Autor Tópico: Novidades/Sugestões Musicais  (Lida 6790 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Novidades/Sugestões Musicais
« em: Setembro 12, 2021, 02:33:57 pm »
Boas tardes prezados camaradas de fórum.

Como a música é uma das componentes fundamentais em rádio, quais são as últimas novidades sonoras que vos suscitaram interesse e que gostariam de partilhar?

Eu destaco o surgimento do supergrupo britânico Sault, os novo álbuns dos Foo Fighters, Pearl Jam e dos London Grammar, novos valores da música portuguesa como as fadistas Valéria Carvalho e Sara Correia, bem como as misturas sonoras que a Ana Moura tem tomado.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 12, 2021, 02:39:22 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Novidades/Sugestões Musicais
« Responder #1 em: Setembro 13, 2021, 10:25:34 pm »
Eu gostaria de destacar a cada vez maior variedade na soul com os Sault que já falaste ou ainda a Arlo Parks, e o ressurgimento do garage/hard rock. Já não falo do facto dos Maneskin terem tido a canção mais ouvida do ano até agora no Spotify porque apesar de terem uma sonoridade bem mainstream convencer o Iggy Pop a colaborar com eles não é para todos, mas posso falar do facto dos Nothing but Thieves que não me lembro de passarem numa única rádio nacional são cabeças de cartaz do novo festival Authentica que vai acontecer em Braga, do incrível novo álbum dos Royal Blood ou várias bandas nas plataformas digitais que voltam a ser muito mais ouvidas que a maior parte dos projetos do indie-rock tão promovido especialmente em Portugal. Em termos nacionais gostava de falar do novo projeto Lefty que promete, o primeiro single já anda quase nas 250 mil views no Youtube.
Vai ser um ressurgimento lento mas que pode dar os seus frutos, num mundo ainda tão dominado pelo pop pipoca e hip-hop.
« Última modificação: Setembro 13, 2021, 10:36:18 pm por radiokilledtheMTVstar »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2 em: Setembro 13, 2021, 10:50:00 pm »
Eu gostaria de destacar a cada vez maior variedade na soul com os Sault que já falaste ou ainda a Arlo Parks, e o ressurgimento do garage/hard rock. Já não falo do facto dos Maneskin terem tido a canção mais ouvida do ano até agora no Spotify porque apesar de terem uma sonoridade bem mainstream convencer o Iggy Pop a colaborar com eles não é para todos, mas posso falar do facto dos Nothing but Thieves que não me lembro de passarem numa única rádio nacional são cabeças de cartaz do novo festival Authentica que vai acontecer em Braga, do incrível novo álbum dos Royal Blood ou várias bandas nas plataformas digitais que voltam a ser muito mais ouvidas que a maior parte dos projetos do indie-rock tão promovido especialmente em Portugal. Em termos nacionais gostava de falar do novo projeto Lefty que promete, o primeiro single já anda quase nas 250 mil views no Youtube.
Vai ser um ressurgimento lento mas que pode dar os seus frutos, num mundo ainda tão dominado pelo pop pipoca e hip-hop.
Boas escolhas e, de facto, esqueci-me de referir o fenómeno Arlo Parks.

Sobre o Garage Rock estar de volta... Ele nunca deixou de existir, contudo, há muito que os decisores dos grandes circuitos musicais o tentam afastar essas sonoridades dos mesmos.
Mas como nos dias d'hoje todos temos acesso ao que queremos ouvir, o próprio sistema também está lentamente moldar-se.

Por fim, muito obrigado pelos Lefty que não conhecia e, segundo os comentários no YouTube, sei que já rodam na Rádio Comercial.

Aliás, a Rádio Comercial está a fazer aquilo que a Antena 3 não faz e deveria fazer, mas isso já é um tema mais que debatido aqui.

Muito obrigado pelas sugestões! =)

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

« Última modificação: Setembro 13, 2021, 11:00:44 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

d4arklight.1999

• Jr. Member
  • **
« Responder #3 em: Fevereiro 13, 2023, 07:52:51 pm »
Ao alternar emissoras concorrentes neste dia Mundial da Rádio, venho expor um dispensável e repetitivo "Elefante na sala". TANTAS vezes que x repete música e/ou artista que y acabou de passar e vice-versa. Não sou ouvinte tão assíduo quanto isso mas já por várias vezes me apercebi destes "picanços"... E não pode ser (sempre) coincidência. Não é!

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #4 em: Fevereiro 13, 2023, 10:55:17 pm »
Ao alternar emissoras concorrentes neste dia Mundial da Rádio, venho expor um dispensável e repetitivo "Elefante na sala". TANTAS vezes que x repete música e/ou artista que y acabou de passar e vice-versa. Não sou ouvinte tão assíduo quanto isso mas já por várias vezes me apercebi destes "picanços"... E não pode ser (sempre) coincidência. Não é!

Já me aconteceram algumas muito engraçadas: a primeira foi claramente coincidência, estar a fazer um bandscan e em 102.6 e 102.7 estar a dar o mesmo tema de Ed Sheeran. À primeira vista, parceria ser o emissor do Monte da Virgem a expandir-se para 102.6 com força, só que no local em questão as frequências de Gaia até têm algumas dificuldades e as do Minhéu, por seu lado entram bem. Estava com um rádio sem função RDS, mas com uma boa seletividade. Fiquei ali a picar um pouco, até que me apercebi que 102.6 estava menos de 1 segundo atrasado no tema, tal como acontece com os 107.2 e os 101.0 da Cidade. Conclusão, no final da música, jingle em 102.6 RFM em 102.7 MEO SW. Era difícil ser mais conometrado, acho que nem que combinassem sairia tão bem.

Outra engraçada, o ano passado em dia de excelente propagação em maio de 2022, frequência 97.4. Ai estava com um carro moderno, com função RDS. Mais uma vez, Ed Sheeran desta feita acompanhado de Camila Cabello. 97.4 Comercial Monsanto a chegar a Gaia. Estou numa rua a descer, descaio o carro 5 metros, entra de imediato a RFM de Aveiro. O que está a tocar? Uns 15 segundos adiantada a mesma canção.

Muito recentemente, Matias Damásio "Em Direção à Lua" a passar ao mesmo tempo na RFM e na Renascença.  ;D ;D Glimpse of Us a começar na Mega e a acabar na Cidade (ou vice-versa), já apanhei duas vezes.

Resumindo, a playlist das rádios musicais nacionais é fortemente limitada. Existem diferenças que fazem a diferença, umas vezes estão melhores umas, noutras alturas as rivais. Porém, grosso modo, o que faz alguém escutar A ao invés de B acabam maioritariamente por ser as vozes atrás do microfone e a forma de interagir com o público. Isso explica, por exemplo, que seja praticamente impossível aqui pelo Porto e arredores apanhar um estabelecimento com a Comercial ou a Mega sintonizadas, a RFM, a Cidade e a Nova Era limpam todo esse segmento. Deslocando-me mais para sul no país, noto precisamente o oposto, mais força de quem perde a Norte. Por cá, diria que até a RR e a M80 são mais ouvidas em estabelecimentos do que a Comercial, que é só a líder de audiências.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2023, 10:57:32 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #5 em: Fevereiro 14, 2023, 12:27:28 am »
O que falta a Portugal? Uma rádio com uma playlist com música dos anos 80/90/2000/2010/2020 escolhida de forma criteriosa e muito mais variada do que a RR ou a M80. Uma mistura bem calibrada de Smooth FM, Rádio Comercial, M80 e até alguns clássicos a fazer lembrar a Rádio Sim (por exemplo, Beatles e Bob Dylan). Algo que não saturasse de ouvir horas e dias seguidos.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #6 em: Fevereiro 14, 2023, 12:46:34 am »
O que falta a Portugal? Uma rádio com uma playlist com música dos anos 80/90/2000/2010/2020 escolhida de forma criteriosa e muito mais variada do que a RR ou a M80. Uma mistura bem calibrada de Smooth FM, Rádio Comercial, M80 e até alguns clássicos a fazer lembrar a Rádio Sim (por exemplo, Beatles e Bob Dylan). Algo que não saturasse de ouvir horas e dias seguidos.
Um bom exemplo disso é a RTÉ Gold da Irlanda. Tem isso tudo.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #7 em: Fevereiro 14, 2023, 09:05:25 am »
A RTBF Classic 21 (Bélgica) também.

Ambas públicas.

Escuto as duas com frequência e é um prazer ouvi-las.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #8 em: Fevereiro 14, 2023, 12:14:50 pm »
A RTBF Classic 21 (Bélgica) também.

Ambas públicas.

Escuto as duas com frequência e é um prazer ouvi-las.
aconselho também da RTBF a "MUSIQ3"!

pdnf

• Hero Member
« Responder #9 em: Fevereiro 19, 2023, 07:39:43 pm »
Agora mesmo, acaba Glimpse of Us no Top25 RFM e entra de imediato na Comercial... é que há cá coincidências. Número 5 na RFM, 15 na Comercial.   ;D ;D
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #10 em: Abril 16, 2023, 07:06:39 pm »

Escapism com diferença de segundos atrasado na Vodafone e na RFM. Não sendo emissoras concorrentes, aqui parece-me coincidência, acho é interessante duas estações tão diferentes em perfil passarem o mesmo tema, que é decididamente muito mais RFM.

https://drive.google.com/file/d/1-J28BCo7LfwewL7MqYVVUxW8A-X6NlRt/view?usp=drivesdk
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #11 em: Abril 21, 2023, 01:00:46 am »
E eis que a nossa Maro(vilhosa) vai dar cartas na rádio pública...norte-americana:

https://expresso.pt/blitz/2023-04-20-MARO-gravou-um-Tiny-Desk-Concert-celebres-atuacoes-pequeninas-na-radio-publica-dos-Estados-Unidos-dc233153

Parabéns à Maro, que de certa forma, é uma flor da música que nasceu muito na rádio... justiça seja feita à Antena 1.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #12 em: Dezembro 17, 2023, 08:13:27 pm »
Acabei de chegar a casa de ver, aquele que para mim foi o melhor concerto que tive oportunidade de assistir neste 2023: Milhanas ao vivo no Silo Auto, no Porto. Há algum tempo que andava com expectativa de ver ao vivo este vozeirão tremendo, e que consegue passar todo o sentimento que tem em si para as suas canções. A questão que me ficou na mente quando terminou o concerto foi só uma: passa-se tanta música na rádio que dispensa qualificações, mas ouvir uma voz com este potencial, talvez a tenha apanhado uma ou duas vezes no máximo. Faz-me lembrar o caso da Maro, exatamente a mesma coisa.
Agradeço a uma certa menina da rádio, que me apresentou musicalmente esta sua grande amiga! Fez o meu Domingo!
Rádio é:

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #13 em: Setembro 21, 2024, 10:10:23 pm »
 :-XComo este tópico do fórum anda meio mortiço e como a rádio também é feita de música, deixo aqui duas sugestões musicais:

- A Comunidade Cultura e Arte lembrou o 17 aniversário do primeiro álbum a solo do Eddie Vedder «Into The Wild», que ornamentou a adaptação cinematográfica do homónimo livro de Jon Krakauer, o qual fora lançado 11 anos antes;

- O anúncio, para Novembro, do novo álbum do Michael Kiwanuka;

- Puxando novamente a brasa à minha sardinha, a ocorrência no próximo fim-de-semana, do Festival Vapor. Será no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, e terá a presença de artistas como a Ana Lua Caiano, bem como de artesanato e divulgação ferroviária.

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #14 em: Setembro 30, 2024, 01:48:42 am »
A Ana Lua Caiano ganha um Globo de Ouro na cerimónia mais comercial de todas, com Deixem o Morto Morrrer, e é nomeada para outros dois. Reconhecimento da rádio? Tão pouco, infelizmente. Quem diz a ela, diz a outros nomeados, como é o caso da Milhanas e do Salvador.
Contra mim falo, este ano falhei duas vezes a Ana Lua, mas e realmente estranho o que se passa com as nossas rádios nacionais.
Rádio é: