 09, 2021, 10:22:51 am »
Urge haver entendimento quanto à partilha de torres - empresa única responsável? Isto será importante se quisermos implementar a rádio digital, com uma torre a conter várias estações e com partilha de custos, diminuindo drasticamente os custos de operação.

Certo. Foi o que aconteceu com a TDT, e deixou redundante a rede da RETI.

No entanto, todas ou quase todas as antenas da RETI não foram desmanteladas - umas estão completamente abandonadas (Lousã, Montejunto, Fóia, etc) e outros passaram para outros usos, principalmente suporte a rádios, como o exemplo do Monte da Virgem, São Macário (Rádio Lafões) e Nogueira (Brigantia).

pdnf

• Hero Member
« Responder #11 em: Dezembro 09, 2021, 02:01:48 pm »
Aqui está

Isso.
É uma boa questão!

Lembro-me de instalarem a antena nos anos 90 para emitir a TVI. Também me recordo que era o mais fraco dos 4 canais...

Bem, mas quanto à propriedade do terreno... a TVI foi usufrutuária da torre até ao switch para a TDT (agora está, obviamente, na torre da PT em TDT). A RETI foi comprada pela PT no final da passada década. Se a MCR ainda é dona do terreno? Pelos vistos, sim...

Das imagens do Google dá perfeitamente para compreender que se tratam de terrenos independentes, fica esclarecido o mistéro. Obrigado pdf. Todavia, acabo por depreender da imagem abaixo que a Antena em questão está significativamente menos elevada que os restantes emissores, o que talvez explique o fraco desempenho da Cidade FM para lá da EN12 - Circunvalação.

Terei feito bem a distribuição das antenas, com base na orientação. Subsiste-me uma dúvida: a RECORD em teoría não partilha antena, mas não a consigo encontrar.
Rádio é:

pdf

• Visitante
« Responder #12 em: Dezembro 09, 2021, 02:35:05 pm »
Vou tentar corrigir, da esquerda para a direita e por torre:

1. Certo. Entretanto os elementos radiantes já mudaram;
2. Rádio Nova e Festival - hoje também a Rádio 5 está nesta torre, com elementos radiantes equipados com refletores; e é, de resto, a torre metálica mais alta no Monte da Virgem. A da RETI está numa cota um pouco mais reduzida);
3. EDP;
4. Nova Era e MEO SW - esta última emite com refletores;
5. Record FM

(6, por baixo, e bem, RETI: Comercial, RR, RFM e Cidade FM.)

--

A M80, hoje solitária, está aqui: https://goo.gl/maps/2C4jBiEx3WgSdihg7

Nesta imagem ainda são visíveis os elementos da Rádio 5.
« Última modificação: Dezembro 09, 2021, 02:36:59 pm por pdf »

pdf

• Visitante
« Responder #13 em: Dezembro 09, 2021, 02:42:10 pm »
Observações históricas:

O sítio onde hoje está a M80 sozinha, emitiu originalmente a Rádio Satélite e depois a Rádio Cidade em 107,2 MHz;
A história da torre da RETI já sabemos;
A torre onde hoje está a Festival e a Nova emitiu originalmente apenas a Nova; a Festival emitia a partir do edifício onde hoje está o emissor da SBSR;
O emissor da Nova Era e da MEO SW surgiu quando a Rádio Capital foi "retirada" a Gondomar e ali se instalou, com refletores.

Só numa história recente todas as rádios do Porto mudaram para lá. A Festival emitia na Rua da Alegria como já disse, a Energia/Voxx emitia no Perpétuo Socorro no Marquês... e logo ao lado, em 95,5, a poderosa Placard a emitir do prédio amarelo no gaveto da Constituição com a Visconde de Setúbal.

Boxx

• Hero Member
« Responder #14 em: Dezembro 09, 2021, 02:50:14 pm »
Observações históricas:

O sítio onde hoje está a M80 sozinha, emitiu originalmente a Rádio Satélite e depois a Rádio Cidade em 107,2 MHz;
A história da torre da RETI já sabemos;
A torre onde hoje está a Festival e a Nova emitiu originalmente apenas a Nova; a Festival emitia a partir do edifício onde hoje está o emissor da SBSR;
O emissor da Nova Era e da MEO SW surgiu quando a Rádio Capital foi "retirada" a Gondomar e ali se instalou, com refletores.

Só numa história recente todas as rádios do Porto mudaram para lá. A Festival emitia na Rua da Alegria como já disse, a Energia/Voxx emitia no Perpétuo Socorro no Marquês... e logo ao lado, em 95,5, a poderosa Placard a emitir do prédio amarelo no gaveto da Constituição com a Visconde de Setúbal.

E a Nova no incio chegou a emitir dos pinhais do Foz?