Autor Tópico: Rádio pirata em Estarreja (101,9 MHz)  (Lida 21681 vezes)

joao.rosa.10004

• Full Member
Re: Pirata na região de Estarreja
« Responder #105 em: Janeiro 13, 2023, 12:46:28 am »
Os 102.9 já transmitem seguramente há mais de 15 meses, o sinal é bastante estável na zona da Branca/Salreu e já la escutei desde missas a anuncio de linha telefónica para saber o local das mesas na última eleição.

A parte dos anúncios eleitorais...é boa! O Estado a pagar a uma rádio ilegal. Muito bom!  ;D ;D
Pois é!..
Estava aqui a pensar se não faria sentido Portugal, pela falta de rádios próximas da comunidade, adotar um sistema de licenças como acontece por exemplo no Brasil, onde existem 8 frequência disponíveis para emissores até 25w ou mesmo na vizinha Espanha onde em determinadas regiões autónomas são atribuídas licenças para rádios locais no espectro sub-107,0.
Aqui no Porto não vejo nenhuma rádio de proximidade. A Festival deixou de o ser na minha opinião, não chega olhar para o google maps e mandar informações de trânsito. As restantes rádios praticamente só mandam música para fora ou discos pedidos. Em excepção talvez a onda viva pela AMP. Ali por Aveiro, foram-se a moliceiro e a regional de Aveiro, sobrevivem a Terranova e a Vagos Fm, ambas com palavra de interesse regional.
Se pelo menos durante os 15 meses em que uma rádio pirata transmite durante as 24hs, mesmo que tenha iniciado por experiência ou brincadeira, após este tempo todo é porque audiência deve ter.

mixel89

• Newbie
  • *
« Responder #106 em: Janeiro 16, 2023, 05:23:07 pm »
 :(Pois é!...
Estava eu a ver os comentários sobre as ditas piratas no qual sou contra a sua existência mas , concluo porque não? se outros estão a transgredir . Em vez de andarem a pesquisar quem anda nessas lides com razão de ser , se formos a ver as que estão legais R Locais, Nacionais todos andam a transgredir com subidas de potências sem que ninguém as fiscalize.. Uma "selva" de espectro radiofónico umas em cima das outras, para não falar das Locais que trocam antenas sobem potências, viram dipolos nas antenas para onde querem chegar  etc.
Não nos podemos só nos virar só para um lado, mas analisar todas as que que estão em incumprimento . :'( :'(       

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #107 em: Janeiro 16, 2023, 06:33:20 pm »
(Estou intrigado com esses smileys nessa mensagem.)

Subidas de potências não creio que andem a acontecer assim tanto, especialmente num contexto energético em que a eletricidade está cara e ter mais potência num emissor é garantia de uma fatura mais cara...

Interessante seria saber com que potências emitem as piratas da zona ali de São João da Madeira e de OAZ e quejandos!

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #108 em: Janeiro 16, 2023, 07:13:15 pm »

Interessante seria saber com que potências emitem as piratas da zona ali de São João da Madeira e de OAZ e quejandos!

Certo, até porque no caso de 102.9 a Vouguinha deve interferir a Vodafone forte e feio, quiçá até impedindo "alguma" putativa comutação com os 94.3 de Santa Justa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

mixel89

• Newbie
  • *
« Responder #109 em: Janeiro 16, 2023, 08:37:51 pm »
(Estou intrigado com só esse comentário sobre a luz nessa mensagem.)
Quanto aos smyles viu que são de tristeza , tristeza porque só fala da energia elétrica que nada reflete no aumento das potencias. Quanto ao resto que falo na minha mensagem nem um pio.
(Trocam antenas, viram dipolos nas antenas para onde querem chegar  etc.)  Porque será??? Afinal "a montanha pariu um rato"
Está a afirmar que a rádio em São João da Madeira e Oliveira de Azeméis são piratas? Desconhece a região pois tanto quanto eu sei as que existem são legais nestas duas cidades. Trata-se da Informedia e Azemeis FM . Enfim,,,   

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #110 em: Janeiro 16, 2023, 09:17:49 pm »
(Estou intrigado com só esse comentário sobre a luz nessa mensagem.)
Quanto aos smyles viu que são de tristeza , tristeza porque só fala da energia elétrica que nada reflete no aumento das potencias. Quanto ao resto que falo na minha mensagem nem um pio.
(Trocam antenas, viram dipolos nas antenas para onde querem chegar  etc.)  Porque será??? Afinal "a montanha pariu um rato"
Está a afirmar que a rádio em São João da Madeira e Oliveira de Azeméis são piratas? Desconhece a região pois tanto quanto eu sei as que existem são legais nestas duas cidades. Trata-se da Informedia e Azemeis FM . Enfim,,,

A energia elétrica nada reflete no aumento das potências. Hmmm. O aumento da potência é em si mesmo um consumo de energia elétrica adicional. Da mesma maneira que em nossas casas, se comprarmos um microondas de 1000w ele consumirá 1000w pelo período que esteja ativo, e se o trocarmos por um de 2000w o consumo no quadro passa a ser de 2000w (grosso modo, depois há umas perdas e etc etc etc mas não vou entrar em detalhes). A diferença é que na rádio como a emissão é em permanência, 24h/dia, os reflexos são outros e claro que a conta da eletricidade sobe sempre (podendo ser atenuado em parte com algum ganho nos elementos até onde sei, é certo).

A liberdade de trocar dipolos, locais de emissão e etc está devidamente regulada e regulamentada e é cara o suficiente para se ter que saber o que se está a fazer, a este ponto. Já não estamos em 89, em que meia dúzia de curiosos, uma caixa de fósforos e o José Estebes de boxers conseguiam fazer uma emissão de rádio, a coisa profissionalizou-se. Igualmente não entendo tal animosidade uma vez que de lado nenhum o conheço, menos ainda estou a falar consigo dessa forma... estou a falar acerca do que está a falar.

Há atualmente rádios piratas na região de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis (basta ver o tópico e, sendo da zona, sintonizar o seu rádio). São a essas que me refiro.

Certo, até porque no caso de 102.9 a Vouguinha deve interferir a Vodafone forte e feio, quiçá até impedindo "alguma" putativa comutação com os 94.3 de Santa Justa.

Tens um rádio melhor que o meu para isto, mas penso que ali para os lados de Cortegaça / Ovar sente-se já algum nível de interferência no sinal da Vodafone 103.0. Por acaso desconheço se há AF nessas duas frequências...

Como já não ouço há valentes meses e diz-se aqui que aumentaram a potência, estou intrigado para quanto terá subido. Era um user anónimo registar-se com um IP estrangeiro e mandar essa informação por mensagem privada, eheh...
« Última modificação: Janeiro 16, 2023, 09:20:39 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #111 em: Janeiro 16, 2023, 11:03:40 pm »

Tens um rádio melhor que o meu para isto, mas penso que ali para os lados de Cortegaça / Ovar sente-se já algum nível de interferência no sinal da Vodafone 103.0. Por acaso desconheço se há AF nessas duas frequências...

Terá de ser um pouco mais para sul ou para interior, porque nessa zona ainda toca a Antena 3 do Sameiro, mas que sim, também ela deverá ser interferida (naturalmente menos grave por ser uma nacional, já fora da zona de relevância do emissor, bem compensado por Gaia e Lousã).
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #112 em: Janeiro 17, 2023, 12:51:29 pm »
Mais importante que a potência do tx será o sistema irradiante do mesmo. Passo pela zona praticamente todos os dias e arrisco a dizer que se a antena do transmissor estiver livre de obstáculos e para a cobertura que consegue, penso que andará pelos 50w.
A questão aqui é mesmo a tranquilidade e a facilidade perante as autoridades de quem o faz.
São pelo menos 15 meses contínuos a transmitir 24hs/dia! Não há órgãos fiscalizadores?
Lembro-me que há uns 20 anos, num sistema vhf devidamente homologado e licenciado para o efeito que se propunha, levei com a visita duas vezes do então ICP simplesmente porque interferia num amplificador  TV de banda larga conectada a uma antena VHF-I apontada para o emissor da Lousã numa habitação próxima. Aliás facilmente resolvida após troca do mesmo.
Se toda a gente lembrar-se de montar uma rádio sem qualquer tipo de estudo/homologação facilmente o espectro cairá num caos maior ao que existe hoje.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #113 em: Janeiro 17, 2023, 02:52:42 pm »
Mais importante que a potência do tx será o sistema irradiante do mesmo. Passo pela zona praticamente todos os dias e arrisco a dizer que se a antena do transmissor estiver livre de obstáculos e para a cobertura que consegue, penso que andará pelos 50w.
A questão aqui é mesmo a tranquilidade e a facilidade perante as autoridades de quem o faz.
São pelo menos 15 meses contínuos a transmitir 24hs/dia! Não há órgãos fiscalizadores?
Lembro-me que há uns 20 anos, num sistema vhf devidamente homologado e licenciado para o efeito que se propunha, levei com a visita duas vezes do então ICP simplesmente porque interferia num amplificador  TV de banda larga conectada a uma antena VHF-I apontada para o emissor da Lousã numa habitação próxima. Aliás facilmente resolvida após troca do mesmo.
Se toda a gente lembrar-se de montar uma rádio sem qualquer tipo de estudo/homologação facilmente o espectro cairá num caos maior ao que existe hoje.

Já que ninguém faz nada quanto a piratas, pena é que as piratas não tenham já evoluído para a transmissão de rádio digital (DAB+). Pelo menos havia muito mais qualidade!  ;) 8)

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #114 em: Janeiro 17, 2023, 02:54:04 pm »

Já que ninguém faz nada quanto a piratas, pena é que as piratas não tenham já evoluído para a transmissão de rádio digital (DAB+). Pelo menos havia muito mais qualidade!  ;) 8)
Pelo andar da carruagem, se calhar vão ser as piratas a dar andamento à coisa..

estvmkt

• Hero Member
« Responder #115 em: Fevereiro 11, 2023, 05:11:48 am »
Rt e tudo na Vouginha...
E site creio eu.

Ferreira

• Newbie
  • *
« Responder #116 em: Fevereiro 14, 2023, 10:14:48 am »
O acesso ao exercicio de radiodifusão sonora, tem várias fases, a primeira é politica (quando é aberto o concurso de atribuição de frequências), a segunda é atribuição do "Alvará de funcionamento" pela ERC e a terceira é atribuição da licença técnica pela ANACOM. Está na altura do poder politico abrir novo concurso para atribuição das frequências que estão disponiveis.
Relativamente ao funcionamento das "rádio piratas" que é considerado crime pela lei da rádio (nº 1 do artigo 66 da lei 54/2010 de 24 de dezembro), por isso depois da recolha de prova pelo regulador do setor, tem de ser comunicado ao Ministério Público, que tem a função de gerir o processo.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #117 em: Fevereiro 14, 2023, 12:12:53 pm »
O acesso ao exercicio de radiodifusão sonora, tem várias fases, a primeira é politica (quando é aberto o concurso de atribuição de frequências), a segunda é atribuição do "Alvará de funcionamento" pela ERC e a terceira é atribuição da licença técnica pela ANACOM. Está na altura do poder politico abrir novo concurso para atribuição das frequências que estão disponiveis.
Relativamente ao funcionamento das "rádio piratas" que é considerado crime pela lei da rádio (nº 1 do artigo 66 da lei 54/2010 de 24 de dezembro), por isso depois da recolha de prova pelo regulador do setor, tem de ser comunicado ao Ministério Público, que tem a função de gerir o processo.
Para além do referido por Ferreira, diria ainda mais, está na altura do poder político abrir também concurso para frequências de rádio digital terrestre (DAB+), para colocar Portugal ao nível da restante Europa!

estvmkt

• Hero Member
« Responder #118 em: Abril 15, 2023, 06:27:56 am »
Parecem calados os 102.9.
Hoje nem sinal deles na A1.
Curioso Antena 3 cilindra nos 103.0 a Vodafone Fm

Pirata 78

• Newbie
  • *
« Responder #119 em: Abril 15, 2023, 09:03:12 am »
Bom dia.
Gostava de saber qual era o problema de existir uma simples rádio a emitir para uma população na maioria envelhecida,pois são eles que precisam de apoio e era uma companhia nos lares pois pelo que ouvi dava terço e missa coisa que raramente se ouve nas rádios locais....
Sabem a inveja mata muita gente...
Sou contra a pirataria.Mas nesta situação até apoio pois ouvi muitas vezes esta mesma estação e pelo que ouvi não existia nada de publicidade.Será que estava a estorvar a cabeça de alguém?
Mas pelo que andei a investigar,esta mesma rádio que vocês tanto falam só estava em funcionamento para chegar perto das pessoas sós,e pela informação que recebi a VOUGUIHA como dizem,nasceu no topo da pandemia quando nem de casa se podia sair,agora que quase não se fala do Covid,as pessoas têm amnésia e esquecem se facilmente que existe pessoas nos lares isoladas na mesma.
Abandonadas pelos filhos que, infelizmente existe muito neste país,espetam-nos nos lares e nem querem mais saber deles e também soube por palavras de conhecidos, às vezes quando partem deste mundo nem comparecem para o velório,e fazem isto acusar quem tenta ajudar a fazer companhia nos momentos mais difíceis da vida que é a solidão...francamente.
Existem envejosos que vêm uma simples rádio a tentar ajudar que logo criticam ou mesmo fazem queixa  e não têm vergonha e nem se enchergam na porcaria que fazem deveriam olhar por eles a baixo antes de se manifestar.Roubar tbm é crime.Já agora esta frequência só existe no Alentejo e pelo que tbm me informei nao tinha assim tanto alcance que interferia com outras frequências.Na zona de albergaria sei que existe uma frequência atribuída 101.9 se a VOUGUIHA emitia nessa zona,poque não legalizala?Fica a dica.A câmara deveria fazer alguma coisa pela população e tentar erguer novamente a mesma e tentar solucionar problema com as entidades competentes
Gostava de poder ajudar quem teve a brilhante ideia de erguer uma rádio e voltar a poder ouvir esta mesma por motivos evidentes AJUDAR,coisa que nem o governo faz só nos tira,
As pessoas que acusam quem tenta ajudar deviam ser castigadas...são autênticos incendiários....
Obrigada mas foi um desabafo pois tenho acompanhado as vossas críticas, mas primeiro deveriam ver a verdadeira causa da mesma pois não deveriam ser profissionais entendidos em Rádio que estavam a exercer e secalhar era a custo Zero,tipo trabalho comunitário. Já agora porque não lançar o apelo e tentar fazer com que seja permitido rádios comunitárias até uma determinada potência?Isso não seria novidade sei que já existe em vários países e com sucesso..
Porque não ajudar...