Autor Tópico: Rádio 5  (Lida 66762 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio 5
« Responder #255 em: Setembro 22, 2023, 01:57:55 pm »
Saiu deliberação da ERC a impedir a mudança do nome do PS do RDS de ambas a frequências da Rádio 5 para "XL_P" , o que é natural pois o nome do programa é "Rádio 5". No entanto, dá para entender o que Marinho pretende fazer com esta rádio:

https://www.erc.pt/document.php?id=YWZmOGUyNGMtMWE5OS00Y2Y5LTk4OTYtYzY0Y2ZiYWIzZWIx
https://www.erc.pt/document.php?id=ZGIxODJjNjQtNWQ5Ny00NWJmLWE0ZGQtYzYwYWRhNDQzMjBl

A correspondência do primeiro pedido de alteração deve ter ficado atrasada. :P

Confirma-se largamente então o cenário...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #256 em: Setembro 22, 2023, 02:16:20 pm »
Qual será o futuro?
No meu ver era XL como o AG disse nas 4 frequências.
E tentar mais alguma moribunda.
A Lafoes Fm com emissor otimizado é apetecivel para qualquer grupo.
Via uma Observador,uma Smooth,uma XL...

pdnf

• Hero Member
« Responder #257 em: Setembro 22, 2023, 02:24:38 pm »
Saiu deliberação da ERC a impedir a mudança do nome do PS do RDS de ambas a frequências da Rádio 5 para "XL_P" , o que é natural pois o nome do programa é "Rádio 5". No entanto, dá para entender o que Marinho pretende fazer com esta rádio:

https://www.erc.pt/document.php?id=YWZmOGUyNGMtMWE5OS00Y2Y5LTk4OTYtYzY0Y2ZiYWIzZWIx
https://www.erc.pt/document.php?id=ZGIxODJjNjQtNWQ5Ny00NWJmLWE0ZGQtYzYwYWRhNDQzMjBl

A correspondência do primeiro pedido de alteração deve ter ficado atrasada. :P

Confirma-se largamente então o cenário...

Não sei porque não pediu XL FM ficando como em Lisboa. Serão temáticas musicais todas, caso contrário, a RADIO 5 não poderia estar em associação 24H/dia em 89.0 e 96.3. Já agora, a deliberação da ERC relativamente a Espinho ainda mantem a antiga frequência 88.4.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #258 em: Setembro 22, 2023, 02:31:04 pm »
Pode indiciar que não haverá emissão simultânea entre a XL de Lisboa e a XL do Porto, para poupar uns bons euros no transporte por satélite ou IP. Ou então é simplesmente porque a rede não faz um contínuo e nem sequer vale a pena. Ou ainda porque o Marinho se está a defender do tendencial atual da ERC. Agora saber?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #259 em: Setembro 22, 2023, 03:53:41 pm »
Pode indiciar que não haverá emissão simultânea entre a XL de Lisboa e a XL do Porto, para poupar uns bons euros no transporte por satélite ou IP. Ou então é simplesmente porque a rede não faz um contínuo e nem sequer vale a pena. Ou ainda porque o Marinho se está a defender do tendencial atual da ERC. Agora saber?
Jogar pelo seguro seria pedir a conversão para generalista das 3 frequências (a XL Loures já o é), com 8 horas de emissão local. Não estou a ver a ERC a autorizar a conversão para temática musical das 4 frequências.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #260 em: Setembro 22, 2023, 05:55:29 pm »
Jogar pelo seguro seria pedir a conversão para generalista das 3 frequências (a XL Loures já o é), com 8 horas de emissão local. Não estou a ver a ERC a autorizar a conversão para temática musical das 4 frequências.

Nem eu...

Temos o caso da TSF em que uma das frequências associadas não era temática informativa e eles forçaram a haver essa convergência. Aqui não me admiraria se se passasse a exigir isso mesmo.

Deve estar para sair a deliberação dessa parte da migração daqui a umas semanas, aqui dá a sensação que alguém enviou o pedido à parte e a ERC não o apensou...

pdnf

• Hero Member
« Responder #261 em: Setembro 22, 2023, 09:47:01 pm »
Não me tinha lembrado desse pormenor, a XL FM nunca poderá ser temática musical nos 92.8, porquanto 92.0 e 101.9 o são (pensava que 92.0 estavam afetos a Odivelas, mas não!).
Portanto, será mesmo essa a melhor solução, só que ser generalista não implicará ter locução, palavra, etc. Será que estão nessa disposição, quando têm a Rádio 5 e a Estádio em modo jukebox? A É verdade que podem invocar o precedente do Barreiro que não tem generalista, uma temática musical (Bauer) e uma temática desportiva, e, talvez por aí, a coisa possa passar, mas duvido.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #262 em: Setembro 23, 2023, 01:04:07 am »
Não me tinha lembrado desse pormenor, a XL FM nunca poderá ser temática musical nos 92.8, porquanto 92.0 e 101.9 o são (pensava que 92.0 estavam afetos a Odivelas, mas não!).
Portanto, será mesmo essa a melhor solução, só que ser generalista não implicará ter locução, palavra, etc. Será que estão nessa disposição, quando têm a Rádio 5 e a Estádio em modo jukebox? A É verdade que podem invocar o precedente do Barreiro que não tem generalista, uma temática musical (Bauer) e uma temática desportiva, e, talvez por aí, a coisa possa passar, mas duvido.
A Estádio até tem locução, do José Araújo nas manhãs e de uma outra radialista ao fim da tarde, tal como a XL Loures.

Miguel

• Full Member
« Responder #263 em: Novembro 23, 2023, 09:19:25 pm »
Estou a ouvir neste momento na Rádio 5 - 89.0, tipo de anúncio (tipo para figo, massa muscular, gordura, etc...) também será que virou a propaganda da igreja envagelica?? Será que é para mudar um pouco da programação da 5.

Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #264 em: Novembro 23, 2023, 10:42:48 pm »
Estou a ouvir neste momento na Rádio 5 - 89.0, tipo de anúncio (tipo para figo, massa muscular, gordura, etc...) também será que virou a propaganda da igreja envagelica?? Será que é para mudar um pouco da programação da 5.

Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk

Esclarecimento nº1: esse espaço é uma retransmissão dos 90.9 da POPULAR FM, daí que até se apanhe publicidade direcionada à Margem Sul...do Tejo, porque do Douro é para esquecer.

Esclarecimento nº2: esse espaço é de uma corrente que se designa de Adventista, mas que está fora da Igreja radicada com o mesmo nome. A Igreja Adventista radicada detêm os 91.2 da Rádio Clube de Sintra. As Igrejas Evangélicas em Portugal, as que estão devidamente filiadas na AEP (Aliança Evangélica Portuguesa) não têm espaços em nenhuma rádio, a não ser o Luz das Nações na Antena 1. Os 106.3 de São João da Madeira são de uma Igreja que se intitula enquanto tal, mas que não está na AEP, pese embora o responsável da rádio tenha estado muitos anos ligado à Igreja Pentecostal.

Opinião: a ERC deveria ser rigorosa e considerar esses espaços "publicidade", a não ser que advenham de religiões radicadas e que estejam devidamente autorizadas a emitir, à imagem do que acontece no espaço Fé dos Homens. Rádios com conteúdo 100% religioso, a meu ver são contraproducentes, para o próprio objetivo que têm. A RCS tem uma playlist interessante para um cristão, já tive uma amiga ateia com formação musical, que usa muito Uber que me disse que até gosta quando os apanha e têm a estação sintonizada. Mas mesmo um crente, ouve mais que 1h? Não! Na renovação de alvarás, deve a ERC ser bem mais exigente.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #265 em: Novembro 24, 2023, 05:28:28 pm »
O que mais me espanta é como passado não sei quanto tempo e com tanta mudança de frequências está tudo rigorosamente na mesma como a lesma quanto a programação.

Vai Márinho, são os teus anos...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #266 em: Novembro 24, 2023, 09:17:59 pm »
O que mais me espanta é como passado não sei quanto tempo e com tanta mudança de frequências está tudo rigorosamente na mesma como a lesma quanto a programação.

Ao que sei não há grandes novidades, mas posso tentar saber mais. Acho que ele próprio nem sabe muito bem o que fazer a estas frequências, ao que junto a Estádio 96,2. Já relativamente à Caima FM em princípio é para se juntar à NoAr.
« Última modificação: Novembro 24, 2023, 09:32:19 pm por AG »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #267 em: Novembro 25, 2023, 10:09:49 am »

Ao que sei não há grandes novidades, mas posso tentar saber mais. Acho que ele próprio nem sabe muito bem o que fazer a estas frequências, ao que junto a Estádio 96,2. Já relativamente à Caima FM em princípio é para se juntar à NoAr.
Em princípio, mas não é seguro. Não se esqueçam que ele não pode ver dinheiro à frente e se puder alugar ou vender, aluga ou vende.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #268 em: Novembro 25, 2023, 02:59:58 pm »

Em princípio, mas não é seguro. Não se esqueçam que ele não pode ver dinheiro à frente e se puder alugar ou vender, aluga ou vende.

E os 97.1 da Caima já estão outra vez fracotes. Ontem estive em Santo Tirso, onde logo após a ressureição da Caima a Rádio Vizela nem conseguia logar RDS, agora nem sinal. Em contraponto, os 101.0 e os 106.3 de São João, sem ser fantástico deixam sinal. A Observador também já não consegue limpo, a força da Antena 2 é muita (deve estar mais forte que os 101.1 da RR).
Também em Vila do Conde já tinha notado isso na semana passada, no inicio a Alto Minho sofreu bastante, agora já é escutável sem dificukdades do Norte do Porto em diante.
A Caima bem que podia ser alugada para complementar com 89.5. Ou então troquem com o Acácio os 89.5 pelos 89.0 e aluguem 96.3. 😁😁 Com duas boas frequências na AMP e uma que chega bem ao Minho, têm tudo para chegar aos 2/3%. Acho que era um investimento que valeria a pena.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #269 em: Novembro 25, 2023, 04:17:22 pm »

E os 97.1 da Caima já estão outra vez fracotes. Ontem estive em Santo Tirso, onde logo após a ressureição da Caima a Rádio Vizela nem conseguia logar RDS, agora nem sinal. Em contraponto, os 101.0 e os 106.3 de São João, sem ser fantástico deixam sinal. A Observador também já não consegue limpo, a força da Antena 2 é muita (deve estar mais forte que os 101.1 da RR).
Também em Vila do Conde já tinha notado isso na semana passada, no inicio a Alto Minho sofreu bastante, agora já é escutável sem dificukdades do Norte do Porto em diante.
A Caima bem que podia ser alugada para complementar com 89.5. Ou então troquem com o Acácio os 89.5 pelos 89.0 e aluguem 96.3. 😁😁 Com duas boas frequências na AMP e uma que chega bem ao Minho, têm tudo para chegar aos 2/3%. Acho que era um investimento que valeria a pena.
Sim, era o desejável, o auditório da AMP/Minho agradeceria. Os 96,3 chegam inclusive à cidade de Aveiro com sinal bem razoável, iriam comutar na perfeição com 92,8. Seria muito melhor do que ter a "cassete" actual, mau grado ter uma playlist algo interessante mas longe da XL Loures/"online".

Sobre os 97,1, também são uma excelente solução para a Smooth. E tive o cuidado de aplicar as palavras "em princípio", porque como disseste bem pdf, com o Marinho nunca se sabe. 8)