Autor Tópico: Pirata na região de Estarreja  (Lida 12675 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Pirata na região de Estarreja
« Responder #15 em: Dezembro 05, 2021, 12:38:00 am »
Teoria em cheio do Lidl, o perfil de som é o da Rádio Comercial em todos os anúncios nacionais e a diferença de tratamento de som para os anúncios locais é esmagadora...

Entretanto desloquei-me a São João da Madeira para tirar umas elações como quem não quer a coisa, e digo desde já que quem está a fazer isto, deixa a desejar em inteligência pela maneira como colocou o emissor e onde o colocou, e mais não digo...

Apresenta falhas de sinal ao longo da A29 e da A47/N223, mas estabiliza razoavelmente a partir do nó de Cortegaça, sendo que vai sofrendo pressão da TSF em 106.9 sempre. Entra logo antes do nó de Arcozelo com uma brevíssima aparição na A44 antes de Valadares durante uns 100 metros.

Na própria cidade de São João da Madeira apresenta falhas por vezes de deixar o sinal a nulo e igualmente isso acontece na N223 a caminho do concelho, sobretudo nas saídas de Sanfins e em pontos baixos dessa nacional, correspondentes a zonas de sombra.

Mas não faz qualquer mossa na TSF na cidade, está limpinho limpinho. Por isso é que anda a viver tanto e não foi calada...

Confirmo que não opera com o serviço de RDS ou qualquer outro serviço associado. O perfil de sinal para emissão, considerando o que encontrei e o que é a cobertura e ponto, está por volta de uns 200w, não mais, menos também não. Emite com uma antena de 1/4 de onda.

Não irei dizer altura do ponto emissor mas o relevo posso dizer porque há vários pontos na região de Aveiro com ele: entre 220 e 280 metros de altura. Reforço que eu sei o valor exato mas não o vou indicar, é só para terem uma ideia.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #16 em: Dezembro 05, 2021, 02:10:04 am »
Mais mistérios: o endereço de Facebook da estação é um endereço muito interessante...

E acabei de ouvir a informação "Stream encoded with Radiocaster".

Só coisas boas.

Desculpem o triple post!
« Última modificação: Dezembro 05, 2021, 02:24:18 am por Memorias da Radio »

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #17 em: Dezembro 05, 2021, 06:52:42 am »
Ontem os 100.6 emitiam programação diferente dos 107.0 mas sempre com a mesmo indicativo da rádio verónica e os mesmos comerciais.

Como passo pela região quase que diariamente, tenho me dado ao trabalho pela curiosidade de verificar a sua escuta.

Já por aqui emiti a região provável por onde se encontra o emissor dos 107, sem falhar num raio de 1-2 kms em linha reta.
Quanto aos 100.6, a cobertura é algo superior, escuta-se melhor na zona mais baixa de Cucujães, onde os 107 simplesmente não entram.

Que saudades de uma "caça à raposa" naqueles dias de domingo que se faziam na associação de radioamadores a que pertencia  há uns 20 anos atrás..

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #18 em: Dezembro 05, 2021, 03:16:23 pm »
O emissor dos 107 não está onde indicou, no alto de Cucujães. Está num sítio um pouco pior que isso... se estivesse nessa zona entraria muito melhor do que entra. Por acaso ontem até tirei foto ao local. E como o meu rádio é ligeiramente mais fraco "dá fé de tudo" (também não estou com amplificação, não mexe artificialmente nos níveis de sinal).

O dos 100.6 não entra de todo em várias zonas da Feira, mas ouve-se mais limpo por não ter pressões de nenhuma estação. Tende pelo que percebi a andar mais pela música dance dos 80s.

Os 107.0 estou por exemplo a ouvir no Pingo Doce da Feira e está impecável.

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #19 em: Dezembro 05, 2021, 04:35:37 pm »
Está enganado. Os 107 escuta-se sim no Pingo Doce na Feira em boas condições mas onde brilha é onde indiquei. Aliás,  o sinal perde-se um pouco em Souto, inclusive. Está algures entre o alto de Cucujães e a entrada de São João da Madeira (Couto/Fermil), que é uma zona com uma cota bem alta. Diria que não transmite mais que 50w.

Os 100.6 apenas andei "atrás" dela ontem de forma rápida,  brilha na zona de Samil/São Roque/Margonça.

Os 102.9, ainda não andei na região de Salreu/Estarreja, mas o sinal é bastante bom na região da Branca/Albergaria. Nota-se quando existem aberturas para Oeste que o sinal fica limpo.

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #20 em: Dezembro 05, 2021, 04:51:59 pm »
Já agora, à parte da localização dos emissores, e visto nos "sinais horários" serem anunciadas várias empresas, entre cafés e comércio local da cidade de São João da Madeira, não deve ser difícil encontrar os responsáveis pela "traquinagem".
Também parte da chamada da suposta "radio veronica" está em pt-pt..

estvmkt

• Hero Member
« Responder #21 em: Dezembro 05, 2021, 06:22:23 pm »
E as outras duas provêem de onde?
Essa dia 107.0 e 100.6 desconfio que seja de alguma local que fechou. A avaliar pelos vossos comentários.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #22 em: Dezembro 05, 2021, 07:26:11 pm »
Está enganado. Os 107 escuta-se sim no Pingo Doce na Feira em boas condições mas onde brilha é onde indiquei. Aliás,  o sinal perde-se um pouco em Souto, inclusive. Está algures entre o alto de Cucujães e a entrada de São João da Madeira (Couto/Fermil), que é uma zona com uma cota bem alta. Diria que não transmite mais que 50w.

Os 100.6 apenas andei "atrás" dela ontem de forma rápida,  brilha na zona de Samil/São Roque/Margonça.

Os 102.9, ainda não andei na região de Salreu/Estarreja, mas o sinal é bastante bom na região da Branca/Albergaria. Nota-se quando existem aberturas para Oeste que o sinal fica limpo.

Se o situa nesse intervalo já vemos isto melhor, porque pelo que pude constatar, está a cheirar o golo... mas a cota não é assim tão boa. Diria ser simplesmente um pouco acima da envolvente. Caso contrário acho que não falharia tanto. Se bem que hoje estava a funcionar melhor na Feira. São dias :)

Hoje por mero acaso fui ao Souto (calhou, foi em serviço) e diria pelo contrário ser estável em 80% do tempo, com umas quantas falhas sobretudo no início da localidade. Mas a zona tem muitos altos e baixos, logo podemos simplesmente ter andado por áreas diferentes.

Mantenho a minha aposta para 200w e pior cota, mas esta é daquelas que provavelmente nunca iremos saber...

Dos 102.9 ainda não me debrucei adequadamente mas a zona em causa já me começa a ficar algo fora de pé para confirmar...

Como diz o outro: "pena ié" que não possamos ouvir durante a semana. Mas já há muito tempo que não acontecia alguma agitação de qualidade no éter, já fazia falta!

Seria interessante a ANACOM até deixar andar isso desde que não prejudicando nenhum operador dos principais. Afinal de contas, não estamos mais nos anos 80 e os equipamentos que estão à venda, mesmo os dos chineses, pelos vistos sabem fazer uma portadora em condições e estacionar bem na frequência... E ficaríamos, apenas, iguais a Espanha e outros países europeus.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #23 em: Dezembro 05, 2021, 07:50:17 pm »
Quem é o inteligente que (auto) denúncia as frequências da Rádio Veronica? É que colocar num post da rádio as frequências...
É estranho... Sendo pirata não era de não indicarem tal? Para não dar nas vistas?
E refere se mesmo a 100.6 e 107.0.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #24 em: Dezembro 05, 2021, 07:55:17 pm »
E vendo a página de Facebook deles já emitem a algum tempo nos 100.6 só mais recentemente nos 107.0...
Agora as outras duas piratas há nome de rádio ou são leitores de MP3?

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #25 em: Dezembro 05, 2021, 08:05:43 pm »

Se o situa nesse intervalo já vemos isto melhor, porque pelo que pude constatar, está a cheirar o golo... mas a cota não é assim tão boa. Diria ser simplesmente um pouco acima da envolvente. Caso contrário acho que não falharia tanto. Se bem que hoje estava a funcionar melhor na Feira. São dias :)

Hoje por mero acaso fui ao Souto (calhou, foi em serviço) e diria pelo contrário ser estável em 80% do tempo, com umas quantas falhas sobretudo no início da localidade. Mas a zona tem muitos altos e baixos, logo podemos simplesmente ter andado por áreas diferentes.

Mantenho a minha aposta para 200w e pior cota, mas esta é daquelas que provavelmente nunca iremos saber...

Dos 102.9 ainda não me debrucei adequadamente mas a zona em causa já me começa a ficar algo fora de pé para confirmar...

Como diz o outro: "pena ié" que não possamos ouvir durante a semana. Mas já há muito tempo que não acontecia alguma agitação de qualidade no éter, já fazia falta!

Seria interessante a ANACOM até deixar andar isso desde que não prejudicando nenhum operador dos principais. Afinal de contas, não estamos mais nos anos 80 e os equipamentos que estão à venda, mesmo os dos chineses, pelos vistos sabem fazer uma portadora em condições e estacionar bem na frequência... E ficaríamos, apenas, iguais a Espanha e outros países europeus.
Plenamente de acordo!

Aliás, é preciso aparecer uma pirata para nos apercebermos, pelos  anúncios existentes, que existe comércio tradicional na zona coberta!

A falta que fazem as verdadeiras rádios locais, no sentido rigoroso do que elas representam.

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #26 em: Dezembro 05, 2021, 08:08:46 pm »
E vendo a página de Facebook deles já emitem a algum tempo nos 100.6 só mais recentemente nos 107.0...
Agora as outras duas piratas há nome de rádio ou são leitores de MP3?
Nos 102,9 escuta-se durante o dia música portuguesa, de todos os géneros, de noite, pela única vez que escutei nesse horário,  música calma..

Jingles de Natal, em português,  vez por outra, talvez tirada de outra rádio qualquer..

A qualidade sonora é superior nesta frequência comparada com as outras.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #27 em: Dezembro 05, 2021, 08:13:48 pm »
Resumindo, são 4 frequências (101,6 e 107,0 para a Rádio Verónica; 101,9; 102,9), tudo na zona de Albergaria, Estarreja, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira. Certo?

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #28 em: Dezembro 05, 2021, 09:20:08 pm »
Resumindo, são 4 frequências (101,6 e 107,0 para a Rádio Verónica; 101,9; 102,9), tudo na zona de Albergaria, Estarreja, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira. Certo?
Nos 101,9 não há nada!

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #29 em: Dezembro 05, 2021, 09:23:01 pm »
Nos 101,9 não há nada!
100.6 e 107.0 para a rádio verónica (S.J.Madeira/Oliv.Azemeis);
102.9 rádio ?? (Estarreja/Albergaria)
« Última modificação: Dezembro 05, 2021, 09:28:25 pm por joao.rosa.10004 »