Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 497969 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2625 em: Outubro 22, 2025, 08:24:28 pm »
Hoje ouvi ao final da tarde. A Borrego com muitas dificuldades  em entrar.
Disse ela que no Minho chovia muito e estava a dificultar estes directos..

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2626 em: Outubro 22, 2025, 10:00:32 pm »
Mas a situação caricata da M80 e ter identificativos.
Não sei como estão as situações das locais que faltam renovar alvarás.
A Mega digo,foi feita queixa e assim por não ter locução local,que obrigou a ter. Bastava um take diferenciador por hora e tinha a situação resolvida

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2627 em: Outubro 23, 2025, 03:13:38 pm »
Lá meteram o Zé Vida com uma qualidade de som mais apresentável, ainda que sem processamento do microfone. O problema é que na hora das 13 não subiram o volume ao gravado que ele fez (disfarçado pela Matilde Prata mas é um gravado de caras, mesmo). Resultado: o Zé Vida pouco se ouvia, e às vezes até mesmo nada, por cima da trilha de fundo. Se o gravado tinha chegado em cima da hora, metiam mais uma música e ajustavam manualmente o ficheiro, que 60 segundos chegam bem para puxar aquilo em qualquer editor de som. Agora às 15 já entrou melhor.

A juntar ao que está a acontecer hoje em 90.6, novamente insatisfatórios no som em mono, e mesmo em estéreo a quase metade da modulação da Cidade 107.2 (!). Sim, não me enganei: metade! Tenho que meter o volume do rádio para o dobro para escutar.

Mesmo em 92.9 Braga o som em mono, apesar de estar talvez uns 20% acima do Porto, continua muito abaixo da Cidade 107.2. A sorte deles no Minho é que Amares (104.4) tem pior processador que o Porto, e portanto a modulação tende a ser mais baixa.

A diferença mesmo dentro da própria casa em estéreo no brilho do Die With a Smile do Bruno Mars com a Lady Gaga é inacreditável entre a RFM e a Mega. O som da Mega é o que eu chamo o som "caixa de sapatos": quem meteu já uma coluna numa caixa de sapatos percebe o que estou a querer dizer.

Hoje ouvi ao final da tarde. A Borrego com muitas dificuldades  em entrar.
Disse ela que no Minho chovia muito e estava a dificultar estes directos..

Amadorismo da técnica da Mega... podiam pedir umas dicas para diretos às irmãs mais velhas. No Minho se chover é botar satélite ou gravar antes e enviar quando der, nada que saber.

EDITADO 15h18: no mesmo exato sítio onde estou estacionado, do nada, a Mega perde estéreo e RDS em 90.6. Estou em Gaia, não tenho alternativas. Pelo amor de deus, isto é insustentável! Que mau estado do emissor!
« Última modificação: Outubro 23, 2025, 03:19:33 pm por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2628 em: Outubro 24, 2025, 10:08:27 am »
Entretanto já estao escolhidos os primeiros finalistas, neste caso 20.

Fim de semana a ver se ouço...

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #2629 em: Outubro 28, 2025, 07:43:35 pm »
Problemas com a chuva nos 92.4 de Monsanto.

Com o volume mais elevado no autorrádio, há um horrível som de fundo que quase abafa a emissão. É um zumbido elétrico que parece que vai estourar as colunas. Potência a mais ou avaria?

Até tive de mudar de estação.... O curioso é que os 93.2 da RFM que também vêm de Monsanto estão normais. Embora o AF estivesse a preferir os 89.9, como de costume.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2630 em: Outubro 28, 2025, 08:05:21 pm »

Com o volume mais elevado no autorrádio, há um horrível som de fundo que quase abafa a emissão. É um zumbido elétrico que parece que vai estourar as colunas. Potência a mais ou avaria?

Até tive de mudar de estação.... O curioso é que os 93.2 da RFM que também vêm de Monsanto estão normais. Embora o AF estivesse a preferir os 89.9, como de costume.

Parece ser transporte ainda em link analógico entre os estúdios da Mega na Buraca e o emissor, em Monsanto. É um sintoma típico haver esse som assim, infelizmente...

Não tenho a certeza mas penso que, apesar de saírem de Monsanto, também são torres separadas no mesmo terreno. Sem certezas, atenção.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2631 em: Outubro 29, 2025, 10:35:34 am »
A Mega partilha o array com as restantes rádios (grandes) do grupo, se é isso que está em questão.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2632 em: Outubro 29, 2025, 05:14:46 pm »
Por vezes metem os mesmos de Lisboa a fazer a local de Viseu. Curioso a Mega sabe fazer bem.
A Cidade tudo gravado ok.
Mas a M80 tem sido ridículo.
Paula Fialho faz 11-16 para todas as locais (mesmo take).
20-23 faz mesmo take para todas, inclusive emissão de Lisboa.
Fins de semana mesmo takes mesmos animadores.
Deixou de haver take que identifique a emissão como sendo Penalva ou Manteigas ou Sabugal.  O que difere são topos de hora e identificativos de frequência.
Nisso tiro o chapéu a Mega. Tem o Zé e o Xico a fazer os painéis de Viseu (e o Diogo aos domingos de manhã faz também a local com a Margarida na emissão nacional),mas como hoje por exemplo conseguem ter takes mistos por quem faz Lisboa. Mesmos takes para toda a rede e um ou outro para Viseu. Para mim a Mega e a melhor no que a emissões locais diz respeito. Fora estar tudo sincronizado.

A ERC deveria reparar nisto - e atuar - na situação caricata e, julgo que, irregular, de ter o mesmo locutor(a) a fazer em simultâneo várias locais sem referir notícias de índole local e sem se referir especificamente a cada uma das locais de per si...

Centralismo e lei bacoca

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #2633 em: Outubro 29, 2025, 05:33:11 pm »

Parece ser transporte ainda em link analógico entre os estúdios da Mega na Buraca e o emissor, em Monsanto. É um sintoma típico haver esse som assim, infelizmente...

Não tenho a certeza mas penso que, apesar de saírem de Monsanto, também são torres separadas no mesmo terreno. Sem certezas, atenção.

Problema entretanto resolvido, com a chuva a acalmar

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2634 em: Outubro 29, 2025, 10:57:16 pm »
A Mega partilha o array com as restantes rádios (grandes) do grupo, se é isso que está em questão.

Era precisamente essa a minha dúvida, nem mais!

Problema entretanto resolvido, com a chuva a acalmar

Valha isso - mas veio a chuva e claramente a técnica da R/Com ficou um pouco posta a nu... a Mega foi a primeira a ceder. Noutros tempos isto estaria mais longe de acontecer.