Autor Tópico: RDS  (Lida 37619 vezes)

Danl

• Hero Member
Re: RDS
« Responder #225 em: Abril 02, 2025, 10:54:37 am »
Das poucas vezes que escutei esta rádio foi aquando da transição da Rádio Clube de Monsanto para RDS Monsanto, durante alguns dias. Meia dúzia de anúncios de empresas da região; informação local o/a jornalista (?) limitava-se a ler as parangonas; 80 a 90% de música portuguesa; emissão a partir de Lisboa. Por isso, no Algarve e em Aveiro/Coimbra não deverá ser diferente. Ao que parece, o programa das madrugadas é feito em direto, o que é algo positivo.

Lembro-me da Rádio Solar, easy listening. É pena.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #226 em: Abril 02, 2025, 11:32:21 am »
Das poucas vezes que escutei esta rádio foi aquando da transição da Rádio Clube de Monsanto para RDS Monsanto, durante alguns dias. Meia dúzia de anúncios de empresas da região; informação local o/a jornalista (?) limitava-se a ler as parangonas; 80 a 90% de música portuguesa; emissão a partir de Lisboa. Por isso, no Algarve e em Aveiro/Coimbra não deverá ser diferente. Ao que parece, o programa das madrugadas é feito em direto, o que é algo positivo.

Lembro-me da Rádio Solar, easy listening. É pena.
Já aqui disse isto é o programa da Manhã. 7-12h, porque os dois são divertidos, as festas como a que aconteceu no dia 29 de Março e as madrugas apenas por serem em directo e com discos pedidos, o resto é completa perda de tempo. A playlist é repetitiva, chata e com demasiada música portuguesa, pelo menos para mim.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #227 em: Abril 03, 2025, 07:07:04 pm »
Carolina Silva e João Alves no regresso a casa da RDS a falar da composição de pratos (por acaso até a abrir um pouco o apetite nisso), aparentemente chama-se "Desafio Culinário". No site a foto já está certa, mas no detalhe ainda aparece a Paula Pinto em 16-20. As tardes estão melhores do que estavam antes, assim parece, mas agora apanhei uma que meus amigos...

Agora do nada "Sou a Martolas, chupa-me as bolas"... ouve-se num áudio de WhatsApp passado agora mesmo e sem filtro, às 18h53, pararam logo o áudio a meio em antena e tudo! Imensos áudios de WhatsApp mas todos da margem sul. Piéce de resistance, o áudio que passaram a seguir ouviu-se a mesma coisa DUAS vezes... mas no som do carro da pessoa que gravou e mandou o audio de Whatsapp. Mais, parece que agora há produtor *e ele deixou passar isto sem ouvir primeiro*. Tudo isto é lindo.

"Ai, que chique, limpa-me as gordurinhas..." diz o João Alves. "Tudo o que é bom é chouriço!", ouve-se do WhatsApp no áudio seguinte.

No noticiário das 19h, que entrou suavemente em antena (e muito bem), foi curioso ver o Pedro Carvalho, que é o próprio a fazer o noticiário, também a fazer a tradução das declarações em inglês. A lógica do brio e o que se faz nas demais ditaria que tinha que ser literalmente qualquer outra voz a fazê-lo.

A seguir vem o "Jogo da Buzina" e João Alves diz que se pode "vivenciar esta experiência" e que só por ser de borla já é bom e vale a pena, numa dissertação que leva bem mais de 1 minuto. É literalmente uma buzina que toca três vezes (!) em fundo. Segue-se José Cid, anunciado em antena com "Como o Macaco Gosta de Banana".

Ok, tivemos uma melhoria, mas tudo isto é tão rústico...

EDIT: A música está melhor. Diversificaram para espanhola, brasileira e temas clássicos dos 70s/80s.
« Última modificação: Abril 03, 2025, 07:16:15 pm por Memorias da Radio »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #228 em: Abril 03, 2025, 07:15:00 pm »
Estou estupefacto, e não no bom sentido...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #229 em: Abril 03, 2025, 07:19:08 pm »
Estou estupefacto, e não no bom sentido...

Fiquei mesmo sem palavras quando ouvi aquilo. Parecia que estava na taberna.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #230 em: Abril 03, 2025, 07:50:06 pm »
Sugestão de receita do chefe Júlio qualquer coisa às 19h45 com o som primeiro mais encostado para a direita, depois exclusivamente para a esquerda e a metade do volume, e cortado ao final quando o chefe diz "Esta é uma sugestão do..." para entrar um separador. Ficou gravado assim.

Isto é *ainda* na emissão em cadeia.

Parece que também fui induzido em erro na música estar melhor, isto era apenas a hora dos anos 80/90 às 19h.

pdnf

• Hero Member
« Responder #231 em: Abril 03, 2025, 10:58:21 pm »
O mundo das locais é fixe!
(Se bem que, numa certa nacional, também entravam áudios assim às vezes...)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #232 em: Abril 04, 2025, 08:42:54 am »
O Miguel Bicho hoje vai estar a fazer dois horários, manhã e final de tarde.
No ar disse esperar que tudo corra bem porque, caso contrário, terá “ o pessoal dos fóruns da rádio  à perna “.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #233 em: Abril 04, 2025, 08:58:01 am »
O Miguel Bicho hoje vai estar a fazer dois horários, manhã e final de tarde.
No ar disse esperar que tudo corra bem porque, caso contrário, terá “ o pessoal dos fóruns da rádio  à perna “.

Ahahah :)

O Miguel Bicho é resiliente em antena, vai sair-se bem no regresso a casa. Em boa hora decidiram que o João Alves não ficava sozinho em antena, vale por isso.

Fazer dois horários é que é mais chato mas pronto, podia ser pior.

Eu só comento o que ouço mesmo (como todos nós aqui). Se for satisfatório tudo certo, se não for nem tanto, é isto para todas.

Já que nos andam a ler vai mais uma para a viagem então: o som da emissão online da RDS Lisboa e da RDS Monsanto está um bocadinho mais baixo de base que o da RDS Ribatejo. Aqui não consigo dizer se dá para subir ou não porque uso isto em modo escuro e não tenho slider de volume na página para telemóvel, mas longe de ser o mais grave.

Têm uma forma de trocar a emissão que é muito eficiente: à hora certa às 20h, sai um separador de publicidade que sinaliza o final do bloco em cadeia, e sai seguido um segundo separador com o mesmo exato som que sinaliza o início do bloco de emissão local. As trocas deste tipo costumam correr pior na M80 e na Cidade FM.

Qual? Agora fiquei curioso...
« Última modificação: Abril 04, 2025, 09:02:50 am por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #234 em: Abril 04, 2025, 11:42:27 am »
Sem duvida, o Bicho tem 7 vidas, mas 9 hoas em antena( 5 de manhã  e 4 à  tarde) é  obra..

Mas que se passa com a Carolina?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #235 em: Abril 04, 2025, 01:34:22 pm »
Sem duvida, o Bicho tem 7 vidas, mas 9 hoas em antena( 5 de manhã  e 4 à  tarde) é  obra..

Mas que se passa com a Carolina?

É obra porquê? Trabalha 1/2 horas a mais que todos nós. Qual é o drama? É um trabalho muito exigente? Coitadinho, deve suar imenso...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #236 em: Abril 04, 2025, 02:04:15 pm »
Sim, também  estou cheio de pena dele.
Bicho, se precisares de de ajuda  eu ou o Pdf estamos aqui à  disposição.
Não te acanhes...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #237 em: Abril 04, 2025, 02:15:36 pm »
A Vanda Miranda todos os dias faz 5h na M80, ainda faz o programa semanal dos anos 90 e tem um podcast com a Ana Moreira, morreu por isso, não, ele vai ser uma vez e entra logo o fim-de-semana, estou cheio de pena, por favor menos.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #238 em: Abril 04, 2025, 03:01:19 pm »
19-20 é gravado na RDS. Ele até faz 8 horas, mas não sabemos se o regresso a casa vai ser gravado também 16-19. Em qualquer caso não é como se estivesse a acartar baldes de cimento.

pdnf

• Hero Member
« Responder #239 em: Abril 04, 2025, 11:28:02 pm »
19-20 é gravado na RDS. Ele até faz 8 horas, mas não sabemos se o regresso a casa vai ser gravado também 16-19. Em qualquer caso não é como se estivesse a acartar baldes de cimento.
Certo, mas há o efeito esgotamento. A dada altura, a criatividade não dá para mais, e a tentação do tocou Y, passou X, pode ser grande. Eu não acho que o trabalho de um locutor seja assim tão pouco exigente quanto a maioria das pessoas acha que é. Tive, inclusivamente, uma vez uma conversa a este respeito com alguém que já não faz rádio, que achava que o trabalho não o era, porque, no limite, se se esquecesse de entrar, estava tudo bem na mesma (e atenção que a pessoa em causa é uma excecional profissional, que faz falta ao meio). Mas, nesse caso, discordo em absoluto dessa perspectiva.

Ainda há dias, numa outra rádio, os intervenientes explicaram o porquê de isso acontecer, e de que agora, a sua legião de fãs, deveria ter mais cuidado, caso não, não passariam no ar, com essas asneirolas. Acho que, com estes elementos, chegas lá.  ;D ;D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.