Autor Tópico: XFM  (Lida 12645 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: XFM
« Responder #30 em: Novembro 02, 2020, 12:52:24 pm »
"Café Virtual": um belo programa de final de noite (22-24h), realizado por Anibal Cabrita. Ainda o acompanhei  depois durante algum tempo na TSF (onde transitou após o fim das emissões da X). O que será feito dele?

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #31 em: Novembro 02, 2020, 04:11:27 pm »
"Café Virtual": um belo programa de final de noite (22-24h), realizado por Anibal Cabrita. Ainda o acompanhei  depois durante algum tempo na TSF (onde transitou após o fim das emissões da X). O que será feito dele?

Aníbal Cabrita, grande profissional de Rádio. Para mim, o melhor criador de ambientes em Rádio. Sem dúvida um homem da rádio- ao contrário de muitos que passaram pela rádio, e muitos que andam na rádio e pouco fazem. - O Aníbal Cabrita, terminou a sua carreira na TSF a fazer continuidade, longe e muito daquilo que fez anteriormente, dos programas da noite que realizou e apresentou em várias rádios: RDP, Rádio Comercial, XFM, TSF. Preferia que o Aníbal tivesse terminado a carreira na Antena 1, com um programa de autor. A TSF não o merecia, nunca o mereceu. Mas com o fim da XFM (do mesmo grupo da TSF), foi a Rádio que o acolheu. Começou por apresentar o programa 'Zona Reservada' 1h - 3h da manhã. O programa terminou passados alguns anos e o Aníbal cabrita passou para a continuidade,  fazendo a noite, chegou a fazer as tardes 13h - 17h, até fazer parte do grupo de animadores que trabalhava por turnos, passando por todos os horários, incluindo fins de semana.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #32 em: Novembro 02, 2020, 04:46:48 pm »
Deve ter-se reformado. Em 2013 ainda me lembro de o ouvir na TSF, depois dessa data já não.

LSilva

• Newbie
  • *
« Responder #33 em: Agosto 30, 2021, 03:31:17 pm »
Mais uma vez, fico muito contente de ver a interacção entre membros.
Aprendo sempre!

Nenhum de vós não tem mais memórias da XFM?

Saudações!

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk

Tenho. Por exemplo, foi o meu primeiro contacto com o António Sérgio: https://etc.pt/xfm/delta/index.htm

Lembro-me também de estar em Tróia na noite da emissão final da X e de ter feito grandes ginásticas com o meu walkman Sony para conseguir ouvir os 91.6 MHz em condições. Tudo para ouvir o bip final. A última voz julgo ter sido Aníbal Cabrita...
É sim do Aníbal Cabrita.
Já postei aqui a última meia-hora de emissão, cuja última música foi o Ser ou não Ser do SG Gigante.

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk

A banda sonora dos minutos finais não podia ter sido melhor, infelizmente.
A estática após o ultimo bip horário ainda me causa tristeza, lembrou-me o minuto final do canal francês "La Cinq", de repente a estática. só quem vivenciou momentos destes é que sente o que eles carregam, mesmo após tantos anos...

A imensa minoria continua à espera...

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #34 em: Agosto 31, 2021, 12:30:18 am »
Memorável também um programa do "Café Virtual" (22-24h) do Anibal Cabrita, onde a emissão da XFM retorna à cidade do Porto (105.8), após uma onda "gigante" de protestos derivados da suspensão temporária das emissões para a Invicta e a sua substituição pela FM Radical (que emitia também em 90.0). Rodou várias vezes uma musica do Sergio Godinho que tinha como refrão: "Eu estava preso no deserto e o Porto aqui tão perto.."

A ideia peregrina de emitir o mesmo em 90.0 e 105.8 afinal já vem de tempos idos! Adinal não é pioneira da MCR (M80).
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #35 em: Agosto 31, 2021, 12:43:01 am »
Também essas duas frequências emitiram a TSF ao mesmo tempo no início de 1993.

Em junho desse ano com a aquisição da TSF pela Press (rede norte) passaram a emitir em 105,3 e 105,8 até esta última estrear a XFM em outubro. Os 90,0 passaram a transmitir a Energia.

Também da rede actual da M80 os 94,4 (aqui num acordo com a local Moliceiro) e os 98,4 emitiram a TSF.
« Última modificação: Agosto 31, 2021, 12:44:58 am por AG »

Boxx

• Hero Member
« Responder #36 em: Outubro 11, 2023, 06:44:43 am »
Faz hoje 30 anos, nascia a XFM, nas frequências 105.8 Porto e 91.6 Lisboa. Com uma equipa de luxo onde figuravam nomes como António Sergio, Nuno Galopim, Nuno Reis, Silvia Alves, Ricardo Salo, Isilda Sanches, Sofia Moraes, Anibal Cabrita ou Carlos Cardoso. Foi uma autêntica pedrada no charco no marasmo radiofónico da altura. Ditou modas e tendências. Trouxe à ribalta nomes que hoje são indiscutíveis, desde os Tindersticks, Morphine, Portishead, deus, Tricky, etc. Fazia parte do grupo Lusomundo (Tsf / Energia ). Tinha como director Luis Montez. Foi criada pôr Emídio Rangel. Permaneceu no eter até 31 Julho 1997.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #37 em: Outubro 11, 2023, 12:25:17 pm »
A rádio para uma imensa minoria.
Era este o curioso slogan da estação.

Não vou dizer que fui um grande ouvinte, a música era demasiado alternativa para o meu gosto de um cidadão comum, mas picava de vez em quando.
Nessa altura era bem mais ouvinte da frenética Rádio Energia, do mesmo grupo(TSF).
Esta mais dentro do meu gosto.
Mas foi uma rádio marcante no panorama radiofónico nacional...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #38 em: Outubro 11, 2023, 12:42:01 pm »
Faz hoje 30 anos, nascia a XFM, nas frequências 105.8 Porto e 91.6 Lisboa. Com uma equipa de luxo onde figuravam nomes como António Sergio, Nuno Galopim, Nuno Reis, Silvia Alves, Ricardo Salo, Isilda Sanches, Sofia Moraes, Anibal Cabrita ou Carlos Cardoso. Foi uma autêntica pedrada no charco no marasmo radiofónico da altura. Ditou modas e tendências. Trouxe à ribalta nomes que hoje são indiscutíveis, desde os Tindersticks, Morphine, Portishead, deus, Tricky, etc. Fazia parte do grupo Lusomundo (Tsf / Energia ). Tinha como director Luis Montez. Foi criada pôr Emídio Rangel. Permaneceu no eter até 31 Julho 1997.

E foi em parte graças à XFM que fui moldando o meu gosto musical. Gostava de picar a Cidade, a Energia e mais tarde a Antena 3, descobri muita coisa com estas. Mas nada se comparou à X. A minha "discoteca privada" ainda tem muita coisa que comprei depois de ouvir na rádio, primeiro a pedinchar ao meu pai e depois com o pouco dinheiro que ia amealhando em biscates...

Ouvi em direto as últimas horas de emissão, em Tróia, quase pendurado na janela de um apartamento numa noite de verão, a mexer constantemente no fio dos "fones" do walkman para conseguir a melhor captação possível dos 91,6.

Saudades da X.
« Última modificação: Outubro 11, 2023, 12:43:59 pm por pdf »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #39 em: Outubro 11, 2023, 12:52:54 pm »

E foi em parte graças à XFM que fui moldando o meu gosto musical. Gostava de picar a Cidade, a Energia e mais tarde a Antena 3, descobri muita coisa com estas. Mas nada se comparou à X. A minha "discoteca privada" ainda tem muita coisa que comprei depois de ouvir na rádio, primeiro a pedinchar ao meu pai e depois com o pouco dinheiro que ia amealhando em biscates...

Ouvi em direto as últimas horas de emissão, em Tróia, quase pendurado na janela de um apartamento numa noite de verão, a mexer constantemente no fio dos "fones" do walkman para conseguir a melhor captação possível dos 91,6.

Saudades da X.

Confesso que nunca tive oportunidade de escutar. Com a implementação da rádio digital, estes projetos, considerados fabulosos, poderiam ser "ressuscitados"!

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #40 em: Outubro 11, 2023, 02:09:17 pm »

Confesso que nunca tive oportunidade de escutar. Com a implementação da rádio digital, estes projetos, considerados fabulosos, poderiam ser "ressuscitados"!

E pensar que a TSF já teve três rádios no grupo. Parece-me, digo eu, que o problema não terá sido, neste e noutros projetos, a falta de frequências (certo, estes alvarás locais não ajudaram), mas, a falta de capacidade de gerar receitas deve ter sido vital.

Infelizmente, desconfio que pode não faltar muito para que essa cena se repita com a rádio mãe do grupo, para quem viva para sul da Capital.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #41 em: Outubro 11, 2023, 02:35:51 pm »
Sim, foi por falta de receitas, numa altura em que o entusiasmo do " capital", por estes projectos radiofónicos começaram a esfriar.
A própria rádio rádio mãe, fez na altura alguns reajustamentos.
Outra curiosidade, o director da X, era o Luís Montez...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #42 em: Outubro 11, 2023, 04:18:37 pm »
Tanta rádio. XFM,Energia. Em que emissores emitiram?
E a CMR foi em que emissores?

Boxx

• Hero Member
« Responder #43 em: Outubro 11, 2023, 04:52:07 pm »
Tanta rádio. XFM,Energia. Em que emissores emitiram?
E a CMR foi em que emissores?

XFM: 91.6 Lisboa / 105.8 Porto
Energia: 90.0 Porto / 92.4 Lisboa / 98.4 Coimbra
CMR: Rede Regional Sul

estvmkt

• Hero Member
« Responder #44 em: Outubro 11, 2023, 06:48:08 pm »
105.8 de Valongo nesse caso,certo?