Autor Tópico: Rádio Elmo vs Rádio Foz do Mondego  (Lida 773 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Rádio Elmo vs Rádio Foz do Mondego
« em: Novembro 14, 2021, 07:05:09 pm »
Hoje em Mangualde dei por mim a captar os 99.1 da Foz do Mondego em detrimento da Elmo,sendo uma da Figueira da Foz e a outra a de Pinhel...
Problema,estava a gostar de ouvir a Foz do Mondego e depois a certa altura nem uma nem outra eu ouvia...
Honestamente,isto de ter duas frequências em zonas que se intersetam...
Mais engraçado,ontem ao vir de Coimbra,fiquei surpreso com o facto de apanhar no IC12,na zona do Carregal do Sal,os 104.6 de uma Antena 3...
Logo ali 3 seguidas nessas zona: 104.4 M80 Manteigas,104.5 Antena 1 Gravia mais essa Antena 3 em 104.6...
Curioso,os emissores da Gardunha deixam algum sinal para o lado de cá,já dei por mim a apanhar nessa zona,zona de Mangualde e até mesmo de Viseu 98.2 da Comercial,salvo erro da RFM também (mas menos,devido a ser 99.5 e esta tapada pelos 99.7 de Penacova,99.8 da Antena 2 do Marão e 99.4 da RFM de Viseu).
Esta situação da Elmo vs Foz do Mondego,só não se repete em 92.1 pois a Dom Bosco de Trancoso cilindra por completo os 92.1 da Maiorca Fm. A uns anos atrás não era bem assim,ganhava em Mangualde a Maiorca Fm (até foi aí que ouvi esta pela primeira vez),e a Elmo deixava muito melhor sinal em Mangualde.
Engraçado,na zona de Agueda a Foz do Mondego entra bem,apesar de ter a Botareu lá ao pé...
Águeda e Oliveira do Bairro apanha-se muita coisa de Aveiro,Coimbra até ao Porto/Monte da Virgem,melhor em Oliviera do Bairro que Águeda...
Para terminar,em Mangualde,num bom auto rádio,os 98.4 da M80 Coimbra fazem-se ouvir,mas há ali uma ou outra zona em que a Observador se sobrepõe...

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio Elmo vs Rádio Foz do Mondego
« Responder #1 em: Novembro 15, 2021, 01:13:01 am »
O emissor da Rádio Foz do Mondego é de facto muito bom. Hoje andei por toda a Gaia sem perder o sinal dessa rádio. Claro que há propagação, não digo que a Foz do Mondego se escute com conforto em Gaia e Porto 365 dias/ano, mas não andará lá muito longe. Estou encaixado num vale na serra de Negrelos e se for ali à minha varanda, diria que em 80% das vezes com o meu J6 apanho com RDS. Dentro de casa esta permissa não se aplica, mas fora, tomara que as locais de Santa Justa entrassem tão bem aqui quanto a Foz do Mondego. Garantidamente, isso posso afirmar, a Foz do Mondego entra MUITO melhor que 94.4 da M80 ou que 96.5 da MegaHits de Aveiro, que estão substancialmente mais próximos.

Hoje esteve de facto bom, sinais de Lamego a chegar fortes todos com RDS, com exceção da RCLamego que nem nestes dias consegue vencer a Alto Minho aqui pelo Grande Porto, mas também da zona Centro, serra de Aire e Candeeiros e Montejunto e até Monsanto. Destaco o caso da Cidade FM que hoje, no centro de Gaia escutava-se com qualidade em 5 frequências, o que é obra para mangas para uma rede de emissores locais (99.3, 99.7, 101.0, 104.4, 107.2).

Finalmente, não poderia estar mais de acordo, é preciso tentar evitar estes confrontos de rádios na mesma frequência muito próximas.
« Última modificação: Novembro 15, 2021, 01:15:11 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.