Autor Tópico: "Apagões" que afectam várias estações de rádio  (Lida 3666 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
"Apagões" que afectam várias estações de rádio
« em: Agosto 16, 2021, 10:17:29 am »
Bom Dia,

Hoje pelas 10:00h ocorreu um apagão quase total de 10 minutos em diversas rádios: Comercial, Smooth, Cidade FM, MegaHits, Antena 1, Antena 3, foram as que me dei conta, em emissores do Monte da Virgem, Sameiro, Lousã. Emitiam normalmente M80, RR, RFM, Antena 2, Rádio Nova, outras não tive tempo de verificar. Durou 12 minutos, já normalizou, testei em vários aparelhos.

O que poderá ter originado esta falha geral?

Obrigado!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: "Apagões" que afectam várias estações de rádio
« Responder #1 em: Agosto 16, 2021, 10:46:27 am »
O satélite, já que todas essas são alimentadas por satélite em praticamente todo o parque de emissores. Não me choca - já se ia vendo pontualmente falhas no som nesse transporte e não sei bem sequer porquê...

TSF também pode ter sido afetada.

Pelo menos no Norte não ouvi qualquer relato de apagões de eletricidade...

(Estou a assumir que não é emissor desligado, mas sim portadora, no meu comentário)

Edit: a RR da Lousã estava aos cortes, pelo que está reportado noutro local.
« Última modificação: Agosto 16, 2021, 10:52:58 am por Memórias da Rádio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2 em: Agosto 16, 2021, 10:54:19 am »
Na minha zona tudo que era emissão nacional da MCR falhou,mais a MegaHits de Viseu. Só quando entrou as locais da Cidade Fm as que dão emissão local voltaram ao ativo. Mas foi praticamente tudo.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3 em: Agosto 16, 2021, 10:58:23 am »
Curioso que já não é a primeira vez que tal acontece. Por norma afeta rádios MCR+Mega Hits de Viseu,isto do que ouço na zona.
A RR da Lousã estava aos soluços,nas públicas não me apercebi de nada.
TSF também nada. Foi somente emissões em cadeia MCR+MegaHits. Mas na MCR até os 88.9 estiveram em baixa. Desconfio que o satélite da Mega seja o mesmo das emissões em cadeia da MCR... Mas por acaso não é a primeira vez que tal acontece e sempre estranhei a Mega estar afetada,não sendo do grupo MCR.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4 em: Agosto 16, 2021, 11:35:17 am »
Curioso que já não é a primeira vez que tal acontece. Por norma afeta rádios MCR+Mega Hits de Viseu,isto do que ouço na zona.
A RR da Lousã estava aos soluços,nas públicas não me apercebi de nada.
TSF também nada. Foi somente emissões em cadeia MCR+MegaHits. Mas na MCR até os 88.9 estiveram em baixa. Desconfio que o satélite da Mega seja o mesmo das emissões em cadeia da MCR... Mas por acaso não é a primeira vez que tal acontece e sempre estranhei a Mega estar afetada,não sendo do grupo MCR.
Sim, é de facto estranho. Usará a Mega uma tecnologia diferente do demais grupo? Nas antenas, só a 2 escapou, o que também não deixa de ser curioso, pelo menos nos 92.5, não testei outros emissores.

As rádios estavam efetivamente em portadora, pois surgia o RDS e radiotext.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Lmviana

• Jr. Member
  • **
« Responder #5 em: Agosto 16, 2021, 01:38:22 pm »
Poderá ser o transponder do Satélite, cada transponder tem uma frequência que dá X streams de áudio ou video, ( o X de streams varia mediante a qualidade destes e se é só áudio ou se tem TV também) O que me parece é que pode ter existido um problema com o transponder onde estão esses streams, mas as rádios que escaparam podem estar noutro transponder/frequência...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6 em: Agosto 16, 2021, 02:01:18 pm »
Poderá ser o transponder do Satélite, cada transponder tem uma frequência que dá X streams de áudio ou video, ( o X de streams varia mediante a qualidade destes e se é só áudio ou se tem TV também) O que me parece é que pode ter existido um problema com o transponder onde estão esses streams, mas as rádios que escaparam podem estar noutro transponder/frequência...

A questão é que este é apenas o culminar de uma série de sintomas do género em todas estas rádios - o satélite era a coisa mais fiável de sempre e nestas rádios todas ultimamente às vezes há uns saltinhos, umas repetições de 200ms ou uns cortes de sinal pontuais e assim...

É muito estranho e a empresa gestora do Hispasat (penso que estejam no Hispasat no Data) tem que assumir as coisas. Certamente que têm todas elas um contrato que prevê uma x disponibilidade de sinal no satélite e com tudo isto nem sei até que ponto não poderá estar já a Hispasat em incumprimento.

Qualquer dia temos aí um apagão dos sólidos de 8h ou assim e aí quero ver. Porque duvido muito que haja sistemas de alimentação alternativos, em especial fora das nacionais.

pdnf

• Hero Member
« Responder #7 em: Setembro 17, 2021, 12:22:31 pm »
Desde pelo menos as 12:00 todas as frequências de Santa Justa, com exceção da MegaHits em 90.6 e da RFM 106.2 estão em baixo, só ruído e sem RDS. Ou seja, foram afetadas a TSF - 105.3, Rádio Maria - 100.8 , Comercial - 98.2, Renascença - 104.5, Vodafone FM - 94.3 e M80 Valongo - 105.8.

Com estas falhas, a TSF vai no 3º dia em 5 esta semana que tem as frequências em baixo.

A Cidade FM de Amares prova-se que sofre com a pressão da RR, pois ouve-se no Porto com RDS dentro de edifício, embora com pressão pontual em alguns pontos da Popular de Soure.
« Última modificação: Setembro 17, 2021, 12:36:41 pm por pdnf »
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #8 em: Setembro 17, 2021, 01:16:36 pm »
Situação resposta, com exceção da suspeita do cosutme...claro que sim, falo da TSF!
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #9 em: Setembro 17, 2021, 01:23:51 pm »
Querem ver que não há monitorização remota de emissores na TSF?

pdnf

• Hero Member
« Responder #10 em: Setembro 17, 2021, 01:34:45 pm »

Ou então, já pensei nisso, foi algum problema no emissor da TSF que deitou os outros abaixo! Só estranho é que da R/Com a RR e a Mariazinha tenham sido as únicas a vir abaixo. Não partilham torre com a RFM e com a Mega?
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #11 em: Setembro 17, 2021, 01:47:26 pm »

Ou então, já pensei nisso, foi algum problema no emissor da TSF que deitou os outros abaixo! Só estranho é que da R/Com a RR e a Mariazinha tenham sido as únicas a vir abaixo. Não partilham torre com a RFM e com a Mega?

Podem haver geradores numas e não noutras...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #12 em: Setembro 17, 2021, 03:31:42 pm »
Continua em baixo Santa Justa, quase três horas depois. No Norte sintoniza-se principalmente nuns 107.6 que para mais, hoje, estão interferidos por uma rádio espanhola em 107.7!

pdnf

• Hero Member
« Responder #13 em: Setembro 17, 2021, 03:35:47 pm »
Continua em baixo Santa Justa, quase três horas depois. No Norte sintoniza-se principalmente nuns 107.6 que para mais, hoje, estão interferidos por uma rádio espanhola em 107.7!

A TSF já está no ar desde as 15:00 ou antes. Pode é estar com potência reduzida, mas aqui no Porto está a escutar-se.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #14 em: Setembro 17, 2021, 03:58:32 pm »
Confirmo, 15:40 no meu caso

Nao.me parece ter potencia reduzida, no sul de Gaia tudo ok